Dia Mundial da Saúde: A importância da água alcalina na saúde

5 de Abril, 2023

No mundo existem dois tipos de pessoas: as que bebem água da torneira e as que não bebem.

Quem não bebe não é só porque esta água não filtrada contém substâncias prejudiciais (como o cloro, o flúor e os pesticidas) ou mesmo substâncias pesadas (como o alumínio e o chumbo). Não bebem porque é mais provável que a água da torneira seja ácida e, quando bebemos água muito ácida, o organismo é obrigado a ir procurar minerais (como cálcio e magnésio) para conseguir compensar os ácidos e neutralizar o pH do estômago. Isto tem-se vindo a provar ser um problema para grande parte da população.

O pH é uma sigla que significa “potência de hidrogénio”. Este mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução, em escala. Esta escala tem valores de zero a 14: sete é o valor neutro, zero a acidez máxima, e 14 o grau alcalino máximo. Existem, assim, águas ácidas, águas neutras e águas alcalinas, dependendo do tipo de valor que apresenta. É o nosso organismo que, independentemente da água que bebemos, tem a função de manter o sangue com um pH neutro. No entanto, nem sempre é possível.

Embora cada cenário seja diferente, tem que ter em consideração que a água que bebe pode não ser a melhor para si.

O recomendado é o consumo de água com um pH superior a 7. Desta forma, os efeitos do consumo de alimentos ácidos serão neutralizados, o que contribui para a redução dos sintomas de refluxo (como a azia e a gastrite). Mas a verdadeira importância do consumo de água alcalina está na sua composição e nos seus efeitos. Por exemplo, quando está a fazer uma dieta intensiva, é crucial o consumo de água alcalina pois os ácidos que resultam da dieta serão reduzidos através da ingestão da mesma. Este processo, que vai desde a ingestão da água até ao funcionamento do estômago e do pâncreas, acaba por proporcionar uma condição de vida mais saudável e prazerosa a muita gente.

Assim, assume-se que uma pessoa que consuma Água Mineral Natural Alcalina Monchique sente mais energia, tem uma menor probabilidade de sofrer doenças inflamatórias e degenerativas e, consequentemente, irá alcançar uma maior longevidade. Para além disso, o stress do quotidiano, a ingestão excessiva de café e grande parte dos alimentos que consumimos provocam acidez no nosso organismo algo que a água alcalina pode contrariar acabando até por neutralizar os ácidos do estômago.

Outros benefícios são também a perda de massa gorda, a ativação muscular, a eliminação de toxinas e metais pesados e a função antioxidante, que ajudam a retardar os sinais do envelhecimento.

Os valores de potássio, cálcio e magnésio, todos eles minerais alcalinos, são os responsáveis por todos os benefícios da água que promete maior longevidade e uma menor probabilidade de ter doenças inflamatórias.

Desengane-se se pensa que é uma questão de moda. Esta é sim uma questão de saúde!

Quando nascemos, o pH do nosso organismo é alcalino mas, com o passar dos anos, devido à nossa alimentação, ritmo de vida, constante exposição à poluição, entre outros, este vai-se tornando ácido. É aqui que entra a importância da água alcalina e do equilíbrio do organismo.

Devemos fazer o que estiver ao nosso alcance para repor os níveis iniciais e viver uma vida cheia de saúde!

Quer sugestões de como pode conservar mais água e aproveitá-la de forma mais consciente? Confira o artigo do nosso Blog e descubra formas de poupar água em casa