13 Alimentos que Ajudam a Prevenir Gripes e Constipações

5 de Novembro, 2020

As mudanças de temperaturas pedem um esforço extra por parte do organismo para resistir aos vírus. Descubra connosco os 13 alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações e proteja-se durante os meses mais frios.

A Chegada do Outono marca também o início das temperaturas mais incertas. É muito comum as manhãs e noites frias intercalarem com tardes de temperaturas mais elevadas. A isto junta-se também, muitas vezes, a chuva e o vento frio.

Esta irregularidade e constante alteração das temperaturas torna esta altura bastante propícia às tão indesejadas gripes e constipações. A forma de prevenir e curar estes vírus pode ser feita principalmente através do reforço do nosso sistema imunitário.

Este reforço pode ser feito de várias formas, mas a alimentação é uma das principais. Afinal, uma dieta saudável e equilibrada tem um grande impacto no seu bem-estar e ajuda a melhorar o seu organismo.

O sistema imunitário é composto por uma rede de células, órgãos e tecidos bastante complexa. Este funciona como um agente protetor contra possíveis agentes agressores ao nosso organismo, trabalhando para proteger o nosso corpo de possíveis infeções.

Existem alimentos que pode incluir na sua alimentação e que podem fazer toda a diferença na prevenção dos vírus mais comuns durante os dias frios. Nós partilhamos consigo 13 exemplos de alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações e que pode facilmente incluir na sua alimentação!


13 Alimentos que Ajudam a Prevenir Gripes e Constipações



1. Espinafres

Os espinafres são um dos alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações, mas também um dos mais nutritivos que podemos ingerir. Para além de ter poucas calorias, estes são ricos em vitamina E e C, duas vitaminas essenciais para o funcionamento do nosso sistema imunitário.

Os espinafres são também uma excelente fonte de ferro, que contribui para a produção de energia no nosso organismo e melhora o metabolismo.


2. Gengibre

O gengibre é um alimento que está muitas vezes associado à perda de peso. Isto porque tem a capacidade de acelerar o metabolismo e relaxar o sistema gastrointestinal. No entanto, os benefícios do gengibre vão muito além disto.

Este alimento é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de gripes e constipações.


3. Alho

O alho é muito mais do que um simples tempero que pode utilizar na confeção das suas refeições. Este é um dos alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações e que tem um ótimo impacto no seu organismo.

Utilizar alho na alimentação ajuda a estimular o sistema imunitário, uma vez que este tem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas. Este tempero também é rico em vitamina C e melhora a imunidade do nosso organismo.


4. Pimento Vermelho

Rico em Vitamina C, o pimento vermelho é um dos alimentos que pode incluir na sua alimentação para reforçar o sistema imunitário. Este alimento tem um forte poder antioxidante, que contribui no combate aos radicais livres.

No entanto, é preciso ter em atenção que o pimento pode ser um alimento indigesto para algumas coisas. Se este é o seu caso, deve tentar evitar ingeri-lo.


5. Aveia

A aveia é uma das principais escolhas de quem quer ter uma alimentação saudável, mas também é um dos alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações. Isto porque os flocos de aveia são uma excelente fonte de Vitamina E, que ajuda a estimular o sistema imunitário.

Para além disso, este alimento também contém antioxidantes e fibras, o que fortalece o organismo e promove a sensação de saciedade.


6. Batata Doce

A batata doce é um alimento com uma enorme riqueza nutricional, o que lhe confere propriedades muito benéficas para a nossa saúde. Este tubérculo tem um elevado teor de vitaminas que ajudam a fortalecer o organismo.

Além disto, a batata doce também contém antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a estimular o sistema imunitário e a criar uma maior resistência a infeções.


7. Cogumelos

Os cogumelos são alimentos muito ricos e que têm inúmeros benefícios para a sua saúde e bem-estar. O consumo regular deste alimento ajuda a aumentar a imunidade e a promover o aumento da capacidade respiratória. Isto porque os cogumelos têm um efeito expetorante e anti-inflamatório para as vias respiratórias.

Para além disto, os cogumelos também são associados à diminuição da pressão arterial, propriedades antivirais e anticancerígenas.


8. Cebola

Indispensável nos temperos e saladas do dia a dia, a cebola esconde várias vantagens para a saúde. Este legume é rico em vitaminas B1, B2 e C, fibras e minerais como ferro, potássio e selénio.

A cebola é também uma fonte de antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a melhorar o sistema imunitário e a combater doenças como febres, gripes, entre outras.


9. Iogurtes

Os iogurtes, tal como os leites fermentados, são um dos alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações. Isto porque tem na sua constituição probióticos – bactérias e leveduras com uma ação ao nível da flora intestinal. Estas ajudam a potenciam a saúde e reduzem o risco de doenças.

Os iogurtes também são ricos em proteínas de alto valor biológico, ricas em aminoácidos, e vitaminas do complexo B.


10. Amêndoas

As amêndoas são uma excelente fonte de Zinco e vitamina E e, por isso mesmo, são um dos alimentos que deve incluir na sua dieta durante os meses mais frios.

Para além disso, estes frutos secos são um potente antioxidante, capaz de ajudar o organismo a combater os vírus que normalmente estão na origem de gripes e constipações.


11. Peixes Gordos

Os peixes gordos, tal como o salmão, o atum, a sardinha e o carapau são alguns dos alimentos que ajudam a prevenir gripes e constipações. Isto deve-se ao facto de serem ricos em ómega 3 e terem um forte poder antioxidante.


12. Laranjas e outros frutos ricos em vitamina C

As laranjas são conhecidas pela sua constituição rica em vitamina C, funcionando como antioxidantes naturais. Estes atuam na proteção de danos celulares, potenciam o sistema imunitário e aumentam a absorção de ferro por parte do organismo.

Para além das laranjas, também os kiwis, limões, frutos vermelhos e abacaxi são uma excelente opção para reforçar o seu organismo durante as estações mais frias.


13. Água

Um organismo hidratado é um organismo que funciona de forma mais eficaz. A água tem um importante papel em todos os processos fisiológicos do nosso corpo e o sistema imunitário não é exceção! Por isso, mesmo durante os meses mais frios, é importante que beba a quantidade de água recomendada para que o seu organismo esteja pronto para combater gripes e outras infeções.


Apesar de ser essencial durante todo o ano, é nos meses de temperaturas mais baixas que o nosso sistema imunitário pede um reforço extra. Nutrientes como a Vitamina C, Ômega 3 e Zinco são uma ótima opção para conseguir fortalecer o seu organismo e evitar as tão típicas gripes e constipações.


No entanto, para além da alimentação, existem outros hábitos simples que pode adotar para garantir que o organismo está a funcionar em pleno. Conheça as 6 formas de reforçar o sistema imunitário sem sair de casa.