Bebe Água Monchique? Se sim, saiba que está a ser amigo do ambiente.

27 de Dezembro, 2022

Beber água é vital para o ser humano. Quando nos hidratamos, estamos a proteger os órgãos e a ajudar o corpo a absorver melhor os nutrientes. Portanto, viver sem água é mesmo impossível!

Tal como temos a consciência da importância da água nas nossas vidas, também temos de ser conscientes na forma como conservamos os recursos naturais. E a Água Monchique dá o exemplo. Neste artigo, explicamos o motivo pelo qual está a contribuir para a preservação do planeta quando escolhe a Água Monchique.


Porquê?

A redução e a reutilização do plástico é uma das preocupações centrais da Sociedade da Água de Monchique. Esse cuidado reflete-se na redução de utilização de plástico virgem nas suas embalagens, com incorporação crescente de plástico reciclado e ainda na forma como se posiciona em ações de consciencialização para a reciclagem e sustentabilidade.


Como?

Nas embalagens

Todas as garrafas de plástico das taras 1,5L, 510ml e 340ml, incorporam 30% rPET (PET reciclado), assegurando um fornecimento sustentável de material reciclado de elevada qualidade. Mas isso não é tudo!

A garrafa desportiva Monchique ECO SPORT, de 720ml, é 100% produzida com PET reciclado (rPET) e 100% reciclável. Sendo assim, desde o seu lançamento em Fevereiro de 2021 já se evitou a utilização de cerca de 100 toneladas de PET virgem. Também o plástico que envolve os packs da Monchique ECO é 100% reciclado.

Temos, adicionalmente, o EcoPack 10L – uma solução que a Sociedade da Água de Monchique encontrou para reduzir 63% de plástico, comparativamente com o PET utilizado para produção de dois garrafões de 5L, tornando esta uma opção bem mais sustentável. Foi concebido a pensar especialmente nas famílias.

O compromisso da Sociedade da Água de Monchique com a sustentabilidade acelerou o regresso da tara de vidro.


No posicionamento da marca

“A Sociedade da Água de Monchique integra o Pacto Português para os Plásticos, através da Associação das Águas Minerais e de Nascente, e é membro cofundador do Porto Protocol, um movimento no âmbito do qual a empresa se comprometeu a adotar um conjunto de boas práticas que envolvem trocas na frota de camiões, a aquisição de veículos elétricos, renovação de toda a luminária da fábrica para sistemas LED, entre muitas outras iniciativas que permitiram ganhos enormes na redução de consumo de combustível e de emissão de CO2.”.

Tem ainda, desde o início de 2022, a certificação atribuída pela Energia Verde, um selo que garante que a energia consumida na unidade de produção da Sociedade da Água de Monchique provém, em exclusivo, de fontes renováveis..

É também através de parcerias com diversas associações e projetos que reforçam o seu compromisso com o meio ambiente. Disso é exemplo a parceria com a Electrão, na qual reforçam a mensagem junto dos consumidores sobre a importância da reciclagem e a forma correta de o fazer.


Outras parcerias nas quais estamos envolvidos:

  • Quando do velho se faz novo”, incentivo à reciclagem das garrafas de plástico, em troca de prémios.
  • Unidos contra o desperdício”, que incita ao zero desperdício no dia-a-dia, especialmente alimentar. Associamo-nos a este movimento, partilhando também dicas de utilização de sobras, relacionadas com a própria água, que estão presentes no eBook da organização.
  • Fundação Mirpuri, com o desenvolvimento da primeira embalagem portuguesa, 100% compostável e de degradação rápida – a “The Good Bottle”.

Para lhe simplificamos a tarefa de dar uma nova vida às embalagens, neste artigo do nosso Blog explicamos-lhe como separar e reciclar corretamente a gama Monchique.


Juntos, por um FUTURO Alcalino... e Sustentável!