10 snacks saudáveis para levar de casa para o trabalho!

14 de Junho, 2023

Ter snacks nutritivos para comer durante o dia de trabalho pode ajudá-lo a manter-se motivado e produtivo. No entanto, ter ideias para snacks fáceis, equilibrados e práticos pode ser difícil.

Por isso, reunimos 10 ideias de snacks para desfrutar, ao longo do dia, enquanto saboreia a sua Água Monchique!

Para os amigos dos salgados:

Nozes e frutos secos

Esta combinação tem um bom equilíbrio dos três macronutrientes, com gorduras saudáveis e proteínas das nozes e hidratos de carbono dos frutos secos. Além disso, ambos os alimentos estão repletos de fibras que podem ajudar a mantê-lo saciado entre as refeições.

Grão-de-bico tostado

O grão-de-bico torrado é um snack não perecível rico em proteínas, fibras, várias vitaminas e minerais. Para fazer grão-de-bico tostado, escorra uma lata de grão-de-bico e enxugue. Misture-os com azeite, sal marinho e temperos à sua escolha e leve ao forno numa assadeira forrada a 180 ºC por 40 minutos.

Cenoura e húmus

O húmus é um delicioso acompanhamento feito de grão-de-bico, tahini, alho, azeite e sumo de limão o que combina muito bem com a cenoura. O húmus contém fibras, proteínas e gorduras saudáveis, enquanto a cenoura está repleta de beta-caroteno, um precursor da vitamina A no corpo.

Cajus condimentados

Os cajus condimentados são um snack altamente nutritivo. Contêm gorduras saudáveis para o coração, bem como vitaminas e minerais. Além disso, estes frutos secos são ricos em antioxidantes vitais para o bom funcionamento dos olhos. Para fazer este saboroso petisco, misture os cajus crus com azeite, cominhos, malagueta em pó e gengibre. Espalhe-os numa assadeira forrada e leve ao forno a 165 ºC por 12-15 minutos.

Snack de algas marinhas

O snack de algas marinhas são pedaços estaladiços cortados a partir de folhas de algas marinhas que foram secas e temperadas com sal. Tem poucas calorias e é muito rico em iodo, um mineral essencial para a saúde da tiroide.

Para os amigos dos doces:

Brie e uvas

Comê-los juntos proporciona um bom equilíbrio de hidratos de carbono, proteínas e gorduras que podem ajudá-lo a sentir-se saciado e cheio de energia.

Pudim de chia

Alguns estudos sugerem que adicionar sementes de chia ao pequeno-almoço pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade e a reduzir a ingestão de calorias, o que pode ajudar na perda de peso. Para fazer pudim de chia, misture 3 colheres de sopa (40 gramas) de sementes de chia com 1 chávena (240 ml) de leite num frasco de vidro. Adicione ingredientes à escolha, como por exemplo, fruta fatiada, sementes de abóbora, xarope de ácer e extrato de baunilha. Por fim, deixe repousar no frigorífico durante a noite e, de manhã, leve-o consigo para o trabalho.

Pipocas

As pipocas são um snack nutritivo e saboroso para o trabalho, com um elevado teor de fibras e poucas calorias. Também contém antioxidantes chamados polifenóis que podem ajudar a proteger contra doenças crónicas, como as doenças cardíacas.

Maçã e manteiga de amendoim

A manteiga de amendoim contribui com proteínas e gorduras saudáveis, enquanto a maçã é rica em fibras e água, o que a torna especialmente saciante.

Granola caseira

Esta combinação é saudável e equilibrada, pois é rica em hidratos de carbono complexos, fibras e gorduras saudáveis. Basta combinar a aveia em flocos, sementes de girassol, arandos secos e cajus numa mistura de óleo de coco derretido e mel. Espalhe a mistura num tabuleiro forrado e leve ao forno durante cerca de 40 minutos em lume brando. A fibra solúvel da aveia pode ajudar a baixar os níveis de colesterol e melhorar a saúde do coração.

Agora que sabe como se manter saciado ao longo do dia, aproveite para aprender a como se manter hidratado com estas 6 dicas para beber mais água.

Estas sugestões irão deixá-lo, certamente, bem servido para um dia de trabalho em cheio!