7 Dicas para Ter um Sono mais Saudável e Descansado

15 de Dezembro, 2020

Dormir bem é um dos maiores problemas da população mundial atualmente. Descubra como pode ter uma rotina de sono mais saudável e trabalhar no seu bem-estar.

Dormir é uma das rotinas mais essenciais para que o nosso organismo funcione em pleno. Para além de ajudar o corpo a recuperar do dia que passou, o sono permite que o seu cérebro descanse e que esteja pronto para um novo dia.

No entanto, o stress do dia a dia faz com que, muitas vezes, o tempo que dedicamos a este descanso não seja suficiente ou que não tenha a qualidade necessária para esta recuperação.

Todos conhecemos pessoas que afirmam não precisar de dormir mais de quatro a cinco horas por noite. Alguns de nós até chegam mesmo a desejar ter esta capacidade. Contudo, é importante que perceba que não dormir o número de horas recomendado tem consequências na sua saúde e bem-estar a curto, médio e longo prazo.

Por isso mesmo, torna-se cada vez mais essencial dedicar algum tempo a perceber como pode ter uma rotina de sono mais saudável e de qualidade. Nós temos 7 dicas que o vão ajudar a descansar em pleno e conseguir revigorar o seu corpo e mente todas as noites.


7 Dicas para um Sono mais Saudável



1 – Mantenha um horário de sono regular

Ter um horário regular na hora de dormir é um dos primeiros passos para que consiga ter um sono mais saudável.

O ser humano é uma criatura de hábitos e, por isso mesmo, existe alguma dificuldade em ajustar-se a mudanças nos padrões de sono. Um pensamento muito comum é aproveitar o fim de semana para dormir as horas que ficaram em falta durante a semana. No entanto, isto é errado e só vai tornar o regresso à rotina, na segunda de manhã, ainda mais complicado.

Da mesma forma que colocamos despertador para acordar, também devemos ter um alarme que nos indique que se aproxima a hora de deitar. Isto ajuda a que comece a criar o hábito de se deitar sempre por volta da mesma hora. Ao criar uma rotina de sono, vai conseguir dormir de forma mais descansada.


2 – Faça exercício físico regularmente, mas às horas certas

A prática de exercício físico é essencial para um estilo de vida equilibrado e com foco no bem-estar. E este também tem uma forte influência na qualidade do seu descanso. O ideal é que pratique, pelo menos, meia hora de atividade física todos os dias.

Contudo, se fazer exercício é importante, também é imprescindível que o faça nas horas certas. Deve evitar treinar antes de ir dormir, uma vez que a prática de atividade física faz com que se libertem diversas hormonas que vão tornar o processo de adormecer mais complicado e demorado.

Opte por fazer o seu treino logo de manhã ou, caso não tenha hipótese, duas a três horas antes de ir dormir.


3 – Evite a cafeína e nicotina

A cafeína é, muitas vezes, a nossa melhor amiga para nos manter despertos e aumentar a nossa atenção durante o dia. No entanto, esta é uma péssima inimiga para um sono saudável.

Café, refrigerantes e alguns chás contém um nível elevado de cafeína, que pode levar até oito horas até saírem completamente do organismo. Ou seja, uma chávena de café ao final da tarde pode estragar a sua rotina de sono e levar a que tenha mais dificuldade a adormecer.

A nicotina também tem um efeito estimulante, que leva muitos fumadores a terem um sono de má qualidade. Para além disso, é muito comum que estes acordem bastante cedo, devido à “ressaca” desta substância.

O ideal é que evite estes dois estimulantes durante a parte final do seu dia. Desta forma, garante que, quando chegar a hora de dormir, o seu corpo vai realmente descansar.


4 – Tenha atenção ao seu jantar

Não é segredo que uma alimentação equilibrada é essencial para o seu bem-estar e que, consequentemente, também afeta o seu sono.

À hora de jantar, opte por refeições mais leves e evite as bebidas alcoólicas. Um jantar demasiado pesado leva a que o processo de digestão se torne mais longo, retirando qualidade ao seu sono.

O consumo de bebidas alcoólicas também é um aspeto que pode colocar em causa um sono saudável. O excesso de líquido ajuda a diluir os sucos gástricos, tornando a digestão mais complicada.


5 – Relaxe antes de se deitar

Com o stress e correria do dia a dia, nem sempre é fácil chegarmos à cama e abstrairmo-nos de todos os problemas e tarefas que estão por resolver. Contudo, este é um dos grandes impedimentos atuais a um sono saudável.

Planeie o seu dia de forma a que, antes de se deitar, consiga ter algum tempo para relaxar. Atividades como ler ou ouvir música podem ajudá-lo a conseguir descomprimir do dia que passou e ter uma noite mais descansada.


6 – Evite os aparelhos eletrónicos

É comum passarmos os nossos dias em frente a um computador e, durante os tempos livres, deixarmo-nos absorver pelo telemóvel ou televisão. Entre filmes, séries, redes sociais e jogos virtuais, as distrações são imensas!

Contudo, é essencial que evite todos os aparelhos eletrónicos antes de se deitar. As luzes dos ecrãs transmitem ao seu sistema nervoso a noção que ainda é de dia. Isto leva a que o seu corpo não lhe permita adormecer facilmente.

Tente adormecer sempre na escuridão total e deixe todos os aparelhos eletrónicos longe da cama. E, claro, não se esqueça de colocar o telemóvel em modo avião, para garantir que não tem perturbações durante o seu sono.


7 – Crie o ambiente certo

O ambiente do nosso quarto também é um fator muito importante para um sono saudável.

Como referimos no ponto anterior, é essencial que se livre de todos os objetos que possam ser uma distração para uma noite de descanso. Isto implica não só aparelhos eletrónicos, mas também objetos que produzam barulhos ou luzes.

Antes de se deitar, tente manter o quarto fresco e escuro. Para além disso, também é importante que tenha um colchão e almofada confortáveis, de forma a que consiga dormir de forma descansada e numa posição correta.


Estes são 7 fatores essenciais para que consiga ter uma noite de sono saudável e mais descansada. Não se esqueça que, dormir as horas recomendadas tem uma forte influência na forma como encara o dia seguinte. Se quer adotar um estilo de vida mais saudável e trabalhar no seu bem-estar, descubra também os cinco hábitos que deve adotar, aqui.


Para além disso, não se deve esquecer de se manter hidratado durante todo o dia. Leve consigo para o quarto uma garrafa de Água Monchique, para garantir que, se tiver sede durante a noite, não precisa de se levantar!