Vida Saudável: 5 Formas de Manter a Hidratação Durante o Verão

1 de Julho, 2021

Não existem dúvidas que a água é um dos elementos mais importantes do nosso corpo. Mas será que sabe como manter a hidratação durante o Verão? Descubra como garantir a hidratação nos dias mais quentes com 5 dicas simples.

A importância da água para o nosso organismo é um tema que dispensa apresentações. Não é novidade que o nosso corpo é constituído em 70% por este elemento e, por isso mesmo, este é essencial para uma vida saudável e equilibrada.

A água é uma parte essencial para diversos processos fisiológicos básicos, tais como a digestão e a circulação. É por isso que se torna fundamental garantir que conseguimos manter-nos hidratados durante o nosso dia-a-dia.

Contudo, este também é um assunto que muitas pessoas acabam por não dar a devida importância. É essencial manter a hidratação do organismo durante todo o ano, mas no Verão este fator assume um destaque ainda maior.

Com a subida das temperaturas, o nosso organismo liberta ainda mais líquidos. Este processo ocorre através da transpiração, da respiração, da função renal e da função gastrointestinal. Sendo assim, é nesta altura que deve ter ainda mais atenção à quantidade de água que ingere.

Existem formas muito simples e práticas de manter a hidratação durante o Verão e que pode – e deve – aplicar também durante o resto do ano. Nós temos 5 sugestão que o vão ajudar nesta tarefa!


5 Formas de Manter a Hidratação Durante o Verão



1. Opte por alimentos ricos em água

Os alimentos que consome ao longo do dia também são fortes aliados para manter a hidratação durante o Verão. As escolhas alimentares que fazemos podem ser responsáveis por uma percentagem superior a 20% da ingestão diária de líquidos.

As frutas e legumes são uma boa aposta uma vez que, para além de serem ricas em água, também contêm sais minerais e nutrientes. Muitos dos alimentos típicos da estação são naturalmente ricos em água, tal como o melão, os morangos e melancia, por exemplo.

Para além destas frutas serem uma excelente opção para lanches saudáveis, também pode utilizar para dar mais sabor à água. Aliás, se tem dificuldade em beber as quantidades de água recomendadas, a mistura de frutas e legumes são uma forma de tornar esta bebida mais apetecível.


2. Diminua o consumo de sal

Não é por acaso que, no Verão, temos tendência a preferir refeições mais leves e frescas. Nos dias mais quentes, o nosso corpo necessita de fazer um esforço extra para conseguir controlar a temperatura corporal.

Ao ingerir alimentos pesados temos tendência a sentir-nos mais pesados e com falta de energia. Isto acontece porque as gorduras e alimentos mais “pesados” exigem um maior esforço por parte do sistema digestivo para que sejam processados.

O sal é um dos temperos que deve reduzir ou até mesmo evitar durante os dias mais quentes. Isto porque ajuda a reter os líquidos do organismo, resultando numa digestão mais lenta e numa sensação de sede.

Por isso, durante os dias mais quentes, e de forma a manter a hidratação do seu corpo, reduza ao máximo o sal na preparação das suas refeições e faça escolhas mais leves e saudáveis.


3. Evite bebidas alcoólicas

Quando os dias aquecem, uma cerveja ou um cocktail ao final do dia sabe especialmente bem. Principalmente se for numa esplanada, à beira mar, e com amigos. Contudo, isto é algo que deve evitar de forma a ter uma vida saudável e manter a hidratação durante o Verão.

Apesar de serem uma opção fresca e tentadora, as bebidas alcoólicas têm um efeito diurético no nosso organismo. Sempre que consumimos álcool, temos tendência a perder mais água, principalmente através da urina, o que leva à desidratação.

Isto não significa que tem de abdicar complemente de uma bebida ao final do dia. Simplesmente, tente sempre intercalar estas bebidas com água, de forma a conseguir repor a hidratação do organismo. E, acima de tudo, beba com moderação e consciência.


4. Evite a exposição prolongada ao sol

Sabemos que apanhar sol é uma das atividades preferidas durante os dias de sol e calor e que conseguir um bronzeado de sonho é um dos objetivos do Verão. No entanto, é sempre importante relembrar que as temperaturas elevadas são um inimigo da hidratação.

