É hora de ajudar: Tudo o que Precisa de Saber Sobre a Doação de Sangue

22 de Janeiro, 2021

Numa altura em que as reservas se encontram em níveis muito baixo, explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a doação de sangue. É hora de ajudar e ser solidário com quem mais precisa!

Ao longo dos últimos dias surgiram notícias preocupantes: as reservas de sangue disponíveis estão em níveis muito baixos e é urgente contrariar esta tendências.

A pandemia e o confinamento são algumas das causas apontadas para esta situação. No entanto, dar sangue é seguro e é uma das exceções previstas pelo governo durante este novo confinamento.

Ficar em casa é um dever, mas vamos abrir uma exceção para sermos solidários e ajudar quem mais precisa neste momento difícil. Quer um incentivo? Cada doação pode ajudar a salvar até três vidas!

Hoje explicamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre a doação de sangue e quais as principais recomendações do Serviço Nacional de Saúde.


Tudo o que precisa de saber sobre a doação de sangue



Requisitos para a doação de sangue

A doação de sangue tem alguns requisitos que deve considerar. No entanto, podem fazê-lo todos os indivíduos saudáveis, que tenham entre 18 a 65 anos, com um peso igual ou superior a 50 kg e que mantenham hábitos de vida saudáveis. Caso seja a primeira vez que dá sangue, a idade limita é até aos 60 anos.


Principais exceções


Existem algumas exceções a que deve estar atento.


1. Grávidas e/ou durante o período de amamentação


Se estiver grávida, apenas pode doar sangue 6 meses após o parto. Em caso de aborto, interrupção da gravidez ou gravidez ectópica, antes das 12 semanas e sem uma perda significativa de sangue, pode candidatar-se e a situação será avaliada durante a triagem clínica.


Durante o período de amamentação não é aconselhável doar sangue. Isto pode reduzir as reservas de ferro no organismo e afetar a qualidade do leite materno. O ideal é que espere 3 meses após o fim da amamentação para voltar a dar sangue.


2. Cirurgias recentes


Caso tenha sido operado recentemente, deve aguardar 4 meses até fazer a doação, se não tiver tido complicações e não tiver necessitado de transfusões de sangue. Em caso de complicações, deve esperar 6 meses.


Se foi submetido a uma pequena cirurgia e não apresenta qualquer sintoma, pode doar 1 semana após a mesma.


3. Transfusões de sangue


Apenas pode doar sangue caso tenha recebido uma transfusão antes de 1980. Este critério deve-se ao risco de transmissão de uma variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob, também conhecida como doença das vacas loucas.


4. Diabetes


A Diabetes não é um impedimento para fazer uma dádiva, desde que os valores de glicemia estejam normalizados e não esteja a fazer insulina.


5. Hipertensão


A tensão arterial eleva é um fator de risco a que deve estar atento. Apenas é recomendável que faça uma doação se os valores estiverem compreendidos entre:

  • Sistólica: entre 100mmHg e 180mmHg
  • Diastólica: entre 60mmHg e 100mmHg

  • 6. Tatuagens e piercings


    Ter tatuagens e piercings não é um fator de exclusão para a dádiva de sangue. Contudo, caso se tenha submetido a um destes procedimentos recentemente, deve esperar 4 meses.


    7. COVID-19


    A pandemia trouxe cuidados extra ao processo de doação de sangue. Apenas pode doar caso não tenha tido um contacto positivo com o vírus nos últimos 28 dias.



    Periocidade das doações


    O número de doações de sangue anuais varia entre homens e mulheres. Os homens podem doar 4 vezes ao ano e as mulheres 3 vezes ao ano. Deve existir um intervalo mínimo de 2 meses entre as doações.



    Duração da doação


    A colheita de sangue é um processo de demora entre 10 a 12 minutos. Durante este período, é colhido 450 ml, cerca de 10%, de sangue.



    Procedimento para quem faz doação de sangue pela primeira vez


    Em tempos de pandemia, são necessários alguns cuidados extra quando vai doar sangue. Em primeiro lugar, e obrigatório o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos antes de entrar.


    Antes da doação, deve preencher o consentimento informado e fazer a triagem clínica, uma consulta com um profissional de saúde. Caso esta triagem mostre que está apto, será encaminhado para a sala de colheita.



    Cuidados a ter antes e após a doação de sangue


    Existem alguns cuidados a ter antes e após a colheita de sangue. Uma das principais recomendações é que reforce a ingestão de líquidos antes e depois da dádiva. Leve consigo uma garrafa de água para garantir que mantem a hidratação do seu organismo.


    No dia da doação, tenha especial atenção à alimentação, de forma ter os níveis de açúcar equilibrados. Isto ajuda a que não tenha tonturas após o processo.


    Para além disso, é importante que, no período imediatamente a seguir, não faça esforços físicos e que tenha especial cuidado com o braço através do qual foi feito a colheita.



    Informações sobre o local da dádiva


    Caso não saiba onde pode fazer a sua doação, pode procurar informação em dador.pt e Ipst.pt.



    Compatibilidade dos tipos de sangue


    Nem todos os tipos de sangue são compatíveis. Isto não significa que, dependendo do tipo, não deva doar sangue, mas sim que a sua doação só poderá ser utilizada com pacientes compatíveis.

    Tipo sanguíneo:Pode doar para:Pode receber de:
    A+AB+ e A+A+, A-, O+ e O-
    A-A+, A-, AB+ e AB-A- e O-
    B+B+ e AB+B+, B-, O+ e O-
    B-B+, B-, AB+ e AB-B- e O-
    AB+AB+A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-
    AB-AB+ e AB-A-, B-, O- e AB-
    O+A+, B+, O+ e AB+O+ e O-
    O-A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-O-

    Benefícios associados


    Ser dador de sangue tem benefícios associados. Existe um diploma legal do Estatuto do Dador de Sangue onde estão identificados os diretos e deveres dos mesmos.

    Caso seja dador, e tenha feito duas no período de 12 meses, está isento de taxas moderadoras no SNS. Este benefício também é aplicável para quem esteja impedido de doar sangue por razões clínicas, desde que tenha um histórico superior a 10 doações.


    Doar sangue é, acima de tudo, um gesto de solidariedade que pode ajudar a salvar vidas. Cabe-nos a nós, enquanto cidadãos com responsabilidade social, considerar este gesto que pode ter um grande impacto em quem mais precisa. Por si, por nós e por todos, é hora de ajudar!