Vida Saudável: 5 Formas de Manter a Hidratação Durante o Verão

1 de Julho, 2021

Não existem dúvidas que a água é um dos elementos mais importantes do nosso corpo. Mas será que sabe como manter a hidratação durante o Verão? Descubra como garantir a hidratação nos dias mais quentes com 5 dicas simples.

A importância da água para o nosso organismo é um tema que dispensa apresentações. Não é novidade que o nosso corpo é constituído em 70% por este elemento e, por isso mesmo, este é essencial para uma vida saudável e equilibrada.

A água é uma parte essencial para diversos processos fisiológicos básicos, tais como a digestão e a circulação. É por isso que se torna fundamental garantir que conseguimos manter-nos hidratados durante o nosso dia-a-dia.

Contudo, este também é um assunto que muitas pessoas acabam por não dar a devida importância. É essencial manter a hidratação do organismo durante todo o ano, mas no Verão este fator assume um destaque ainda maior.

Com a subida das temperaturas, o nosso organismo liberta ainda mais líquidos. Este processo ocorre através da transpiração, da respiração, da função renal e da função gastrointestinal. Sendo assim, é nesta altura que deve ter ainda mais atenção à quantidade de água que ingere.

Existem formas muito simples e práticas de manter a hidratação durante o Verão e que pode – e deve – aplicar também durante o resto do ano. Nós temos 5 sugestão que o vão ajudar nesta tarefa!


5 Formas de Manter a Hidratação Durante o Verão



1. Opte por alimentos ricos em água

Os alimentos que consome ao longo do dia também são fortes aliados para manter a hidratação durante o Verão. As escolhas alimentares que fazemos podem ser responsáveis por uma percentagem superior a 20% da ingestão diária de líquidos.

As frutas e legumes são uma boa aposta uma vez que, para além de serem ricas em água, também contêm sais minerais e nutrientes. Muitos dos alimentos típicos da estação são naturalmente ricos em água, tal como o melão, os morangos e melancia, por exemplo.

Para além destas frutas serem uma excelente opção para lanches saudáveis, também pode utilizar para dar mais sabor à água. Aliás, se tem dificuldade em beber as quantidades de água recomendadas, a mistura de frutas e legumes são uma forma de tornar esta bebida mais apetecível.


2. Diminua o consumo de sal

Não é por acaso que, no Verão, temos tendência a preferir refeições mais leves e frescas. Nos dias mais quentes, o nosso corpo necessita de fazer um esforço extra para conseguir controlar a temperatura corporal.

Ao ingerir alimentos pesados temos tendência a sentir-nos mais pesados e com falta de energia. Isto acontece porque as gorduras e alimentos mais “pesados” exigem um maior esforço por parte do sistema digestivo para que sejam processados.

O sal é um dos temperos que deve reduzir ou até mesmo evitar durante os dias mais quentes. Isto porque ajuda a reter os líquidos do organismo, resultando numa digestão mais lenta e numa sensação de sede.

Por isso, durante os dias mais quentes, e de forma a manter a hidratação do seu corpo, reduza ao máximo o sal na preparação das suas refeições e faça escolhas mais leves e saudáveis.


3. Evite bebidas alcoólicas

Quando os dias aquecem, uma cerveja ou um cocktail ao final do dia sabe especialmente bem. Principalmente se for numa esplanada, à beira mar, e com amigos. Contudo, isto é algo que deve evitar de forma a ter uma vida saudável e manter a hidratação durante o Verão.

Apesar de serem uma opção fresca e tentadora, as bebidas alcoólicas têm um efeito diurético no nosso organismo. Sempre que consumimos álcool, temos tendência a perder mais água, principalmente através da urina, o que leva à desidratação.

Isto não significa que tem de abdicar complemente de uma bebida ao final do dia. Simplesmente, tente sempre intercalar estas bebidas com água, de forma a conseguir repor a hidratação do organismo. E, acima de tudo, beba com moderação e consciência.


4. Evite a exposição prolongada ao sol

Sabemos que apanhar sol é uma das atividades preferidas durante os dias de sol e calor e que conseguir um bronzeado de sonho é um dos objetivos do Verão. No entanto, é sempre importante relembrar que as temperaturas elevadas são um inimigo da hidratação.

Por isso mesmo, e se não quer abdicar do seu bronze e dos dias de praia, lembre-se que deve sempre reforçar o consumo de água e alimentos ricos em água. Leve sempre consigo uma garrafa de 1,5 litros para ir bebendo ao longo do dia e escolha alguns dos frutos que referimos acima para os lanches da manhã e tarde.


5. Aumente o consumo de água diário

Claro que uma das formas mais eficazes de manter a hidratação durante o Verão e todo o ano é beber água. Pode parecer uma dica banal, mas a verdade é que faz uma grande diferença no funcionamento do seu organismo.

O primeiro passo para garantir a hidratação nos dias mais quentes é ter sempre consigo uma garrafa de água. Seja durante o dia de trabalho, uma caminhada, na praia ou enquanto pratica exercício, é fundamental que beba água de forma regular.

Apesar da recomendação ser 1,5 litros de água por dia, este valor depende de pessoa para pessoa. Mas tão importante quanto a quantidade de água que se ingere, é que esta ingestão seja feita ao longo do dia. Por isso, se tem tendência a esquecer-se de beber água, coloque alarmes no telemóvel de 30 em 30 minutos.


Vida Saudável: Á Água Não É Toda Igual

A água não é toda igual e essa diferença deve-se, principalmente ao seu pH. Este medidor mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução.

Uma água com um pH entre 5 e 6,5 é considerada ácida, enquanto as que têm um pH de 7 são neutras. Já as águas com um pH superior a 7,5 são consideradas alcalinas.

O corpo humano deve ter um pH neutro, ou seja, de 7. Contudo, a alimentação e escolhas que fazemos no dia-a-dia podem levar a que este se altere e se torne ácido. É por isso que deve escolher águas neutras ou, preferencialmente, alcalinas.

Os benefícios de escolher uma água alcalina são apontados por inúmeros especialistas e entre eles contam-se a eliminação de toxinas do organismo, a melhoria do funcionamento do estômago, pâncreas e rins e ainda a ajuda na perda de massa gorda.

Entre as diferentes opções que existem no mercado, a Água Monchique destaca-se pelo seu pH de 9,5, o mais elevado dentro da oferta existente. Isto faz com que esta marca seja a escolha de muitos especialistas de saúde.

A Água Monchique oferece uma gama alargada de embalagens, que se adapta na perfeição a todos os momentos do seu dia, quer seja sozinho ou em família. Há sempre uma Monchique que pode levar consigo!

Publicado em 01/07/2021