Por isso mesmo, e se não quer abdicar do seu bronze e dos dias de praia, lembre-se que deve sempre reforçar o consumo de água e alimentos ricos em água. Leve sempre consigo uma garrafa de 1,5 litros para ir bebendo ao longo do dia e escolha alguns dos frutos que referimos acima para os lanches da manhã e tarde.


5. Aumente o consumo de água diário

Claro que uma das formas mais eficazes de manter a hidratação durante o Verão e todo o ano é beber água. Pode parecer uma dica banal, mas a verdade é que faz uma grande diferença no funcionamento do seu organismo.

O primeiro passo para garantir a hidratação nos dias mais quentes é ter sempre consigo uma garrafa de água. Seja durante o dia de trabalho, uma caminhada, na praia ou enquanto pratica exercício, é fundamental que beba água de forma regular.

Apesar da recomendação ser 1,5 litros de água por dia, este valor depende de pessoa para pessoa. Mas tão importante quanto a quantidade de água que se ingere, é que esta ingestão seja feita ao longo do dia. Por isso, se tem tendência a esquecer-se de beber água, coloque alarmes no telemóvel de 30 em 30 minutos.


Vida Saudável: Á Água Não É Toda Igual

A água não é toda igual e essa diferença deve-se, principalmente ao seu pH. Este medidor mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução.

Uma água com um pH entre 5 e 6,5 é considerada ácida, enquanto as que têm um pH de 7 são neutras. Já as águas com um pH superior a 7,5 são consideradas alcalinas.

O corpo humano deve ter um pH neutro, ou seja, de 7. Contudo, a alimentação e escolhas que fazemos no dia-a-dia podem levar a que este se altere e se torne ácido. É por isso que deve escolher águas neutras ou, preferencialmente, alcalinas.

Os benefícios de escolher uma água alcalina são apontados por inúmeros especialistas e entre eles contam-se a eliminação de toxinas do organismo, a melhoria do funcionamento do estômago, pâncreas e rins e ainda a ajuda na perda de massa gorda.

Entre as diferentes opções que existem no mercado, a Água Monchique destaca-se pelo seu pH de 9,5, o mais elevado dentro da oferta existente. Isto faz com que esta marca seja a escolha de muitos especialistas de saúde.

A Água Monchique oferece uma gama alargada de embalagens, que se adapta na perfeição a todos os momentos do seu dia, quer seja sozinho ou em família. Há sempre uma Monchique que pode levar consigo!

Publicado em 01/07/2021

Todos nós criamos expectativas para diferentes situações da nossa vida. No entanto, as coisas nem sempre correm de acordo com o esperado. Partilhamos consigo 5 truques para gerir as expectativas e diminuir frustrações.

A temática de saúde e bem-estar mental tornou-se num tema cada vez mais comum. Falamos muitas vezes na necessidade de saber gerir sentimentos, mas deixamos de lado uma parte extremamente importante: a gestão de expectativas.

Criar expectativas é algo natural para o ser humano. De alguma forma queremos ser capazes de prever o futuro, anteciparmos situações de forma a conseguirmos dar uma resposta que leve à concretização dos nossos desejos. Mas todos sabemos que isso não é algo assim tão linear.

As expectativas que criamos estão intrinsecamente ligadas à noção de felicidade, algo que assume uma forma diferente para cada pessoa. Todos queremos ser felizes, no entanto, não existe um conceito previamente definido para isso, até porque a felicidade é mutável e vai variando de acordo com o momento em que nos encontramos.

Mas, afinal, como podemos alcançar essa felicidade? É importante perceber que esta nunca pode ser a ausência de problemas nem usufruir apenas do lado bom das coisas. Alcançar a felicidade depende unicamente de nós e, para isso, é importante sabermos encarar os desafios e problemas com que nos podemos deparar.

No entanto, nesta busca pela felicidade, acabamos por criar expectativas. Seja em relação a situações, a momentos ou até pessoas, temos uma tendência natural para criar uma versão dos acontecimentos na nossa cabeça e esperar que as coisas se desenrolem exatamente como imaginamos.

O problema é que, normalmente, as situações não acontecem de acordo com aquilo que queremos. O que acontece depois? Ficamos desiludidos e temos de lidar com as expectativas frustradas.

Para sermos felizes, é importante saber fazer a gestão das nossas expectativas e não tentar eliminá-las da nossa vida. Uma vida sem expectativas é sinónimo de deixarmos de ter desejos e ambições. O truque passa por saber aceitar a realidade e estarmos preparados para os possíveis imprevistos.

