Aprenda a Desligar: 7 passos para Equilibrar a Vida Pessoal e a Vida Profissional

3 de Novembro, 2021

Nem sempre é fácil saber desligar do trabalho. Descubra os 7 passos para equilibrar a vida pessoal e a vida profissional para sentir-se uma pessoa mais realizada e feliz.

Como é natural, o trabalho ocupa um lugar de destaque na nossa vida. Se pensarmos bem, acabamos por passar mais tempo útil a trabalhar do que com as pessoas que mais gostamos, sejam eles a nossa família ou os nossos amigos.

Com a pandemia e a implementação do teletrabalho, começou a tornar-se cada vez mais difícil fazer a separação entre a nossa vida profissional e o tempo pessoal. O problema surge quando, mesmo depois de regressarmos ao escritório, esta falta de separação continua a existir e não somos capazes de passar o nosso tempo privado e de descanso longe das preocupações do trabalho.

Acredite, não é o único a sentir que o trabalho está a tomar conta da sua vida. Este tornou-se um problema cada vez mais comum e existem imensas pessoas que são incapazes de desligar, mesmo quando já saíram do escritório.

Contudo, isto é um grande impedimento ao seu bem-estar. Enquanto pessoas, todos precisamos de tempo para descansar, para estar com a nossa família e amigos, para nos dedicarmos aos nossos passatempos.

Para o ajudar a ter uma vida mais feliz e fazer esta separação, hoje partilhamos consigo 7 passos para equilibrar a vida profissional e a vida pessoal. Estas são pequenas mudanças na sua atitude que vão fazer uma diferença enorme no seu bem-estar.


7 Passos para Equilibrar a Vida Pessoal e a Vida Profissional



1. Planeie a sua semana

O planeamento é um hábito fundamental para conseguir encontrar o equilíbrio entre as diferentes áreas da nossa vida. Este também é um dos passos que deve seguir para equilibrar a vida pessoal e a vida profissional.

Dedique uma parte da manhã de segunda-feira – ou do seu primeiro dia da semana de trabalho – para fazer uma lista dos objetivos e/ou tarefas que quer cumprir nessa semana. É importante que se mantenha realista em relação aos mesmos e que não crie um planeamento que sabe, à partida, que é impossível de cumprir.

Também pode adotar este ponto para a sua vida pessoal. Todas as semanas, ao domingo à noite, por exemplo, faça uma lista do que quer fazer durante os sete dias seguintes. Defina tempo para estar com a família e amigos, para ir ao ginásio, limpar a casa, ver um filme ou outras atividades que o façam feliz.


2. Defina prioridades

Este ponto é uma parte muito importante do planeamento semanal e essencial para que consiga equilibrar a vida pessoal e a vida profissional.

Nem todas as tarefas têm a mesma importância e saber definir quais delas são prioritárias é crucial para que se consiga organizar. Quer seja a nível profissional ou a nível pessoal, comece por dar prioridade à execução dos pontos do seu planeamento que sabe que são mais urgentes e/ou importantes.

Ao fazer isto, também vai conseguir sentir-se menos stressado por saber que aquilo que é realmente importante já está feito e que tudo está a correr de acordo com o planeamento definido.


3. Aprenda a definir os seus limites

Saber definir limites é fundamental para conseguir obter equilíbrio na sua vida. Estes devem ser impostos tanto a nível profissional como pessoal.

É importante que consiga definir aspetos como, por exemplo, quantas horas pode trabalhar por dia, quantas tarefas consegue ter sob a sua responsabilidade, os momentos do dia em que se vai dedicar à sua família e os dias em que precisa de descansar. Saber negociar e cumprir estes limites é o primeiro passo para conseguir equilibrar a vida pessoal e a vida profissional.

Para além disso, e para melhor conseguir definir os seus limites, é importante aprender a dizer não. Deve saber dizer que não consegue ou não pode de forma assertiva e educada, tendo em conta as suas prioridades, objetivos e limites.

