7 Truques que o vão motivar a fazer exercício físico

13 de Abril, 2022

A prática regular de exercício físico é fundamental não só para o corpo, como também para a mente. Para além de o ajudar a prevenir diversas doenças, faz com que consiga manter a sua qualidade de vida, por mais tempo.

Sabemos que muitas das vezes, apesar de ter vontade de começar a treinar, a falta a motivação fala mais alto. Os dias vão passando e de repente apercebemo-nos que passou mais um ano e não praticarmos exercício físico regularmente. Cada pessoa é única e, por isso, cada um de nós encontra motivação de diferentes formas. Contudo, há algo que é transversal a todos nós: fazer algo que gostamos é fundamental.

O primeiro passo e um dos mais decisivos para que fazer exercício físico passe do papel para a ação é escolher uma atividade física ou modalidade desportiva da qual goste, lhe dê prazer fazer e, acima de tudo, que encare como algo positivo e não como uma obrigação. Depois, existem diversos truques que o vão ajudar a manter a motivação, por mais tempo, bem como fazer com que seja consistente nos seus treinos

Conheça as 7 dicas que lhe vão dar mais motivação para uma vida mais ativa e saudável:


1 - Defina objetivos reais e alcançáveis

Quando está a começar ou a recomeçar o hábito de fazer exercício é fundamental que trace objetivos de forma a conseguir medir os seus resultados. Ao mesmo tempo, deverá ter sempre em mente que para conseguir atingir os seus objetivos, quer sejam eles de perda de peso, aumento de massa muscular, aumento de resistência física, entre outros, precisa de tempo, paciência e consistência durante todo o processo.

Quando traça objetivos irrealistas ou não define objetivos claros vai sentir frustração e desilusão, pois fica com a sensação de que não está a conseguir superá-los. Pode evitar esta situação se definir um plano concreto de quais são os objetivos que pretende atingir e decidir de que forma os vai atingir ou até mesmo superar! Desta forma, ao conseguir, pouco a pouco, concretizar os seus objetivos a motivação vai crescendo, pelo que vai ter vontade de continuar a fazer exercício para ser capaz de alcançar as próximas metas que traçou.


2 - Encontre o plano de treino certo para si

A organização é fundamental para encontrar e manter a motivação, já que é difícil manter o foco quando nos sentimos perdidos. Ter um plano de treino definido previamente vai proporcionar-lhe mais organização, bem como a possibilidade de criar um método de treino, evitando que se sinta perdido e sem saber o que fazer. Para além disso, ao ter um plano de treino adaptado a si garante que este é também adequado aos seus objetivos.


3 - Defina o horário de treino na sua agenda.

Funcionamos melhor quando temos hábitos e rotinas, por isso, comece por olhar para a sua agenda e defina blocos de tempo realistas e em que tenha a certeza de que está disponível para poder fazer exercício físico e assuma verdadeiramente o compromisso de os cumprir. Ao longo do tempo, vai sentir que o seu corpo se adapta, cada vez melhor, à sua rotina de treinos, pelo que quando não a cumprir, surpreendentemente irá sentir falta de se exercitar.


4 - Procure um profissional para o ajudar

O seu comportamento imediato é tentar fazer tudo sozinho, desde o plano de treinos, alimentação e até suplementação, contudo, uma vez que não tem conhecimentos especializados em cada uma destas áreas, pode estar a fazer mais mal do que bem, a si, e à sua saúde! Por isso, é aconselhável que procure profissionais experientes que saibam o que é melhor para si, o que melhor se adapta ao seu bem estar, bem como a melhor forma de conseguir atingir os seus objetivos.

Enquanto que, por exemplo, os personal trainers podem não só ajudá-lo a realizar os exercícios com a postura mais correta e a manter-se mais focado, definem para si os melhores planos de treino, para que possa ir variando e evitando que caia na rotina e monotonia. Já um nutricionista, vai avaliar o estado do seu organismo, identificar todas as suas necessidades calóricas, para depois definir uma dieta personalizada. Além disso, vai ajudá-lo a consumir mais alimentos saudáveis no seu dia a dia, eliminando os hábitos menos saudáveis e substituindo-os por sugestões mais interessantes nutricionalmente.


5 – Treine acompanhado

O tempo parece que passa mais rápido quando nos divertimos, certo? Uma excelente estratégia que, sem dúvida, deve experimentar é treinar com outras pessoas. Irmãos, pais, namorado, amigos ou até mesmo colegas de trabalho. Ao treinar acompanhado vai sentir-se mais produtivo no seu treino, pois haverá uma motivação mútua entre si e a(s) pessoa(s) com quem estiver a treinar.

Quem nunca planeou ir treinar de manhã cedo e, quando o despertador toca, arrepende-se profundamente da ideia e desiste de ir? Se combinar treinar com outra pessoa, será menos provável que desista de ir, porque tem um compromisso que envolve outra pessoa, para além de si. Para além disso, consegue criar uma competição saudável, com o seu parceiro de treino, ao colocarem desafios um ao outro.


6 – Faça aulas de grupo

Sente que é um desafio para si manter-se motivado? Então as aulas de grupo podem ser uma opção a ponderar. Para quem tem dificuldade em manter-se auto motivado, as aulas de grupo podem ser uma excelente opção, já que promovem o companheirismo entre colegas e a competitividade saudável, ao mesmo tempo que tem a supervisão de um professor. A parte difícil será mesmo conseguir escolher a modalidade, já que a oferta de aulas de grupo é cada vez maior e mais diversificada, desde modalidade mais relaxantes, como o yoga e o pilates, às de maior impacto, como o boxe ou o muai thai.


7 - Celebre cada conquista

Tal como é importante reconhecer quando cedeu à preguiça e não conseguiu cumprir com o seu plano de treinos, é igualmente importante, ou ainda mais, comemorar cada conquista conseguida e metas atingidas ou superadas. Pode ainda definir previamente uma recompensa para si, por cada objetivo superado, desta forma vai sentir-se mais motivado para continuar a treinar, pois sabe que vai receber uma recompensa depois de todo o esforço que fez.

Publicado em 13/04/2022