Para o ajudar a ser mais feliz, partilhamos consigo 5 truques para gerir as expectativas e diminuir frustrações. Pequenos passos fazem toda a diferença e podem ajudá-lo a encarar a vida de forma mais positiva e feliz.

5 Truques para Gerir as Expectativas

1. Comece por identificar e testar as suas expectativas

Como já referimos, criar expectativas é algo natural para nós enquanto pessoas. Contudo, sermos capazes de as identificar e testar as possibilidades é um dos passos para gerir as expectativas e, assim, diminuir o sentimento de frustração.

Tire um momento para perceber se está a criar expectativas sobre algo ou alguém e questione: “Será que estou a basear-me na realidade”?

Testar a realidade das hipóteses que criámos na nossa mente é uma ótima forma de evitar frustrações por estarmos à espera de algo que, na verdade, nunca foi uma possibilidade real. Caso tenha dificuldade em “manter os pés na terra”, peça ajuda a amigos ou familiares.

2. Observe as pessoas à sua volta

Somos seres sociais e, como tal, o contacto com o outro é uma parte muito importante da nossa vida. Mas também é um dos pontos onde é mais comum surgirem expectativas irrealistas.

A criação de expectativas em relação a outras pessoas é um mecanismo de defesa para nos ajudar a lidar com as diferenças que existem entre nós e os outros. Assim, projetamos nas pessoas aquilo que queremos que elas sejam e façam, o que resulta, na maioria das vezes, em frustração.

Observar as pessoas e perceber como elas são realmente, como agem e pensam, é um dos truques para gerir as expectativas. Este passo simples ajuda a que tenhamos uma maior noção entre aquilo que as pessoas realmente são e o que podemos esperar delas, sem criar expectativas irrealistas.

3. Aprenda a não esperar mudanças

Ainda dentro das relações que estabelecemos com os outros, é muito comum acreditarmos que podemos mudar as pessoas à nossa volta. No fundo, projetamos no outro aquilo que queremos que ele seja, o que, normalmente, leva a desilusões.

É necessário ter noção dos limites das nossas ações, o que somos capazes de fazer ou não. A mudança, para acontecer, tem de ser um projeto individual, levado a cabo por cada um em relação a si mesmo e, por isso, é muito difícil fazer as pessoas mudar de acordo com as nossas expectativas.

Temos de perceber que cada um tem a sua própria realidade, uma bagagem de experiências e de emoções que moldam a nossa personalidade. Aceitar e respeitar isso ajuda a criar relações mais realistas e é um dos passos para que consiga gerir expectativas e diminuir frustrações.

4. Aposte na comunicação

Como já referimos, somos seres sociais e a comunicação é algo que nos é intrínseco. No entanto, nem sempre sabemos expressar-nos da melhor forma. Saber comunicar é um ponto essencial para gerir expectativas, principalmente na relação com os outros.

Ninguém vai conseguir adivinhar quais são os nossos objetivos, preocupações ou desejos se não falarmos sobre eles. Por isso, é importante sabermos expressar-nos e transmitir os nossos sentimentos e as nossas metas às pessoas que fazem parte da nossa vida.

Para além disso, também deve ser claro nas expectativas que tem. Nem sempre elas serão respeitadas e/ou alcançadas, mas saber que o outro tem noção daquilo que esperamos é bom. Criar esta comunicação é um ótimo passo para evitar frustrações e desentendimento desnecessários.

5. Aprenda a lidar com a frustração

Quer seja nas relações com os outros, no trabalho ou em qualquer ponto da sua vida, é essencial perceber que nem sempre as coisas vão correr de acordo com o esperado. Reconhecer esta possibilidade é um ponto essencial para gerir expectativas e diminuir frustrações.

Da mesma forma que criamos expectativas, é importante estarmos preparados para que as coisas aconteçam de forma completamente diferente do esperado. Existem sempre imprevistos que não conseguimos controlar e não devemos deixar que isto seja capaz de nos abalar. 

Os cinco passos que descrevemos acima são mudanças extremamente simples, contudo, nem sempre fáceis de implementar. É importante que encare esta mudança como um percurso, algo que deve acontecer de forma gradual e que deve trabalhar todos os dias para ser cada vez mais natural em si.

Aproveite também para conhecer os 7 passos para adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia (https://blog.aguamonchique.pt/7-passos-para-adotar-uma-atitude-mais-otimista-no-seu-dia-a-dia/).