15 Monumentos e Museus Nacionais para Visitar Online

6 de Maio, 2020

Aproveite a quarentena para descobrir os tesouros do nosso país sem sair de casa. De Norte a Sul, existem vários museus nacionais já disponibilizaram visitas online e que pode conhecer.

O período de quarentena e isolamento social pode ter criados novos desafios, mas também fez surgir novas oportunidades. Esta é uma excelente altura para estar em família, ler, ver filmes e para alargar o seu conhecimento cultural!

Um pouco por todo o mundo, os museus, galerias e monumentos tentam contornar o encerramento ao oferecer aos cidadãos a oportunidade de continuarem a visitar os seus espaços com tours digitais.

Portugal não foi exceção! Através dos websites oficiais ou da Google Arts & Culture, monumentos e museus nacionais abrem as suas aos visitantes no mundo online.

Sozinho ou em família, esta é uma excelente forma de descobrir mais sobre a cultura e o património português.

Corra o país de Norte a Sul e descubra alguns dos monumentos e museus nacionais que pode visitar sem sair de casa!


Monumentos e Museus Nacionais em Lisboa


1. Museu Calouste Gulbenkian


Criado em 1969, o Museu Calouste Gulbenkian reúne uma coleção composta por cerca de seis mil peças de arte. Esta coleção contempla tanto arte antiga como moderna.

Este museu tem dois circuitos independentes. No primeiro, dedicado à Arte Ocidental e Clássica, pode ver peças de arte egípcia, islâmica, greco-romana, japonesa e chinesa. Já o segundo circuito foca-se na Arte Europeia, com peças que se situam entre o século XI e XX.

Agora pode conhecer o Museu Calouste Gulbenkian online, através do website oficial


2. Museu Nacional dos Coches

Fundado em 1905, o Museu Nacional dos Coches é um dos museus mais visitados em Portugal. Esta é a casa da mais importante coleção de carruagens e coches reais a nível mundial.

Aqui pode conhecer e descobrir veículos que datam do século XVI ao século XIX. No total, são cerca de nove mil objetos que permitem acompanhar a evolução deste meio de transporte ao longo dos tempos.

Faça a sua visita online, aqui.


3. Torre de Belém

A Torre de Belém, também conhecida como Torre S. Vicente, é um dos monumentos e museus nacionais que vai poder conhecer durante a quarentena.

Este ex-libris da cidade de Lisboa e do património cultural português, é um dos símbolos do estilo manuelino, com cordas, nós, esferas armilares e elementos naturalistas a decorar o edifício.

Na visita online disponibilizada através da Google Arts & Cultures, pode conhecer o terraço, sala do governador, a sala dos reis, sala das audiências e capela. Comece a sua tour aqui.


4. Mosteiro dos Jerónimos

O Real Mosteiro de Santa Maria de Belém, mais conhecido como Mosteiros dos Jerónimos, é um dos edifícios que definem a fachada da cidade de Lisboa.

Este monumento foi reconhecido como Património Mundial da UNESCO e é considerado um dos principais exemplos da arquitetura manuelina.

A igreja-salão é uma das principais atrações e que agora pode conhecer a partir de sua casa através deste link.



5. Panteão Nacional

O Panteão Nacional é um dos monumentos mais icónicos da capital portuguesa. Para além da arquitetura majestosa, que define o perfil da cidade, este edifício acolhe os túmulos de grandes personalidades da história nacional. Teófilo Braga, Almeida Garret, Guerra Junqueiro, Amália Rodrigues e Sophia de Mello Breyner Andresen, são algumas delas.

Faça a sua visita a este monumento nacional a partir de sua casa aqui



6. Galeria de Arte Urbana

A Galeria de Arte Urbana – GAU - surgiu em 2008 com a missão de promover a street art na cidade de Lisboa, apoiando-se no lema “graffiti não é crime, é arte”.

Agora pode conhecer os graffitis que dão cor às ruas da capital portuguesa, através de uma tour online



7. Palácio da Pena

O Palácio Nacional da Pena é uma das principais atrações de Sintra. Considerado uma das sete maravilhas de Portugal, este monumento é um dos principais exemplos do romantismo arquitetónico do século XIX.

