Quarentena em Família: 10 Atividades para Fazer com Crianças em Casa

15 de Maio, 2020

Ficar em quarentena em família não é fácil, principalmente com filhos. Nós temos dez sugestões de atividades para fazer com crianças em casa que o podem ajudar!

O surto de COVID-19 levou-nos a entrar num período de quarentena e isolamento social com uma série de desafios associados. Estes desafios são ainda maiores para as famílias com crianças.

Com as escolas e infantários encerrados, os pais veem-se agora com o dilema de como ocupar os filhos durante o dia. Esta dificuldade torna-se ainda maior quando se está em regime de teletrabalho.

Por muito que se sinta stressado e ansioso, é essencial manter a calma e um pensamento positivo. A ansiedade e a forma como reagimos a determinadas situações é facilmente transmitida aos nossos filhos, levando a que estes também se sintam assim.

É importante que veja este período de quarentena em família como uma oportunidade de reaproximação e de criar relações ainda mais fortes. Ao passarem o dia todo juntos, pode aproveitar para dedicar mais tempo aos seus filhos e comunicar mais, algo que muitas vezes não conseguimos fazer com a correria do dia a dia.

Para ajudar a tirar melhor partido da quarentena em família, partilhamos consigo algumas atividades para fazer com crianças em casa!


10 Atividades para Fazer com Crianças em Casa


1. Cozinhar em Família

Cozinhar é muitas vezes uma tarefa aborrecida e até mesmo solitária. Mas durante a quarentena não precisa de ser assim!

Leve os mais novos para cozinha e crie verdadeiros momentos em família! Incluir os seus filhos na preparação das refeições é uma forma de passarem mais tempo juntos, mantê-los ocupados e ainda ter uma ajuda nas tarefas de casa. Caso não queira fazer disto uma rotina, pode sempre criar momentos específicos, como fazer bolos saudáveis, pizzas e algumas das receitas preferidas dos seus filhos.


2. Hora do Estudo

As escolas podem ter encerrado, mas isso não quer dizer que os mais novos não se devam dedicar aos estudos. Manter uma rotina é importante e, para ajudar, pode criar um horário semanal em que ficam estabelecidas as horas e disciplinas que vão estudar em cada dia. Tente que isto se torne uma realidade durante pelo menos uma hora por dia. Esta também é uma excelente oportunidade para acompanhar de forma mais próxima os estudos dos seus filhos e perceber quais são as suas maiores dificuldades e valências.


3. Jogos de Tabuleiros e Outros

Há quanto tempo não dedica umas horas a brincar de forma mais tradicional com os seus filhos? Entre jogos de tabuleiro e outros jogos mais tradicionais, não faltam opções.

Monopólio, Batalha Naval, Quem é Quem e Uno são alguns exemplos de atividades para fazer com crianças em casa que podem ajudar a passar o tempo de forma mais divertida.

Para além disso, pode sempre criar os seus próprios jogos com os seus filhos. Que tal uma caça ao tesouro pela casa?

Seja criativo e crie momentos inesquecíveis em família durante a quarentena!


4. Hora da História

Crie um momento do dia dedicado à partilha e leitura de histórias com os mais pequenos. Esta é uma das atividades para fazer com crianças em casa durante o período de quarentena em família.

Para além das histórias tradicionais, pode também inventar os seus próprios contos e quem sabe criar um livro com os seus filhos. Esta também é uma excelente forma para as crianças desenvolverem gosto e hábitos de leitura.


5. Visita a Museus


Hoje em dia pode correr o mundo... sem sair de casa! Para contornar o encerramento devido ao surto de COVID-19, muitos museus internacionais criaram tours virtuais que pode aproveitar para fomentar o gosto pela arte e cultura nos mais novos.

Conheça alguns dos museus e galerias internacionais que disponibilizam visitas online, aqui (link artigo 11 galerias e museus internacionais para visitar sem sair de casa)


6. Sessões de Cinema

Que tal terminar os dias de quarentena em família com uma sessão de cinema? Escolha um filme para cada dia e prepare a sua sala para um momento de descontração e muitos risos.

Para além dos filmes de animação preferidos dos seus filhos, podem também incluir no seu plano alguns filmes familiares adequados para crianças. Para tornar este momento ainda melhor, não se esqueça das pipocas!


7. Desfile de Moda / Disfarces

Está sem ideias para ocupar o tempo com os mais novos? Que tal organizar um desfile de moda ou de máscaras?

Reúna a família, crie temáticas divertidas e deixe que os mais novos sejam as estrelas da passerelle!

Uma forma de tornar esta atividade mais dinâmica é torná-la num jogo. Escreva diferentes temas ou personagens e escreva em pequenos papeis. Depois deixe que os seus filhos tirem um à sorte e ajude-os a vestir a rigor!


8. Criar a Sua Pista de Dança

Nem sempre é fácil esgotar a energia dos mais novos quando se está o dia todo dentro de casa. Para evitar correrias durante o dia e birras na hora de deitar, pode sempre criar a sua pista de dança em casa.

Junte a família e façam uma playlist das músicas preferidas de cada um. Depois é só libertar um espaço para que todos possam dançar.

Os grandes hits infantis também são uma excelente opção para divertir os mais novos, principalmente quando têm coreografias próprias!


9. Trabalhos Manuais

Pintar, desenhar e outros pequenos trabalhos manuais são excelentes opções de atividades para fazer com crianças em casa.

Para além dos desenhos e pinturas, pode aproveitar este tempo de quarentena em família para criar pequenos objetos de decoração. Com pasta de modelar pode fazer, juntamente com os seus filhos, porta chaves, bases para copos, imanes para o frigorifico e muito mais.

Pode até fazer várias versões para oferecer mais tarde a familiares e amigos!


10. Jogar Vídeo Jogos

É muito provável que durante uma situação normal isto fosse algo que ia tentar evitar ao máximo. Até porque grande parte das crianças já passa demasiado tempo em frente a ecrãs durante o dia.

No entanto, os vídeo jogos são uma das atividades para fazer com crianças em casa em que pode apostar. Mas atenção, tente limitar o tempo que os seus filhos dedicam a este passatempo e, caso seja possível, defina um horário específico.

Caso esteja a trabalhar a partir de casa, consulte também as nossas dicas para manter a produtividade aqui