Férias em Portugal: 10 Praias Fluviais para Fugir das Multidões

27 de Agosto, 2020

Verão é sinónimo de praia. Evite as multidões do litoral e aproveite as suas férias em Portugal para descobrir algumas das mais bonitas praias fluviais, de Norte a Sul.


O Verão chegou e com ele os dias mais quentes e as tão esperadas férias. Se este ano trocou as viagens internacionais por umas férias em Portugal, não desanime! O nosso país está repleto de locais de beleza inigualável que pode aproveitar para conhecer.

Se quando o calor aperta não consegue resistir a uma ida à praia, mas quer evitar multidões, nós temos as sugestões certas para si!

De Norte a Sul, existem mais de duas centenas de praias fluviais que podem tornar-se no destino das suas férias em Portugal! Entre vales e montanhas, escondem-se verdadeiros paraísos de águas calmas e paisagem verdejante, onde pode descansar em pleno e aproveitar o contacto com a Natureza.

Seja durante as suas férias ou apenas para um fim de semana diferente, troque o mar salgado pelas águas calmas e doces dos rios portugueses. Parta à aventura e atreva-se a descobrir algumas das melhores praias fluviais nacionais, perfeitas para dias em família ou com amigos!


Férias em Portugal: 10 Praias Fluviais de Norte a Sul



1. Praia Fluvial da Fraga da Pegada, Azibo

Crédito Imagem: National Geographic

Na região de Trás-os-Montes esconde-se a Praia Fluvial da Fraga da Pegada. Localizada na zona da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, esta é considerada a melhor praia fluvial nacional e é uma excelente opção para as suas férias em Portugal.

Esta praia, galardoada com a Bandeira Azul desde 2004, é a escolha ideal para quem procura um clima de tranquilidade em contacto com a Natureza. O local está equipado com todas as infraestruturas necessárias para garantir a segurança e conforto dos visitantes.

Para além do extenso areal, existe um parque infantil onde os mais pequenos podem passar um bom bocado. Para os mais aventureiros, também existem condições para a prática de desportos como remo, windsurf, canoagem e vela.


2. Praia Fluvial de Foz D’Égua, Serra do Açor

Crédito Imagem: NCultura

Se está à procura de um local mágico para as suas férias em Portugal, a Praia Fluvial de Foz D’Égua é uma das muitas opções que tem à disposição.

Situada a cerca de quatro quilómetros da aldeia do Piódão, na Serra do Açor, esta praia é conhecida pelas suas águas frescas e límpidas, que se fazem acompanhar por um ambiente de aspeto rural.

A área envolvente arborizada permite que existam vários locais de sombra natural. O local está preparado com infraestruturas de apoio à praia, que ajudam a garantir a segurança dos visitantes. A pensar nos mais novos, foi criada uma piscina infantil feita de água do rio.

Aqui existem também balneários, zonas de lazer e um bar, onde pode aproveitar para tomar um café ou comer um gelado.


3. Praia Fluvial do Vau, Arouca

Crédito Imagem: Arouca Geopark

Arouca ganhou um lugar de destaque no panorama nacional com os Passadiços do Paiva. No entanto, há mais para descobrir neste concelho!

Em Canelas, inserida na área protegida do Geopark de Arouca, fica a Praia Fluvial do Vau. Este é um dos locais onde os visitantes dos passadiços podem aproveitar para descansar e dar refrescantes mergulhos.

No local, rodeado de vegetação e com bastante sombra natural, existe um pequeno bar de apoio, com esplanada, onde pode tomar um café ou comer um gelado.

Para os amantes de desportos radicais, é também possível praticar canoagem e rafting, por exemplo.


4. Praia Fluvial de Gameiro, Mora

Crédito Imagem: Sapo Viagens

Inserida no Parque Ecológico do Gameiro, em Mora, a praia fluvial com o mesmo nome é um pequeno paraíso no Alentejo.

Longe da costa alentejana, este é o destino ideal para quem procura umas férias em Portugal com bastante tranquilidade e em contacto com a Natureza.

Com um ambiente muito sossegado e rodeado de vegetação, esta praia é perfeita para se refrescar quando o calor aperta. No espaço existe um bar, um parque infantil e um parque de campismo, mesmo ao lado da praia.

Para além dos banhos de sol e mergulhos, aqui também pode fazer canoagem ou aventurar-se nos dois percursos pedestres existentes.


5. Praia Fluvial do Poço da Broca, Serra da Estrela

Crédito Imagem: Olhares

Destino de Inverno de excelência, a Serra da Estrela também é uma ótima escolha para as férias em Portugal durante o Verão. Nesta região existem várias praias fluviais onde pode aproveitar os dias de calor, como a do Poço da Broca, em Vide.

