Regresso à Rotina: Como Recuperar a Forma Depois das Férias em 5 Passos

7 de Setembro, 2021 beber-agua-monchique

Cometeu alguns excessos durante as férias de Verão? Não se preocupe! Nós explicamos-lhe como recuperar a forma depois das férias em 5 passos.


Setembro é, para a maioria das pessoas, sinónimo de regresso à rotina. Depois de alguns dias de descanso, é hora de voltar ao trabalho e retomar o estilo de vida habitual, deixando de lado os excessos e descontração de umas férias bem passadas.

Entre gelados, refeições mais rápidas, sangria e outras bebidas, nas férias sentimos uma maior tentação para esquecer a alimentação equilibrada e aproveitar ao máximo as nossas comidas e bebidas preferidas. E o resultado são, normalmente, uns quilinhos a mais.

Se este é o seu caso, não se preocupe. Agora que desfrutou ao máximo das férias e aproveitou para descansar, é hora de regressar ou até mesmo criar uma nova rotina de forma a conseguir recuperar a forma.

Mas atenção e não se deixe consumir por este objetivo. A ânsia de conquistar ou reconquistar a forma física pode ser um inimigo. Isto porque, muitas vezes, temos tendência a procurar soluções rápidas que normalmente incluem comportamentos pouco ou nada saudáveis.

É importante perceber que se trata de um processo e que, como tal, vai demorar o seu tempo a conquistar os objetivos. Mas não desespere! Nós explicamos-lhe como recuperar a forma depois das férias em 5 passos muito simples.


Como Recuperar a Forma Depois das Férias em 5 Passos


1. Aposte numa alimentação equilibrada

salada-verao-agua-monchique

Uma alimentação equilibrada é um dos pontos essenciais para um estilo de vida saudável e com foco no bem-estar. E este também deve ser um dos seus focos se quer recuperar a forma depois das férias.

Nas primeiras semanas no regresso à rotina, é importante que se esforce por evitar alimentos inflamatórios, tal como o açúcar e os alimentos processados. Além disso, também deve deixar refeições pesadas e com muita gordura fora da sua rotina.

Durante este período em que procura recuperar a forma, os vegetais devem ser os principais protagonistas dos seus pratos. Estes alimentos são ricos em fibra, vitaminas e minerais, que são essenciais para a recuperação do organismo e para a eliminação de toxinas.

Uma ótima forma de conseguir consumir mais vegetais e legumes é através da sopa. Faça deste o seu primeiro prato tanto ao almoço como ao jantar.

Para além disso, é importante incluir a fruta no seu dia-a-dia. Seja como sobremesa no final das refeições ou integrada no pequeno-almoço ou lanche, não deve deixar de consumir uma a três porções de fruta todos os dias.


2. Pratique exercício físico

praticar-exercicio

Não é novidade que, tal como a alimentação saudável, a prática de exercício físico é parte integrante de um estilo de vida equilibrado. E, neste regresso à rotina, este é um ponto essencial para recuperar a forma depois das férias.

Segundo a Direção Geral da Saúde, é recomendado que pratiquemos entre 30 a 60 minutos de atividade física diariamente, durante cinco dias por semana. Vamos então aproveitar este mês de recomeços para criar uma rotina de treino.

Com isto não queremos dizer que tem de se ir já inscrever num ginásio e começar a fazer treinos pesados. Existem exercícios muito simples que podem ser implementados no nosso dia-a-dia, pequenos hábitos que ajudam a combater o sedentarismo e fazem a diferença no nosso bem-estar.

Se não está habituado a praticar exercício de forma regular, comece de forma simples e gradual. Meia hora de caminhada todos os dias, seja logo pela manhã ou ao final do dia, já é um excelente começo.

Para além disso, é importante que evite passar o dia todo sentado. Ao longo do horário de trabalho, faça pausas e caminhe ou faça alongamentos. Acredite, o seu corpo e sua mente vão agradecer.


3. Não se esqueça de descansar

garrafa-agua-monchique

Um estilo de vida saudável deve ter sempre como base o equilíbrio. O descanso é tão ou mais necessário do que o exercício físico para a nossa saúde. Por isso, este também deve fazer parte das suas prioridades para recuperar a forma depois das férias.

Dormir tem um papel fundamental para o nosso organismo. São estas horas de descanso que permitem que o nosso corpo recupere do dia que passou e se prepare para enfrentar um novo dia.

Contudo, sabemos que nem sempre é fácil conseguir ter um sono de qualidade no regresso à rotina. Para além das férias serem um período propício à desregulação dos horários de sono, o stress de voltar ao trabalho acaba por prejudicar o descanso.

É por isso que, durante este período de adaptação, se deve esforçar por criar e manter uma rotina de sono. É importante que se tente deitar e levantar sempre à mesma hora, de forma a que o seu organismo comece a associar essas horas ao momento de descansar.

Por outro lado, também é muito importante ter em atenção o que faz antes se deitar. Antes de dormir, evite utilizar ecrãs – telemóvel, televisão, fazer exercício físico ou comer em excesso. Estes três pontos vão ajudar a que tenha uma noite mais descansada e um sono com melhor qualidade.


4. Defina objetivos, mas seja tolerante consigo mesmo

Em qualquer processo de mudança e/ou transição, definir objetivos é uma parte essencial. O mesmo se aplica para este processo de regresso à rotina e para recuperar a forma depois das férias.

Antes de começar, tire algum tempo para pensar quais são as metas que quer atingir. Quer perder peso? Quer tonificar o corpo? Ou simplesmente adotar um estilo de vida mais saudável?

Mas atenção, defina os seus objetivos de forma consciente e realista! Estabelecer metas impossíveis de alcançar só o vão deixar mais desmotivado, uma vez que não vai conseguir obter os resultados pretendidos.

Contudo, acima de tudo é importante que exista tolerância consigo mesmo. Não é fácil mudar de hábitos, principalmente depois de um período tão relaxado e sem regras como as férias. É normal que por vezes não consiga manter o foco e acabe por cometer um deslize, seja uma refeição mais pesada ou um dia em que não lhe apetece fazer exercício.

Se isto acontecer, não pense que está tudo perdido! O importante é saber reconhecer que todos erramos e que o amanhã é uma nova oportunidade de mudança que deve abraçar com toda a dedicação.


5. Mantenha-se hidratado durante o dia, todos os dias

agua-monchique-na-sua-mao

Nunca é demais repetir a importância que a água tem no nosso corpo. Este elemento essencial à vida tem um papel fundamental no que toca a vários processos fisiológicos tão básicos e importantes como a circulação, a digestão e a eliminação de toxinas do organismo.

Para além de ajudar a que o organismo funcione em pleno, a ingestão de água também ajuda ao sentimento de bem-estar. Segundo os especialistas de saúde, devemos ingerir entre 1,5 a 2 litros de água por dia, sendo que esta ingestão deve ser feita de forma regular ao longo de todo o dia. Mas a água não é toda igual. O pH da água, que varia de marca para marca, também tem impacto no seu organismo.

O corpo humano deve manter um pH neutro, ou seja, 7. Contudo, o estilo de vida atual e as nossas escolhas alimentares levam a que este seja comprometido. É por isso que muitos especialistas aconselham a ingestão de águas alcalinas, como é o caso da Água Monchique.

Esta água tem um pH de 9,5, o mais elevado dentro da oferta disponível no mercado e está disponível em diferentes formatos e tamanhos, para que possa escolher o que melhor se adapta a cada momento do seu dia-a-dia.

aguas-monchique-tamanhos-variados

Publicado em 07/09/2021