COVID-19: Como Limpar e Desinfetar a Sua Casa

30 de Abril, 2020 Mesmo em quarentena, é importante manter a sua casa sempre desinfetada como forma de prevenção. Conheça as recomendações da Direção Geral de Saúde.

Atualmente, e mais do que nunca, é essencial redobrar os cuidados que temos com a limpeza dos espaços. O novo coronavírus levou a que muitos portugueses ficassem em quarentena. Por isso, mesmo estando em casa, é importante que tenha em conta as recomendações de limpeza e desinfeção.

Um ambiente limpo contribui para a prevenção de diferentes doenças. No caso em específico da COVID-19, a necessidade de desinfeção deve-se ao facto de este poder ser contraído através do contacto com superfícies contaminadas.

Mesmo estando em casa e evitando ao máximo as deslocações ao exterior, é importante dedicar algum tempo a cuidar da desinfeção da sua casa.

Esqueça tudo o que sabe sobre a limpeza do lar. Agora é necessário adotar medidas e cuidados específicos para manter a sua casa devidamente desinfetada. Hoje partilhamos consigo as recomendações avançadas pela Direção Geral da Saúde.


Como Limpar e Desinfetar a Sua Casa

Segundo a Direção Geral de Saúde existem passos que devem ser seguidos para manter a sua casa devidamente desinfetada.

Em primeiro lugar, é importante que utilize sempre luvas de proteção e um avental enquanto faz as limpezas. Para além disso, lave sempre as mãos antes e depois da desinfeção.

Conheça agora os passos a seguir para cada zona específica da casa.


Como limpar e desinfetar as superfícies

1. Comece por lavar todas as superfícies apenas com água e detergente;

2. Depois, dilua lixívia em água, utilizando a seguinte proporção: uma porção de lixívia em 49 porções de água;

3. Passe esta mistura nos móveis e deixe atuar durante dez minutos;

4. Enxague as superfícies apenas com água quente e deixar secar naturalmente;

5. O mobiliário e equipamentos como comandos e telemóveis devem ser desinfetados utilizando toalhetes humedecidos com desinfetante com álcool.


Como limpar e desinfetar a casa de banho

1. No que toca às instalações sanitárias, o primeiro passo deve ser a desinfeção com um produto de limpeza misto, que contenha detergente e desinfetante na sua composição. Estes produtos tem uma aplicação e ação mais rápida;

2. Comece por limpar as torneiras, lavatórios e ralos;

3. Depois passe ao mobiliário, seguido da banheira e/ou chuveiro, sanita e bidé.


Como limpar e desinfetar a cozinha


1.Comece por lavar a louça na máquina ou à mão, utilizando água e detergente próprio;

2.De seguida, limpe e desinfete os armários, bancadas, mesas e cadeiras;

3. Tenha em especial atenção a desinfeção de puxadores dos armários e das portas.

Caso detete a existência de sangue, secreções respiratórias ou outros líquidos orgânicos, deve começar por absorver os mesmos utilizando papel absorvente. Depois, aplique lixivia diluída em água e deixe atuar durante dez minutos. Por fim, passe água e detergente na superfície, enxague com água quente e deixe secar.


Cuidados a ter quando sai de casa



Para além da devida limpeza e desinfeção da casa, é importante ter cuidados específicos sempre que sai de casa. No entanto, é essencial que evite ao máximo sair. As deslocações ao exterior devem ser guardadas para quando é estritamente necessário, como idas ao supermercado.

1. À porta, tire os sapatos e desinfete as solas dos mesmos com álcool. Só depois deste passo é que deve levar os sapatos para dentro de casa;

2. Depois de entrar, retire a roupa toda na entrada de casa. A roupa utilizada deve ser lavada após cada saída;

3. É importante que não fique descalço na zona da entrada. Mantenha sempre umas pantufas ou chinelos por perto;

4. Depois destes passos, lave as mãos com água e sabão;

É importante não esquecer que a carteira e sacos utilizados enquanto esteve na rua devem ser também desinfetados com álcool. Também os acessórios, como o telemóvel e outros aparelhos eletrónicos devem ser limpos com um toalhete com álcool.

Para além da devida desinfeção quando regressa, existem outras recomendações que deve ter em conta quando sai de casa:

1. Esforce-se por se manter afastado das pessoas e limite ao máximo o contacto próximo. Apertos de mão e beijos são gestos proibidos durante este período.

2. Evite o contacto com superfícies como botões de elevadores, corrimões e maçanetas. Caso precise de tocar em algo, utilize um lenço de papel, que deve deitar de imediato ao lixo. De seguida lave sempre as mãos. Caso não tenha água e sabão, utilize um desinfetante que tenha pelo menos 70% de álcool.

3. Enquanto estiver fora de casa, não toque na cara, nariz, boca e olhos com as mãos.



Estes cuidados são essenciais, tanto em casa como no exterior, para que consiga prevenir o contágio do vírus COVID-19. Caso esteja em quarentena, leia também as nossas dicas para lidar com o isolamento aqui.