11 Galerias e Museus Internacionais para Visitar Online

10 de Maio, 2020

Em tempo de isolamento social manter-se ocupado é essencial. Enquanto não pode viajar, aproveite para visitar estas galerias e museus internacionais sem sair de casa!

Durante a quarentena e período de isolamento social nem sempre é fácil encontrar novas atividades para preencher os seus dias. Manter-se ocupado é um dos pontos essenciais para melhor conseguir lidar com a situação atual.

As redes sociais e a televisão acabam por ser a escolha mais comum para o tempo livre. No entanto, pode sempre aproveitar este período para conhecer ou até mesmo revisitar locais icónicos a nível internacional. Tudo isto sem sair de casa, claro!

Para fazer face à situação atual e ajudar os cidadãos a lidar com o isolamento, várias galerias e museus internacionais passaram a disponibilizar visitas guiadas online. Para além de poder conhecer as mais famosas obras de arte, existem também várias opções que disponibilizam tours através da realidade virtual.

Londres, Nova Iorque, Florença ou até mesmo São Petersburgo, a escolha é sua! Sente-se confortavelmente no seu sofá e viaje pelo mundo da arte e cultura sem sair de sua casa!



11 Galerias e Museus Internacionais para Visitar Online



1. National Gallery of Art – Washington, Estados Unidos da América

A National Gallery of Art, situada em Washington, nos Estados Unidos da América, está entre os dez museus de arte mais visitados de todo o mundo. Esta é também uma das galerias e museus internacionais que vai poder conhecer durante a quarentena.

Fundado em 1937, este é a casa de uma das melhores coleções de pinturas e esculturas da cultura ocidental. Entre as diferentes obras, pode encontrar artistas como Van Gogh, Monet, Leonardo da Vinci, Picasso, Andy Warhol, Jackson Pollock e Matisse.

Durante o período de isolamento social, a National Gallery of Art disponibiliza, no seu website, tours em vídeo das exposições atuais. Faça a sua visita, aqui.



2. British Museum – Londres, Reino Unido

Fundado em 1753, o British Museum oferece aos seus visitantes a oportunidade de percorrerem mais de dois milhões de anos de cultura. Todos os anos mais de seis milhões de pessoas visitam este espaço. Agora pode fazer o mesmo sem sair de casa.

Ao longo de mais de 90 galerias e salas, pode descobrir verdadeiros tesouros da história da humanidade. Entre alguns deles contam-se máscaras astecas, esculturas egípcias e gregas, partes do Partenon de Atenas e a Pedra de Roseta.

Visite este museu online, através do website do British Museum.



3. Munchmuseet – Oslo, Noruega


Em Oslo, na Noruega, existe uma verdadeira homenagem à vida e obra do pintor Edvard Munch. Pioneiro do movimento expressionista na Alemanha e países nórdicos, o artista deu nome ao Munchmuseet, uma das galerias e museus internacionais que disponibilizam visitas online.

Através do website do museu, pode descobrir mais de mil pinturas, 18 mil impressões e 4 500 desenhos do pintor. Para além das obras, existem também cadernos, livros, fotografias e vários documentos que foram doados pela irmã de Edvard Munch.

Faça a sua visita a partir do conforto da sua casa, aqui.



4. Museu Nacional do Hermitage – São Petersburgo, Rússia

O Museu Nacional do Hermitage, localizado na cidade de São Petersburgo, é um dos maiores museus de arte do mundo. Esta é a casa de uma vasta coleção de peças de arte que percorre praticamente todas as épocas, estilos e culturas.

Para além da exposição permanente de arte russa dos séculos X a XX, existem também peças da cultura europeia, oriental e do norte de África.

As diferentes coleções estão distribuídas por dez edifícios, situados ao longo do rio Neva. Sete destes edifícios são, por si só, monumentos históricos e artísticos, entre os quais se destaca o Palácio de Inverno, residência oficial dos Czares ate à queda da monarquia russa.

No website do Museu Nacional do Hermitage pode fazer uma tour online pelos diferentes espaços e coleções. Comece a sua visita aqui.



5. Museu Van Gogh – Amsterdão, Países Baixos

Como o nome indica, o Museu Van Gogh, localizado em Amsterdão, nos Países Baixos, é uma homenagem à vida e obra do pintor. Este museu alberga a maior coleção de pinturas de Vincent van Gogh do mundo.

As mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 750 cartas pessoais do pintor holandês, oferecem aos visitantes a oportunidade de acompanhar a evolução do artista. Durante o período em que se encontrará encerrado, o Museu Van Gogh disponibiliza online uma série de exposições e atividades, perfeitas para criar momentos em família.

