5 Dicas para reutilizar a água

23 de Março, 2022

No artigo anterior: Como poupar água? 5 Dicas práticas para usar no seu dia a dia vimos como reduzir o consumo de água, através de estratégias simples e práticas que podem ser aplicadas no nosso quotidiano. No entanto, se reduzir a quantidade de água que gastamos é importante, saber como podemos reaproveitá-la de forma inteligente é igualmente fundamental.

Por isso mesmo, trazemos-lhe 5 dicas que vão ajudar-lhe a reaproveitar água.

Ora conheça-as:


1- Recolha a água do banho

Já pensou na sua rotina quando se está a preparar para tomar banho? Vamos tentar adivinhar: normalmente liga o chuveiro, deixa a água a correr e espera que esteja à temperatura ideal para depois entrar no duche. Certo? Pois, mas durante esses minutos que nos parecem, à primeira vista, muitos poucos e em que aparentemente seria impossível desperdiçar muita água, na verdade podem ser responsáveis por gastar desnecessariamente mais de 5 litros de água.

A boa noticia é que existem formas de poupar esta água e não, não precisa de começar o seu banho aos gritos com água gelada.

Passe a ter sempre um balde por perto, para quando precisar de tomar banho, o colocar dentro do duche de forma a armazenar a água fria que sai do chuveiro. Depois poderá utilizar esta água para diversas finalidades, tais como para limpezas da casa, regar as plantas e lavar o carro.


2 - Reutilize a água da preparação de refeições

Enquanto está a cozinhar, são muitos os momentos em que precisa de utilizar água e também são muitos os momentos em que poderá estar a desperdiça-la.

Exemplo disso é quando, por exemplo, está a lavar os alimentos. Enquanto realiza este tipo de tarefas, mantenha sempre à mão uma bacia pousada no fundo do lava loiças. Isto porque a maior da água que utilizou para lavar os ingredientes para a sua refeição estará limpa e em perfeitas condições para ser novamente utilizada para outras finalidades.

Outra dica, passa por utilizar panelas mais pequenas, ou não encher até cima as panelas com água quando está a cozer alimentos, por um lado irá poupar água e, por outro, fará com que os nutrientes dos alimentos sejam melhor preservados. Ainda assim, pode sempre reutilizar a água que sobra de cozinhar alimentos para fazer sopas ou molhos, ou ainda, depois da água arrefecer, regar as plantas.


3 - Dê uma nova vida ao gelo

O gelo é prático, conveniente e fácil de fazer e, por isso mesmo, muitas das vezes não é utilizado da melhor forma. Poupar na quantidade de gelo que faz ou ter mais atenção à forma como o usa e como o desperdiça tem igualmente impacto nos seus consumos de água.

Já pensou na água que deita ao lixo ao descongelar o seu frigorifico e congelador? Sempre que precisar de descongelar este tipo de eletrodomésticos, coloque os pedaços de gelos em recipientes e, depois do gelo derreter, a água está pronta para ser reutilizada.

Poderá fazer o mesmo se deixar cair gelo ao chão. Ao invés de o deitar ao lixo, coloque-o numa pequena taça para depois o usar novamente.


4 - Armazene a água da chuva

Se a natureza nos dá água aproveite-a e utilize-a de forma consciente.

Os dias de chuva, para além de serem ótimos para ver séries no sofá com mantinhas, são também uma excelente oportunidade para armazenar água da chuva. Para o fazer, pode optar por simplesmente colocar alguns baldes no jardim e acumular essa água para a reutilizar na rega das plantas, limpeza do jardim ou o carro.

Se se quiser aventurar num sistema de armazenamento de água da chuva mais sofisticado, saiba que existem mecanismos que pode instalar em casa, como é o caso das cisternas de recolha e armazenamento de água, que lhe permite fazer ligações diretas com a canalização e utilizar a água para descargas do autoclismo e limpezas da casa.


5 - Reaproveite a água das plantas

Mais pequenas, maiores, com mais ou menos folhas, com ou sem flores, todos temos pelo menos uma planta em casa, certo?

Independentemente do tipo de planta, e da frequência de rega necessária, a dica que lhe vamos dar pode aplicar-se a todas elas.

Coloque um pratinho por baixo do vaso de cada planta, assim, a água que não for absolvida em cada rega fica depositada no prato e pronta a ser utilizada na próxima vez. Desta forma, garante que cada gota de água será bem aproveitada.

Publicado em 23/03/2022