Perceba que, ao dizer que não, não está a ser má pessoa. Está sim, a definir os seus limites, respeitando os outros e, acima de tudo, a si mesmo.


4. Desligue as notificações

Saber distinguir os momentos e não levar trabalho para a sua esfera privada é essencial para equilibrar a vida pessoal e profissional. Este é um dos limites que deve impor a si mesmo e esforçar-se por respeitar.

Depois do horário de trabalho, dedique o seu tempo aos momentos de lazer e a fazer aquilo que o faz feliz. Contudo, sabemos que nem sempre é fácil, principalmente quando temos tantas formas através das quais o trabalho pode interromper este tempo pessoal.

Se tem o email profissional instalado no seu telemóvel, opte por desligar as notificações durante este período. Assim torna-se mais fácil aproveitar em pleno os seus momentos pessoais, sem deixar que o trabalho interrompa ou interfira.


5. Dedique-se aos seus hobbies

Muitas vezes sentimos uma maior dificuldade em separar a vida profissional da vida pessoal devido à inexistência de hobbies. Este é um dos pontos que deve trabalhar para conseguir o equilíbrio tão desejado.

Todos nós temos coisas que gostamos de fazer e que nos deixam felizes e realizados. Mas quantas vezes desistiu de iniciar uma nova atividade só porque pensa que não vai ter tempo? É importante perceber que, mesmo que apenas lhe dedique uma hora por semana, este hobby pode ser um algo positivo para a sua vida.

Seja ler, ver televisão, fazer exercício, passear ou outra qualquer atividade, defina um tempo para ela no seu planeamento semanal. Esta é uma forma de se tornar numa pessoa mais feliz e não deixar que a vida profissional anule o que é enquanto pessoa.


6. Aproveite o tempo em família e com os amigos

Quando desliga o computador do trabalho, é também essencial que desligue o modo de trabalho na sua cabeça e se dedique às pessoas de quem gosta. Quer seja com a família ou com amigos, dedique o seu tempo pessoal a 100% e não deixe que o trabalho interfira.

A pandemia veio colocar à prova a nossa capacidade de manter relações à distância. Durante este período, tivemos de nos privar de estar com as pessoas que não fazem parte da nossa esfera privada. Agora que podemos descontrair e desconfinar, com as devidas medidas de segurança, não deixe que seja o seu trabalho a impedir que isto aconteça.

Existem muitas coisas que pode fazer para aproveitar da melhor forma os finais de dia em família. Desde cozinhar em conjunto, ver um filme, fazer um puzzle ou jogar com as crianças, o importante é que dedique o seu tempo a fortalecer estas relações.


7. Aprenda a pedir ajuda e a delegar

Quer seja no trabalho ou a nível privado, saber reconhecer quando precisa de ajuda é essencial para garantir um equilíbrio entre a vida pessoal e vida profissional.

Não somos super-heróis. Quando estamos sobrecarregados, ninguém consegue esticar o tempo de forma a conseguir fazer tudo. Por isso, quando sente que já não consegue dar uma resposta eficiente às suas tarefas, não tenha medo de pedir ajuda.

Tanto no trabalho como em casa, aprenda a delegar tarefas. Se é uma pessoa com tendência para querer controlar todos os aspetos em que está envolvido, este ponto pode ser mais difícil de implementar. No entanto, com um pouco de esforço, vai conseguir e, assim, vai sentir-se mais livre e realizado.

Com estes sete passos, vai tornar-se mais fácil conseguir equilibrar a vida pessoal e a vida profissional. Tenha em conta que este é um processo de mudança e, como tal, pode demorar algum tempo até que consiga implementar todos os pontos. O importante é que se esforce para que, pouco a pouco, consiga tirar partido do seu tempo privado. Isto vai torna-lo numa pessoa mais feliz e realizada.

Ainda está em regime de teletrabalho? Descubra as 9 dicas para ser produtivo enquanto trabalha em casa.

Publicado em 03/11/2021