Pode descobrir as diferentes propostas no website do museu.



6. National Gallery – Londres, Reino Unido

A National Gallery, localizada em Trafalgar Square, em Londres, está entre os museus mais visitados de todo o mundo. Aqui estão representadas as principais tradições artísticas da Europa Ocidental.

Entre desenhos, gravuras e pinturas, as obras datam de meados do século XIII a 1900. Entre as mais de 2 600 obras, estão clássicos como “Vénus ao Espelho” de Diego Velázquez, “O Retrato de Arnolfini” de Jan van Eyck e “Girassóis” de Van Gogh.

Agora pode visitar esta galeria através do seu website.



7. Le Gallerie degli Uffizi – Florença, Itália


A Le Gallerie degli Uffizi, na cidade de Florença, em Itália, é um dos museus mais antigos e famosos do mundo. Dividido entre cerca de 50 salas e espaços, aqui estão expostas algumas das mais importantes obras do século XII ao século XVIII.

Para além de divididas por estilos e ordem cronológica, existem salas dedicadas a alguns dos mais icónicos artistas italianos, como é o caso de Leonardo da Vinci e Rafael.

Entre as várias obras disponíveis na tour online do museu estão “A anunciação” de Leonardo da Vinci e “O nascimento de Vénus” de Sandro Botticeli.

Aceda ao website da galeria e comece a sua visita.



8. Belvedere Museum – Viena, Áustria

A antiga residência de verão do príncipe Eugénio de Saboia, em Viena, é agora o local de exposição de uma impressionante coleção de arte austríaca. O Belvedere Museum, conta com obras que vão desde a Idade Média até à atualidade.

Este palácio alberga também a maior coleção mundial de Gustav Klimt, um dos mais influentes pintores simbolistas do país.

No website oficial, é possível fazer uma visita virtual e até mesmo ter uma experiência de realidade aumentada. Descubra mais sobre a evolução artística austríaca aqui.



9. Museo Frida Kahlo – Coyoacán, México

No coração da cidade de Coyoacán, no México, localiza-se La Casa Azul. A antiga residência da artista Frida Kahlo, para além de ser uma importante parte da história da pintora, é também agora um museu dedicado à mesma.

Este foi o local onde Frida nasceu, cresceu e viveu durante grande parte da sua vida. O nome, La Casa Azul, deve-se à fachada azul vibrante da vivenda. No museu-casa podem encontrar-se várias obras de arte de Frida Kahlo, do seu marido Diego Rivera e outros artistas. Para além disso, existem também fotografias e objetos pessoais da pintora.

Aproveite a oportunidade para conhecer um dos museus mais visitados do México através da tour virtual que está disponível no website oficial.


10. MoMA – Nova Iorque, Estados Unidos da América

O Museum of Modern Art, mais conhecido como MoMA, é um dos pontos de paragem obrigatória na cidade de Nova Iorque. Fundado em 1929, é hoje em dia um dos mais famosos e importantes museus de arte moderna a nível mundial.

No total, são mais de 150 mil obras, entre pinturas, desenhos, esculturas, fotografias, objetos de design, gravuras e projetos de arquitetura. O MoMA foi um dos primeiros museus mundiais dedicados à era moderna e oferece uma visão panorâmica da evolução ao longo deste período.

Entre os vários artistas presentes, destacam-se nomes como Vincent van Gogh, Edvard Munch, Matisse, Pablo Picasso, Piet Mondrian e Kandinsky.

No separador Magazine, do website oficial., é possível conhecer algumas das obras e coleções deste museu.


11. Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau - Oswiecim, Polónia

O Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau é um dos locais mais visitados da Polónia e um ponto de passagem obrigatória para os amantes de história.

O antigo campo de concentração é um dos marcos mais negros da história da humanidade. Para além de ser um campo de trabalhos forçados durante o Holocausto, este foi também mais tarde transformado em local de extermínio, onde se estimam que morreram mais de três milhões de pessoas.

O Museu foi criado em 1947 e reparte-se por mais de 150 edifícios e 300 ruínas. Para além do espaço em si, aqui estão também reunidos mais 100 mil pertences das vítimas, documentos e ainda obras de arte criadas pelos prisioneiros.

Agora pode visitar este museu a partir do website oficial.

Para além destes, existem muitos outros museus que se aliaram à Google Arte e Cultura para disponibilizarem visitas virtuais à distância de um clique. Pode encontrar a listagem completa de galerias e museus online aqui e fazer a sua visita.

Aproveite também para descobrir os 15 monumentos e museus nacionais que disponibilizam visitas online aqui.