Benefícios de beber água alcalina

15 de Fevereiro, 2024

A água alcalina oferece vários benefícios para a saúde, incluindo a capacidade de melhorar a hidratação e a digestão.

Esta alcalinidade refere-se ao pH, que é medido numa escala de zero a 14 com base na natureza alcalina (básica) ou ácida. Um líquido com um pH de sete é considerado neutro, já um líquido com um pH mais próximo de zero é mais ácido e um líquido com um pH mais próximo de 14 é mais alcalino.

Os minerais alcalinos presentes na água, como o cálcio, o potássio, o magnésio ou o ferro, determinam o pH da água, por isso uma água alcalina acaba por conter mais minerais do que uma água potável normal.

Alguns estudos sugerem que a água alcalina pode ajudar a neutralizar o ácido no corpo, melhorar a hidratação e reforçar o sistema imunitário. Alguns acrescentam, ainda, que o seu elevado teor de hidrogénio proporciona uma maior hidratação do que a água normal, especialmente após um treino intenso.

Uma água mais alcalina ajuda a reduzir o ácido na corrente sanguínea e:

  • A melhorar o metabolismo:
  • A aumentar a energia
  • A retardar o envelhecimento
  • A melhorar a digestão
  • A reduzir a perda óssea

Curiosidade? O nosso corpo tem a habilidade de equilibrar os níveis de pH. Como? Os rins são um sistema de filtragem integrado e a sua função acaba por ser equilibrar os níveis de acidez do corpo. Se o sangue ficar demasiado ácido, o corpo baixa-o, libertando mais dióxido de carbono. No entanto, é importante não sobrecarregarmos o nosso corpo, apostando numa dieta saudável, na prática de exercício físico e numa boa hidratação.

Por fim, mesmo com a prevalência de estudos e relatos que sugerem que a água alcalina pode melhorar a hidratação, digestão e até mesmo fornecer antioxidantes, é crucial considerar que esses efeitos podem variar de pessoa para pessoa. Uma vez mais, a chave reside em manter uma dieta equilibrada e estilo de vida saudável, incluindo a ingestão adequada de água como parte de um quadro mais amplo de bem-estar.