Para além da arquitetura exterior, o edifício destaca-se também pela riqueza cultural do seu interior. Aqui, os visitantes podem fazer uma viagem no tempo, uma vez que todo o espaço ainda se encontra decorado de acordo com as tradições da monarquia portuguesa.

Parta à descoberta deste monumento, considerado património mundial da UNESCO, aqui.



Monumentos e Museus Nacionais no Porto


8. Palácio da Bolsa


O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, é um dos marcos culturais da cidade Invicta.

O edifício de estilo neoclássico é a sede da Associação Comercial do Porto e também o local dos mais variados eventos culturais, políticos e sociais do Porto.

O Salão Árabe é um dos espaços mais emblemáticos do Palácio. Os estuques do século XIX, legendados com carateres árabes a ouro, preenchem as paredes e teto da sala, tornando-a numa das principais atrações.

Agora também pode conhecer este edifício aqui.


9. Fundação de Serralves

O Museu e Parque de Serralves é um dos monumentos e museus nacionais que pode visitar online. A Fundação de Serralves possui uma coleção de mais de 4300 obras de arte contemporânea, desde os anos 1960 até à atualidade.

Ao longo do parque, que é um exemplar perfeito da flora típica do Norte de Portugal, existem várias obras de arte contemporâneas. Mas é no Museu de Arte Contemporânea, um edifício projetado por Siza Vieira, que estão expostas a maior parte das peças que fazem parte da coleção.

Aproveite a quarentena para conhecer o Parque e Museu de Serralves através da tour online



10. Museu Nacional Soares dos Reis

Instalado no Palácio dos Carrancas, o Museu Nacional Soares dos Reis foi o primeiro museu público de arte de Portugal.

Com uma coleção com mais de 13 mil peças, este museu foca-se na arqueologia, artes decorativas e belas artes. Para além dos três mil desenhos e pinturas, o museu alberga também esculturas, artes decorativas, gravuras e coleções arqueológicas. Comece a sua visita online aqui



11. Casa da Música

A Casa da Música é um dos edifícios que marca a silhueta da cidade Invicta. Com dois auditórios principais, esta é uma das mais icónicas salas de espetáculos do norte de Portugal.

Este edifício de arquitetura arrojada é o palco para os mais diferentes tipos de música, para além de incluir também um restaurante.

Com o surto de COVID-19 as visitas guiadas foram canceladas, mas pode fazê-las online através deste link


Monumentos e Museus Nacionais no Resto do País



12. Mosteiro de Alcobaça

O Mosteiro de Alcobaça, também conhecido como Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é um dos monumentos e museus nacionais de visita obrigatória no centro do país.

Este é a primeira obra com um estilo integralmente gótico em solo nacional e foi classificado como Património da Humanidade pela UNESCO e eleito uma das sete Maravilhas de Portugal.

A igreja, um dos locais que pode conhecer online, é o maior espaço gótico religioso do país.

Sente-se confortavelmente no sofá e descubra este monumento aqui.


13. Douro Vinhateiro

A paisagem da região do Douro é uma das mais bonitas e caraterísticas do nosso país. Apesar de não se tratar de um monumento, esta região, considerada Património Mundial da UNESCO, é uma paragem obrigatória em Portugal.

Aproveite o período de quarentena para visitar o Alto Douro Vinhateiro sem sair de casa, através deste link.


14. Museu do Caramulo

Situado no alto da serra e rodeado por uma paisagem verdejante, encontra-se o Museu do Caramulo.

Aqui pode apreciar uma coleção de mais de 100 veículos, da qual fazem parte automóveis, moto e bicicletas em perfeito estado

Para além dos automóveis, o museu inclui também uma coleção de arte do Antigo Egipto, pintura flamenga e quadros de Picasso, Dali e Vieira da Silva.

Agora pode conhecer o Museu do Caramulo online, através da Google Arts & Culture



15. Palácio Nacional de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra é um impressionante monumento que combina arquitetura, pintura, escultura, literatura e música. Com um estilo barroco joanino, este foi classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O espaço, composto por um palácio e um mosteiro, possui uma impressionante de escultura italiana e de pintura portuguesa e italiana. Descubra este impressionante monumento aqui.

Estes são apenas alguns dos monumentos e museus nacionais que pode conhecer durante o período de quarentena sem deixar o conforto da sua casa. Aproveite também para viajar pelo mundo e descubra as 11 Galerias e Museus Internacionais para visitar online.