10 Dicas para Combater o Stress no Dia-a-Dia

26 de Fevereiro, 2021

Os sentimentos de ansiedade e preocupação são algo bastante comum para si? Descubra como combater o stress no seu dia-a-dia com estas dicas muito simples!

Vivemos a um ritmo cada vez mais acelerado. Entre o trabalho, o trânsito e todas as tarefas que temos para fazer, é normal que, muitas das vezes, sejamos invadidos por sentimentos menos positivos.

O stress e a ansiedade são cada vez mais comuns entre a população. Estes podem ter diversas consequências a nível físico e mental. Dores de cabeça, problemas de memória, insónias e irritabilidade são algumas das mais comuns. Para além disso, este também pode ter uma forte influência na sua produtividade.

No entanto, é impossível eliminar o stress dos nossos dias. Aquilo que podemos – e devemos – fazer é aprender a lidar com ele e encontrar formas de diminuir o impacto que este tem na nossa vida.

Existem pequenos gestos que podem fazer toda a diferença e que vão ajudá-lo a adotar uma atitude mais positiva. Hoje partilhamos consigo 10 dicas para combater o stress no dia-a-dia e conseguir tirar maior proveito de todos os momentos.


10 Dicas para Combater o Stress no Dia-a-Dia



1. Comece o dia com exercício

A prática de exercício físico é uma das formas de combater o stress no dia-a-dia. De manhã, antes de tomar um duche, tire alguns minutos para exercitar o seu corpo. Isto vai ajudar a que comece o dia com mais energia e a relaxar, ao mesmo tempo.

A prática de atividade física, para além de ter inúmeros benefícios para o seu corpo, ajuda a diminuir a quantidade de cortisol, uma hormona ligada ao stress. Além disso, também ajuda a libertar endorfinas que promovem o bem-estar.


2. Durma descansado

O cansaço, tanto físico como mental, é um dos fatores que ajuda a desencadear o stress e a ansiedade. Por isso mesmo, é essencial que consiga ter noites de sono descansado e de qualidade.

Dormir entre 7 a 8 horas por noite é um dos pontos imprescindíveis para que o seu corpo consiga recuperar do cansaço do dia que passou. O descanso também é fundamental para que o seu organismo funcione em pleno. Descubra como pode melhorar este ponto com estas sete dicas para um sono mais saudável.


3. Faça uma pausa do computador - e outros dispositivos eletrónicos

Todos os dias passamos um elevado número de horas em frente ao computador. Aprender a desligar é um dos pontos que ajuda a combater o stress. É cada vez mais importante aprender a separar o tempo dedicado ao trabalho do tempo pessoal.

No entanto, não é apenas do computador que se deve afastar. Todos os outros dispositivos eletrónicos, como televisão, telemóvel e/ou tablet, podem estar na origem do stress. Todos os dias, dedique algum tempo a fazer coisas que gosta e deixe de lado os ecrãs.


4. Planeie os seus dias

Uma boa gestão do tempo é uma das formas mais eficazes de combater o stress no dia-a-dia. Ao elaborar um planeamento para os seus dias e/ou semanas, vai ter uma sensação de controlo que vai trazer mais calma aos seus dias.

Todos os dias, comece o seu dia de trabalho com uma listagem das tarefas que tem para fazer. Isto vai ajudá-lo a organizar e gerir melhor o seu tempo e, consequentemente, ter uma noção dos objetivos a cumprir.

No entanto, este planeamento não deve ser feito apenas a nível profissional, mas também pessoal. Ao Domingo, por exemplo, faça uma lista das tarefas que tem para fazer nessa semana e divida-a pelos diferentes dias da semana, de forma a que consiga organizar melhor o seu tempo e aproveitar ao máximo o tempo livre.


5. Aproveite os tempos livres

Saber desfrutar dos tempos livres também é um dos pontos que o ajuda a combater o stress. Ao ter um planeamento das tarefas da semana, como explicamos no ponto acima, vai conseguir aproveitar melhor estes períodos de paz.

Aproveite o tempo disponível, tanto ao final do dia de trabalho como ao fim de semana, para se dedicar àquilo que realmente gosta de fazer. Por vezes, bastam uns minutos de leitura do seu autor preferido, a ouvir as músicas de que gosta ou a brincar com os seus filhos, para se sentir revigorado.

