5 Dicas para beber mais água

29 de Março, 2022

A água é um bem essencial para todos nós e sem o qual não conseguiríamos viver.

Sabia que cerca de 60% a 70% do corpo humano de um adulto é constituído por água? E que 85% do nosso cérebro é também água? Contudo, ao longo do dia, quer através da transpiração, quer através da urina ou da respiração, o nosso corpo vai libertando água. Para garantirmos os níveis de hidratação necessários ao bom funcionamento do nosso corpo, precisamos de beber água com regularidade.

É recomendado que um adulto saudável beba, por dia, cerca de 1,5 a 3 litros de água. Ainda assim, há vários fatores que influenciam a quantidade de água ideal que cada pessoa deve ingerir. Idade, clima, gravidez, doenças crónicas e intensidade da atividade física são algumas dos aspetos que podem fazer variar a quantidade de água necessária que deve ingerir.

Manter o seu corpo hidratado proporciona-lhe uma série de benefícios que vão desde a desintoxicação do organismo e melhoria do processo digestivo, até ao alivo de dores de cabeça e enxaquecas e à perda de peso.

Sabemos que, por vezes, a parte mais desafiante é lembrar-se de beber água. No entanto, para contrariar este problema, existem alguns truques que pode adotar para garantir que bebe a quantidade diária de água ideal para si.

Por isso mesmo, reunimos neste artigo 5 dicas que o vão ajudar a manter-se mais hidratado.

Confira-as:


1-Coloque lembretes

Para se lembrar de beber água nada mais eficaz do que seguir a estratégia mais simples e obvia: colocar lembretes! Desde colocar alarmes ou lembretes no seu smartphone, até distribuir post-its na sua mesa de trabalho, ou espalhados pelas divisões da sua casa, todas as estratégias são válidas, desde que o recordem que é hora de beber água. Para além do esquecimento, um dos principais motivos que contribui para bebermos pouca água é a falta de hábito. Ao seguir esta dica durante algumas semanas vai permitir-lhe criar novas rotinas, pelo que depois será o seu corpo a pedir água, já que sentirá falta dela.


2-Defina metas diárias

Somos todos um pouco competitivos, certo? Por que não retirar vantagem disso para beber mais água?

Estabeleça metas para si que o incentivem a beber mais água e mais vezes ao dia. Imagine, por exemplo: beber toda a sua garrafa de água antes do almoço ou beber ¼ da garrafa a cada 15 minutos. Lembre-se, no entanto, de definir objetivos concretos e alcançáveis. É sempre preferível começar por objetivos mais pequenos e ir aumentando ao longo do tempo.


3 - Tenha uma garráfa de água adequada para si

Para garantir a ingestão de água diária necessária é fundamental que descubra qual é a forma mais adequada e prática para si de beber água. Para isso, tenha em conta o seu estilo de vida e os seus hábitos.

Se o seu dia a dia é sempre de um lado para o outro e bem dinâmico opte por uma garrafa desportiva tal como esta.

Se por outro lado, não gosta de beber água diretamente da garrafa pode sempre utilizar uma caneca. Conheça as nossas canecas solidárias aqui.

Independentemente da forma que escolher para beber água, cultive o hábito de encher novamente a garrafa ou a caneca, mal ela esteja vazia. Desta forma irá lembrar-se sempre de beber água.


4 - Use a APP My Monchique

Outra forma que o vai ajudar a garantir que se mantem hidratado é utilizando a APP My Monchique.

Nesta aplicação poderá acompanhar a sua meta diária, sendo que para isso deverá apenas indicar quanta água já bebeu, desde o início do dia, e ir adicionando sempre que beber, para conseguir acompanhar em tempo real o seu progresso ao longo do dia.

Para além disso, pode ainda registar as suas garrafas de água Monchique, através do seu código único e, depois de as reciclar, poderá ganhar prémios e promoções.

Descarregue a APP My Monchique aqui: IOS; Android


5 - Aromatize a sua água

Se mesmo seguindo as dicas anteriores, sente dificuldade em ingerir a quantidade de água diária recomendada, as águas aromatizadas podem ser um excelente solução.

Damos-lhe algumas ideias:
Se gosta da água com sabores refrescantes opte por ingredientes como pepino, limão ou gengibre. Se gosta da água com sabores doces poderá utilizar frutas como morangos, framboesas ou amoras. Apesar de tudo, opte sempre por adicionar apenas frutas naturais, sem recorrer a açúcares adicionados.

Publicado em 29/03/2022