Dia Mundial do Cancro: Prevenir hoje!

5 de Fevereiro, 2024
Créditos: @luis_lfcanjo_photography

Fevereiro é um mês especial, pois assinala-se o Dia Mundial do Cancro (4 fevereiro), uma oportunidade para alertar e consciencializar para esta patologia que impacta milhões de vidas mundialmente. Neste século XXI, testemunhamos diariamente um esforço cada vez maior na pesquisa e no financiamento médico e científico para tratar e minimizar os efeitos do cancro.

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce não deve ser subestimada. Enquanto os avanços na pesquisa e tratamento têm melhorado as perspetivas, a prevenção ainda é a melhor arma contra o cancro. O diagnóstico precoce melhora, não apenas as taxas de sobrevivência, mas também permite opções de tratamento menos invasivas e mais eficazes. Portanto, dê prioridade à prevenção e ao rastreio precoce do cancro! Estará a dar passos importantes para proteger a sua saúde e bem-estar a longo prazo.

No entanto, cuidar do nosso bem-estar físico e mental desempenha um papel crucial nesta jornada!

Eis algumas sugestões que poderão ajudá-lo não só no seu futuro, mas ainda hoje!

  • Durma Bem:
  • Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde física e mental. Dê prioridade a um sono de qualidade, garantindo pelo menos 7-8 horas de descanso todas as noites. Dormir bem não é apenas essencial para o descanso do corpo, mas também desempenha um papel crucial no fortalecimento do sistema imunológico.
  • Faça Exercício Físico Regular:
  • Mexa-se! A atividade física regular não só ajuda a manter um peso saudável, mas também reduz o risco de desenvolver certos tipos de cancro e melhora o bem-estar emocional.
  • Mantenha-se Hidratado E Tenha Uma Alimentação Equilibrada:
  • Beba bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado e ajudar na eliminação de toxinas. Se não tem nenhuma intolerância alimentar, basta seguir a pirâmide dos alimentos para uma boa dieta.
  • Não Se Esqueça Dos Seus Exames de Rotina:
  • Não negligencie a sua saúde. Ainda que possa ter uma vida preenchida, faça exames de rotina regularmente, como mamografias, próstata, exames de sangue e check-ups médicos anuais, para detectar precocemente qualquer problema de saúde, incluindo o cancro.

    Mas cuidar da sua mente é tão valioso como cuidar do seu corpo! Não deixe para segundo plano a sua saúde mental. Ainda que nunca estejamos preparados para um diagnóstico de cancro, seja na primeira pessoa ou de alguém que nos é próximo, existem alguns hábitos que nos podem ajudar diariamente a manter uma mente sã e encontrar equilíbrio para qualquer situação que surja no futuro. O que pode fazer?
  • Saia de Casa:
  • Aproveite o ar livre e passe tempo na natureza. Caminhar no parque, fazer caminhadas, ir à praia, à beira-rio, ou simplesmente contemplar a beleza natural ao seu redor pode ter um efeito calmante e restaurador no seu psicológico.
  • Diga "Obrigado"
  • Cultive uma atitude de agradecimento. Procure ver o lado positivo e agradeça pelas pequenas coisas boas da vida. A gratidão ajuda a promover uma perspectiva mais positiva e resiliente.
  • Foque-se No Que lhe Dá Prazer:
  • Tire tempo para fazer coisas que lhe tragam alegria e satisfação. Seja ler um livro, ouvir música, passar tempo com as suas pessoas favoritas ou ter um hobby. Faça atividades que alimentem a sua alma e tragam felicidade. Rir – e até mesmo chorar – às vezes é o melhor remédio!
  • Procure Ajuda Profissional:
  • Não tenha vergonha e se estiver a passar por difíceis questões emocionais, não hesite em procurar ajuda de um profissional de saúde mental. Falar sobre os nossos sentimentos e preocupações pode ser o primeiro passo para nos sentirmos bem.

Quando falamos sobre o Dia Mundial do Cancro e nestas medidas essenciais para a prevenção e detenção precoce da doença, percebemos que cada ação tomada em direção a um estilo de vida saudável e equilibrado é um investimento no nosso próprio futuro. Temos vidas ocupadas, mas também temos sonhos para o nosso futuro. Não negligencie estas sugestões. Elas podem salvar a sua vida!

Beatriz de Sousa Viegas