Com águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante, esta praia fluvial destaca-se pela sua beleza natural e tranquilidade.

O nome é dado pela cascata que existe junto no local. Apesar da pequena dimensão, esta cascata faz a delícia dos visitantes e torna o lugar ainda mais mágico.

No local existe o “Restaurante Guarda Rios”, com esplanada, onde pode fazer uma pausa para almoçar ou comer uns petiscos.


6. Praia Fluvial do Alqueirão, Terras de Bouro

Crédito Imagem: National Geographic

O Gerês é a escolha de muitos turistas durante o Verão, dado o elevado número de praias fluviais que existem na região. A praia fluvial do Alqueirão, em Terras de Bouro, é uma delas.

Situada na albufeira da barragem da Caniçada, esta é considerada das melhores praias fluviais do Gerês e foi galardoada com a distinção de qualidade de ouro em 2019.

Para além do espaço amplo, ideal para relaxar, a zona oferece uma vasta oferta de atividades náuticas e caminhos ao longo da albufeira.

A praia fluvial conta com excelentes acessos e infraestruturas de apoio, como cafés e restaurantes.


7. Praia Fluvial das Azenhas, Vilar de Mouros

Crédito Imagem: CM Caminha

A praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, é outra das opções no Norte do país para quem quer fugir às multidões das praias costeiras.

Localizada nas margens do rio Coura e rodeada por uma verdejante vegetação, esta é considerada um verdadeiro oásis minhoto. A praia foi distinguida com a Bandeira Azul em 2018 e oferece várias infraestruturas de apoio e vigilância durante o período de época balnear.

A praia fluvial das Azenhas é um dos locais perfeitos para descansar e estar em contacto com a natureza durante as suas férias em Portugal.


8. Praia Fluvial da Aldeia do Mato, Abrantes

Crédito Imagem: Vortex Mag

Na albufeira de Castelo de Bode, em Abrantes, fica a praia fluvial da Aldeia do Mato. Distinguida com a Bandeira Azul pelo décimo ano consecutivo, esta é uma das principais atrações da região.

A praia tem uma piscina flutuante, divida em duas áreas diferentes, uma para adultos e outra para crianças. A segurança dos banhistas é assegurada pelo nadador salvador, presente durante a época balnear.

Este local distingue-se tanto pela natureza envolvente como pelas excelentes condições para atividades de lazer. Aqui pode aproveitar para fazer canoagem, mergulhos, passeios pedestres ou observar a fauna e flora.

A praia fluvial da Aldeia do Mato conta também com balneários e com um bar com esplanada.


9. Praia Fluvial de Adaúfe, Braga

Crédito Imagem: Olhares

A apenas 15 minutos do centro da cidade de Braga, a praia fluvial de Adaúfe, distinguida com a Bandeira Azul pelo quinto ano consecutivo, é o local perfeito para se refrescar durante os dias de calor.

Com uma enorme beleza natural e águas límpidas e calmas, esta praia conta com um extenso areal e relvado onde pode descansar e apanhar sol.

O parque de merendas, com assadores e mesas, é ideal para almoços em família ou com amigos. Para além disso, existe um café no local.

Pode também aproveitar para alugar uma gaivota ou uma canoa e navegar calmamente pelo rio Cávado.


10. Praia Fluvial do Pego do Fundo, Alcoutim

Crédito Imagem: Feeling Portugal

O Algarve é o destino estrela durante o Verão. Mas, para além das praias costeiras paradisíacas, a região também oferece várias opções para quem quer fugir às multidões do litoral.

A praia fluvial do Pego do Fundo, em Alcoutim, é uma dessas alternativas. O areal dourado e as águas tranquilas da Ribeira de Cadavais tornam-na na escolha perfeita para quem procura umas férias tranquilas no sul do país.

O ambiente natural e sossegado torna-se ainda mais atrativo graças às infraestruturas e serviços existentes. No local existe bar, balneário, parque de merenda e com um campo de voleibol.

A pensar na segurança dos banhistas, a praia é vigiada durante toda a época balnear.

Se quer aproveitar as suas férias em Portugal esta região, não deixe de conhecer os 5 segredos a descobrir no Algarve.


Estas são apenas dez das mais de 200 praias fluviais que pode visitar no nosso país. Aproveite estas férias em Portugal para ajudar a impulsionar a economia nacional e aventurar-se nos muitos tesouros turísticos nacionais!