5 Alimentos que Ajudam no Bom Funcionamento do Cérebro

7 de Setembro, 2021 refeicao-agua-monchique

No mês de regresso à rotina, descubra os 5 alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro e que deve incluir diariamente na sua alimentação.


Setembro é, para a maioria de nós, um mês de regressar à rotina depois das férias de Verão. Contudo, isto nem sempre é fácil. E é por isso que necessitamos que o nosso cérebro esteja na sua melhor forma neste regresso ao trabalho.

Tal como acontece com o nosso organismo, a alimentação tem um papel essencial para o bom funcionamento do cérebro. As escolhas que fazemos na hora das refeições influenciam a forma como este órgão tão essencial dá resposta às diferentes situações.

Nunca é demais reforçar a importância do nosso cérebro. Este órgão, que representa cerca de 2% do nosso peso corporal, tem um funcionamento semelhante a um computador. Este recebe as informações e estímulos dos nossos sentidos e processa-a, gerando pensamentos e ideias.

Para além disso, este é o órgão responsável por enviar mensagens a todo o nosso corpo. Estas tanto são relativas a funções básicas como a respiração e a frequência cardíaca, como de movimentos como caminhar ou levantar a mão.

Dada a sua extrema importância, não é de espantar que o cérebro seja o órgão que mais oxigénio consome no nosso corpo. Contudo, este tem poucas reservas de nutrientes, daí que a alimentação tenha um papel tão essencial para a sua preservação e atividade. Entre as suas principais necessidades estão a gordura boa, como ómega-3, vitaminas, em especial C, E e K, e minerais como o ferro, zinco e magnésio.

É também importante referir que uma alimentação saudável, que forneça a este órgão tudo o que ele precisa, não só é essencial para ajudar na sua atividade, mas também na prevenção de doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson. Descubra quais são os 5 alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro e que deve incluir nas suas refeições todos os dias.



5 Alimentos que Ajudam no Bom Funcionamento do Cérebro


1. Nozes

nozes

Se olhar para o interior de uma noz, o que lhe faz lembrar? Um cérebro. Este é um dos alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro e que não deve deixar de fora das suas refeições.


As nozes são ricas em ómega-3 e 6. Este ácido gordo é um forte aliado para amenizar os efeitos do stress e reduzir sintomas como a fadiga e o cansaço mental. Para além disso, este fruto seco também é uma ótima fonte de vitamina E, uma vitamina que promove a boa memória e que ajuda a retardar o envelhecimento das células cerebrais.



2. Abacate

abacate

Não é por acaso que o abacate se tornou numa tendência no que toca a alimentação saudável e equilibrada. Para além de ser um alimento extremamente versátil, o abacate tem uma composição rica e que ajuda a cuidar do nosso corpo e mente.


Tal como acontece com as nozes, o abacate é uma fonte de gorduras monoinsaturadas, como o ómega-3 e 6. Por outro lado, este fruto também é rico em vitaminas E e K, que promovem o fluxo sanguíneo no cérebro.


3. Brócolos

Os brócolos são um dos alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro e que deve incluir nas suas refeições.


A sua composição rica em vitamina K é um importante auxílio na melhoria da memória. Esta vitamina também é importante na formação de esfingolípidos, uma gordura que está presente na composição das células cerebrais e que as protege.


Para além disso, os brócolos também têm vitamina C e flavonoides que, graças à sua ação antioxidante, ajudam a manter a saúde cerebral.


4. Frutos Vermelhos

frutos-vermelhos

Existe uma grande variedade de frutos vermelhos que deve fazer parte da sua rotina, tal como os mirtilos, os morangos, as amoras e a melancia. Estes são alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro e também do organismo em geral.


Os frutos vermelhos são conhecidos pela sua ação antioxidante e anti-inflamatória. No caso do cérebro, estas são uma boa ajudar para a prevenção e proteção dos danos causados pelo envelhecimento. Por outro lado, estes alimentos possuem fisetina, que promove a melhoria da memória, da atenção e do raciocínio e a boa comunicação entre os neurónios.


Além disso, estes frutos são uma excelente fonte de vitaminas, minerais e fibras e ajudam a aumentar o fluxo de sangue e oxigénio no cérebro.


5. Salmão

salmao

Quando o assunto é alimentação saudável, o salmão tem sempre um lugar de destaque. Este também é um dos alimentos que ajudam no bom funcionamento do cérebro e que deve fazer parte das suas refeições de forma regular.


O salmão é um peixe rico em ómega-3 e é um dos melhores combustíveis para a nossa massa cinzenta. Tal como referimos acima, este ácido gordo tem um importante papel na melhoria da memória e também da concentração. Por outro lado, o ómega-3 presente neste peixe também auxilia na construção de células cerebrais e nervosas, essenciais para acelerar as respostas do cérebro.


Alimentos que Ajudam no Bom Funcionamento do Cérebro: Dica Extra

beber-agua

Nem só de alimentos sólidos se alimenta o nosso cérebro. Tal como acontece no nosso organismo, a água desempenha um papel fundamental no bom funcionamento e preservação deste órgão.

A água tem um papel essencial em vários processos fisiológicos básicos, tal como a digestão, a eliminação de toxinas e a circulação. Uma vez que o nosso cérebro precisa de uma grande quantidade de fluxo sanguíneo para funcionar em pleno, é natural que a hidratação seja um dos pontos que não pode descurar.

Os especialistas de saúde recomendam que, todos os dias, seja ingerida uma quantidade entre 1,5 a 2 litros de água. Este valor varia de pessoa para pessoa e tem em conta fatores como a idade, género, nível de atividade física e temperatura ambiente.

Contudo, esta recomendação não é tida em conta por um elevado número de pessoas. No meio da correria do dia-a-dia relegamos a hidratação para segundo plano e acabamos por não ter em atenção os claros sinais que o nosso corpo nos dá que está com sede.

A solução para este problema passa por adotar estratégias que lhe permitam aumentar a quantidade de água ingerida e beber de forma regular ao longo do dia. Uma das melhores práticas é levar sempre consigo uma garrafa de água e ir enchendo durante o dia.

A Água Monchique, uma água alcalina, é recomendada por inúmeros especialistas de saúde graças ao seu pH de 9,5, o mais elevado dentro da oferta disponível no mercado. Esta marca tem à disposição uma vasta gama de embalagens que se adaptam a todos os momentos do seu dia.

tipos-agua-monchique

Publicado em 07/09/21