Férias em Portugal: 5 Passadiços de Norte a Sul para um Fim de Semana Saudável

28 de Julho, 2020

Sem ideias para aproveitar os fins de semana de Verão? De Norte a Sul do país existem vários passadiços e trilhos perfeitos para momentos em família ou entre amigos. Descubra estes locais e comece a planear as suas férias em Portugal!

Este ano, a recomendação é que as viagens internacionais sejam evitadas. No entanto, isto não quer dizer que as férias de Verão estão canceladas! Esta é uma excelente oportunidade para aproveitar para conhecer os segredos e maravilhas que Portugal tem para oferecer.

De Norte a Sul, o nosso país tem opções para todos os gostos, desde praias fluviais para relaxar, cidades para explorar ou locais onde nos sentimos abraçados pela Natureza.

Os passadiços são um excelente destino durante o período de férias em Portugal. Aqui pode juntar o exercício com o contacto com a Natureza e momentos em família ou entre amigos.

Para o ajudar a planear as suas férias em Portugal ou apenas um fim de semana saudável, selecionamos 5 passadiços, de Norte a Sul do país, onde pode conhecer novos locais, relaxar e apreciar algumas das melhores paisagens do nosso país.

Férias em Portugal: 5 Passadiços de Norte a Sul


1. Passadiços do Paiva

Quando se fala de passadiços em Portugal, Arouca assume o protagonismo. Os Passadiços do Paiva já se tornaram num dos destinos preferidos para um fim de semana diferente.

Com mais de 17 km de extensão, estes passadiços são inseridos numa paisagem que se pode considerar um verdadeiro santuário natural. Durante o percurso verá locais como a Garganta do Paiva, a Cascata das Aguieiras e a Praia Fluvial do Vau.

Os Passadiços do Paiva já ganharam quatro prémios dos World Travel Awards consecutivos, o que os torna no destino perfeito para umas férias em Portugal longe dos destinos mais habituais.

2. Passadiços do Sistelo

(Crédito Imagem: VortexMag)

O Norte do país é repleto de locais perfeitos para as suas férias em Portugal, como é o caso de Sistelo, em Arco de Valdevez. Esta aldeia é a casa de alguns dos mais bonitos trilhos da região do Gerês.

Os Passadiços de Sistelo são um percurso pequeno, com apenas 2km. No entanto, estes fazem parte da Ecovia do Vez, que conta com um trilho de 32km. Caso esteja em família e pretenda encurtar o percurso, pode optar por começar na Ponte Medieval de Vilela e seguir em direção à Aldeia do Sistelo, num total de 11km.

Este trilho segue pelas margens do rio Vez, onde vai poder ver pontes medievais, capelas e, acima de tudo, paisagens incríveis. Para além disso, ao longo do percurso existem várias cascatas onde pode aproveitar para descansar e dar um mergulho.

3. Passadiços de Aveiro

(Crédito Imagem: Evasões)

Na “Veneza portuguesa” existem mais para descobrir do que ovos moles! Os Passadiços de Aveiro permitem desfrutar das paisagens da ria da cidade.

Este percurso, com cerca de 15km de ida e volta, começa no Canal de São Roque, perto do centro da cidade, e termina perto do rio Vouga. Durante a caminhada vai passar por bosques, pinhais e sapais com uma vista deslumbrante.

Caso esteja a planear as suas férias em Portugal com crianças, aconselhamos a encurtar o percurso e começar no Cais da Ribeira de Esgueira.

4. Passadiços do Penedo Furado

(Crédito Imagem: Público)

Apesar de se tratarem de um percurso relativamente curto, os Passadiços do Penedo Furado são um ótimo destino a descobrir nas suas férias em Portugal. A caminhada, que demora cerca de 20 minutos, é o plano ideal para um dia em família.

Este bonito percurso começa na praia fluvial do Penedo Furado e vai até à cascata com o mesmo nome. Este destino ainda é relativamente desconhecido entre a população portuguesa.

No final do percurso, quando chegar à cascata, não se fique por aí. Aventure-se e suba os degraus que estão talhados na rocha e descubra uma segunda cascata, que se situa entre penhascos.

5. Passadiços do Carvoeiro

(Crédito Imagem: Visão)

Destino de excelência de Verão, o Algarve tem muito mais para oferecer do que as praias. Os Passadiços do Carvoeiro são uma excelente opção para um fim de semana saudável e em contacto com a Natureza.

Com 1,5 km de extensão, este percurso começa na Capela da Nossa Senhora da Encarnação. Aqui pode aproveitar para apreciar a incrível paisagem da Praia do Carvoeiro, no miradouro com o mesmo nome da capela. Durante o percurso pode ver também as ruínas do forte da Nossa Senhora da Encarnação. O percurso termina no Algar Seco.


Estes são apenas cinco opções dos inúmeros passadiços que pode visitar durante as suas férias em Portugal. Aproveite este ano para descobrir os segredos que o nosso país tem para lhe oferecer e aprecie o melhor do turismo nacional.