8 formas de manter o trabalho e a vida pessoal em equilíbrio

15 de Abril, 2023

Equilibrar a sua vida profissional e pessoal pode ser um desafio, mas é essencial. Muitas vezes, o trabalho tem influência sobre tudo o resto nas nossas vidas. O nosso desejo de ter sucesso profissional pode levar-nos a pôr de lado o nosso próprio bem-estar. Por isso, criar um equilíbrio harmonioso entre o trabalho e a vida pessoal é fundamental, não só porque melhora o nosso bem-estar físico, emocional e mental, mas também é importante para a nossa carreira.

O que é o equilíbrio entre a vida profissional e a vida familiar, e porque é importante?

Resumidamente, o equilíbrio encontra-se onde uma pessoa dá igualmente prioridade às exigências da sua carreira e às exigências da sua vida pessoal. Algumas das razões comuns que conduzem a um mau equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal incluem:

  • Aumento das responsabilidades no trabalho;
  • Trabalhar mais horas;
  • Aumento das responsabilidades em casa;
  • Ter filhos

Um bom equilíbrio entre a vida e o trabalho tem numerosos efeitos positivos, incluindo menos stress, um menor risco de esgotamento e uma maior sensação de bem-estar. Isto beneficia não só os empregados, mas também os empregadores.

Os empregadores que estão empenhados em proporcionar aos seus empregados ambientes saudáveis que apoiem o equilíbrio entre a vida profissional e familiar podem poupar nos custos, experimentar menos casos de absentismo, e desfrutar de uma mão-de-obra mais leal e produtiva. Empresas que oferecem opções como teletrabalho ou horários de trabalho flexíveis podem ajudar os empregados a ter um melhor equilíbrio entre estas duas realidades.

Ao criar um horário que funcione para si, pense na melhor forma de alcançar o equilíbrio no trabalho e na sua vida pessoal. O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal não tem tanto a ver com a divisão uniforme das horas do seu dia entre o trabalho e a vida pessoal mas, em vez disso, tem mais a ver com ter a flexibilidade de fazer as coisas na sua vida profissional enquanto ainda tem tempo e energia para desfrutar da sua vida pessoal. Pode haver alguns dias em que trabalhe mais horas, de modo a ter tempo no final da semana para desfrutar de outras atividades.

Aqui, vamos falar de oito formas de criar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal:

1. Aceite que não existe um equilíbrio 'perfeito' entre a vida profissional e a vida pessoal.

Quando se ouve "equilíbrio entre a vida profissional e pessoal", provavelmente imagina-se ter um dia de trabalho extremamente produtivo, e sair cedo para passar a outra metade do dia com amigos e família. Embora isto possa parecer ideal, nem sempre é possível.

Não se esforce por um horário perfeito; esforce-se por um horário realista. Alguns dias, poderá concentrar-se mais no trabalho, enquanto outros dias poderá ter mais tempo e energia para prosseguir os seus passatempos ou passar tempo com os seus entes queridos. O equilíbrio é alcançado ao longo do tempo, não todos os dias.

2. Encontre um emprego que goste.

Embora o trabalho seja uma norma social esperada, a sua carreira não deve ser restritiva. Se odiar o que faz, não será feliz, claro e simples. Não precisa de amar todos os aspetos do seu trabalho, mas precisa de ser suficientemente excitante para não ter medo de sair da cama todas as manhãs.

3. Dê prioridade à sua saúde.

A sua saúde física, emocional e mental em geral deve ser a sua principal preocupação. Se luta contra a ansiedade ou depressão e pensa que a terapia o poderia ajudar, enquadre essas sessões na sua agenda, mesmo que tenha de sair mais cedo do. Se estiver a lutar contra uma doença crónica, não tenha medo de chamar a atenção para a doença em dias difíceis. O excesso de trabalho impede-o de melhorar, possivelmente levando-o a tirar mais dias de folga no futuro.

Dar prioridade à sua saúde antes de mais nada fará de si um melhor empregado e uma melhor pessoa. Perderá menos dias de trabalho e, quando lá estiver, será mais feliz e mais produtivo.

Dar prioridade à sua saúde não tem de consistir em atividades radicais ou extremas. Pode ser tão simples como a meditação ou o exercício ligeiro diário.

4. Não tenha medo de desligar a ficha.

O corte dos laços com o mundo exterior de tempos a tempos permite-nos recuperar do stress semanal e dá-nos espaço para que outros pensamentos e ideias surjam. Desligar a ficha pode significar algo simples como praticar meditação no trânsito nas suas deslocações diárias, em vez de verificar os e-mails de trabalho.

5. Tire umas férias.

Por vezes, desligar verdadeiramente a ficha significa tirar férias e interromper completamente o trabalho durante algum tempo. Quer as suas férias consistam numa estadia de um dia ou numa viagem de duas semanas a Bali, é importante tirar uma folga para recarregar física e mentalmente.

6. Arranje tempo para si e para os seus entes queridos.

Embora o seu trabalho seja importante, não deve ser toda a sua vida. Era um indivíduo antes de assumir este cargo, e deve dar prioridade às atividades ou passatempos que o fazem feliz.

Ao planear o tempo com os seus entes queridos, crie um calendário para encontros românticos e familiares. Pode parecer estranho planear um tempo individual com alguém com quem se vive, mas isso irá garantir que passa tempo de qualidade com eles sem conflitos entre trabalho e vida pessoal. Só porque o trabalho o mantém ocupado, não significa que deve negligenciar as relações pessoais.

7. Estabelecer limites e horários de trabalho.

Estabeleça limites para si e para os seus colegas, para evitar o esgotamento. Quando sair do escritório, evite pensar em projetos futuros ou responder a e-mails da empresa. Pense em ter um computador ou telefone separado para o trabalho, para que o possa desligar quando sair do horário de trabalho. Se isso não for possível, utilize navegadores, e-mails ou filtros separados para o seu trabalho e plataformas pessoais.

8. Fixe objetivos e prioridades (e mantenha-se fiel a eles).

Estabeleça objetivos realizáveis implementando estratégias de gestão do tempo, analisando a sua lista de tarefas e cortando tarefas que têm pouco ou nenhum valor.

Preste atenção a quando é mais produtivo no trabalho e bloqueie esse tempo livre para as suas atividades mais importantes relacionadas com o trabalho. Evite verificar os seus e-mails e telefone de poucos em poucos minutos, uma vez que essas são tarefas de grande perda de tempo que desviam a sua atenção e produtividade. Estruturar o seu dia pode aumentar a produtividade, o que pode resultar em mais tempo livre para relaxar fora do trabalho.

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