Acredite, são estes pequenos momentos, por muito curtos que sejam, que lhe vão dar ânimo para enfrentar todas as tarefas que tem para fazer!


6. Mantenha a sua casa organizada

Ter a casa limpa e organizada pode fazer maravilhas pelo psicológico! A nossa casa deve ser o nosso porto seguro, o local onde podemos descansar depois de um longo dia de trabalho.

Se chegar a casa e esta estiver arrumada, vai ser invadido por uma sensação de calma e tranquilidade. Por outro lado, se esta estiver desarrumada e suja, vai sentir-se ansioso e stressado. Por isso mesmo, antes de sair de casa para trabalhar, esforce-se por deixar tudo organizado. Assim, no final do dia, vai poder aproveitar melhor o seu tempo livre.

Para além disso, adira ao movimento de “destralhar”. Livre-se das coisas de que realmente não precisa e aposte no minimalismo. Ao fazer isto, a sua casa vai parecer automaticamente mais organizada e cada objeto terá o seu lugar.


7. Cuide de si, todos os dias

Como referimos no ponto relativo ao tempo livre, é importante tirar alguns momentos para si. Fazer o que mais gosta é uma das melhores formas de combater o stress no dia-a-dia.

Cuidar de si é essencial para o seu bem-estar. Para além das atividades que lhe dão mais prazer, é importante que cuide do seu corpo. Como? Com uma alimentação equilibrada e com a prática de exercício regular. Estes dois elementos combinados têm um poder enorme no seu bem-estar físico e mental.

Mas não se fique por aqui, cuidar de si também pode incluir ir ao cabeleireiro, tomar um banho relaxante, fazer uma máscara facial, entre muitas outras coisas. O importante é que dedique algum tempo a sentir-se bem consigo próprio.


8. Faça exercícios de relaxamento

Os alongamentos e exercícios de respiração e relaxamento são um forte aliado no combate ao stress. Durante o dia de trabalho, ao final do dia ou antes de dormir, tire algum tempo para fazer este tipo de exercícios.

A meditação, por exemplo, é uma forma muito eficaz para conseguir relaxar. Esta pode ser feita em qualquer lugar e produz efeitos imediatos. Concentre-se numa palavra ou frase que tenha uma conotação positiva para si, como “calma”, “amor” ou “paz”. Deixe que os sentimentos felizes e tranquilizantes invadam o seu pensamento e, sempre que se sentir stressado, repita este exercício.

E não se preocupe, é normal que sinta que é difícil conseguir este efeito logo nas primeiras tentativas. O relaxamento é algo que deve ser praticado frequentemente, de forma a conseguir alcança-lo.


9. Falar é importante

Sente-se stressado e ansioso? Então fale com os seus amigos e familiares. Desabafar é uma ótima maneira de combater o stress no dia-a-dia.

Ao falar sobre os seus problemas com pessoas próximas, vai conseguir exteriorizar os seus pensamentos e preocupações e vai sentir-se mais “leve”. Para além disso, as pessoas de fora conseguem ajudar-nos a ver diferentes perspetivas e, muitas vezes, a encontrar as soluções mais simples que não conseguimos considerar nos momentos mais agitados.


10. Respire fundo

Pode parecer uma dica simples e demasiado banal, mas a verdade é que funciona e pode ser o seu melhor aliado no dia-a-dia.

Quando se deparar com um problema, ou quando estiver prestes a iniciar uma tarefa que o está a deixar nervoso, respire fundo! Estes segundos são extremamente valiosos. Ao fazer isto vai conseguir acalmar a sua respiração e libertar-se da ansiedade que o está a atormentar.

Perceba que não pode mudar a fonte do seu stress, mas pode mudar a forma como este o afeta. Reflita sobre a melhor forma de dar resposta ao problema que o preocupa e, quando se sentir mais calmo, meta mãos à obra!

Ao seguir estas dez dicas, vai conseguir combater o stress no seu dia-a-dia de uma forma mais eficaz. É importante que se recorde que vão sempre existir problemas e momentos mais complicados, mas cabe a cada um de nós decidir a forma como estes vão afetar a nossa vida.

Sabia que a postura que adota durante o dia de trabalho também pode estar na origem do seu stress e ansiedade? Descobrir como pode evitar as dores de costas no escritório, adotando uma postura correta. .