7 alimentos que o vão ajudar a perder peso

18 de Junho, 2022

Ter uma alimentação saudável é algo com o qual nos devemos preocupar o ano inteiro. Contudo, o que acontece na realidade é um pouco diferente. Só quando as temperaturas sobem, os dias se tornam maiores e mais solarengos e as férias estão mesmo, mesmo a chegar é que, de repente, nos lembramos que talvez estejamos a precisar de perder uns quilinhos.

Emagrecer pode trazer vários benefícios, não só reduzirmos o risco de desenvolver diversas doenças, como também a nível psicológico, ao melhorarmos a nossa autoestima.

Mas acima de tudo, devemos garantir que perdemos peso de uma forma saudável e o mais natural possível. Igualmente importante, é conseguirmos identificar e perceber os comportamentos alimentares que nos estão a prejudicar e a contribuir para o excesso de peso.

De uma forma simples, se neste momento está acima do seu peso ideal, muito provavelmente estará a ingerir diariamente uma quantidade de calorias superior aquelas a que o seu corpo efetivamente gasta, sendo que essas calorias que não são gastas são armazenadas no seu corpo em forma de gordura.

Assim, para conseguir perder peso terá de ter uma alimentação que lhe permita ficar com défice calórico, isto é, ao final de cada dia irá ter gasto mais calorias do que aquelas que consumiu.

Para conseguir ingerir menos calorias, sem deixar de ter uma alimentação equilibrada e variada é essencial que escolha estrategicamente os alimentos que come.

A pensar nisso, damos-lhe 6 sugestões de alimentos que o vão ajudar no seu objetivo de perda de peso:


1 - Feijão

São muitos os benefícios desta leguminosa. Para além de ser uma grande fonte de proteínas, fibras, magnésio e potássio, apresenta um elevado poder saciante. Como se estes benefícios não bastassem é também muito versátil, já que pode cozinha-los e temperá-los de diferentes formas.


2 - Frutos Secos

Económicos, fáceis de conservar e práticos para levar consigo para todo o lado.

Desde as nozes, aos pistachos e passando pelos cajus existem frutos secos para todos os gostos. São essencialmente ricos em ómega 3 e 6, fibras, proteínas e vitaminas, sendo por isso uma ótima opção para comer como snack entre as refeições. Tenha apenas em atenção as quantidades que ingere, já que, no geral, os frutos secos são bastantes calóricos.


3- Sopa

De geração em geração, a tradicional sopa é considerada um superalimento!

Para além de ser uma excelente forma de conseguir aumentar a ingestão diária de vegetais e grãos, se for consumida ao início de cada refeição permite que a produção biliar aumente e que os teores de colesterol sejam reduzidos.

A sopa tem ainda o benefício de ser um alimento de fácil digestão e de ser capaz de proporcionar substâncias protetoras ao nosso organismo.


4 - Batata doce

Com um baixo teor de gordura e rico em antioxidantes, a batata doce apresenta inúmeros benefícios para a sua saúde, como por exemplo, ajudar na prevenção do envelhecimento precoce, equilibrando a flora intestinal e promovendo o aumento de massa muscular.

Por fim, mas não menos importante, a batata doce contribui para a sensação de saciedade, reduzindo não só a vontade de comer, como também a probabilidade de fugir à sua dieta.


5 – Melancia

Uma fruta de verão por excelência: doce, mas com poucos açucares, é rica em água e possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Ao incluir este alimento na sua dieta vai manter o seu organismo e a sua pele mais hidratados, melhorar a retenção de líquidos e prevenir possíveis problemas nos rins.


6 - Chá Verde

Quem disse que o chá só deve ser às 5h? Consumir chá regularmente, em especial chá verde, pode trazer-lhe vários benefícios para o seu corpo e para a sua saúde.

Como tem um efeito diurético, o chá verde vai auxiliar no processo de eliminação dos líquidos que estão em excesso no nosso corpo, resultando em menor inchado e perda de peso.

Por outro lado, como um dos seus constituintes é a cafeína, favorece a aceleração do metabolismo e a queima de calorias de forma mais rápida


7 – Linhaça

De certeza que já ouviu falar da linhaça, mas será que sabe quais os benefícios desta semente?

Abundante em ómega 3, magnésio e vitamina E, a linhaça ajuda não só a prevenir e a combater a prisão de ventre, como também, graças às suas propriedades relaxantes e anti-inflamatórias, previne doenças cardiovasculares.

Como acontece com quase todos os alimentos que ajudam na perda de peso, a linhaça é rica em fibras que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a diminuir a ingestão de alimentos ao longo do dia.

Com falta de ideias para as suas saladas de Verão? Veja o nosso artigo com 5 receitas de saladas frestas e nutritivas.


Publicado em 27/04/2022