5 Dicas para Evitar Ter Fome Antes do Jantar

11 de Junho, 2021

É comum ter de petiscar sempre que chega a casa? Descubra como pode evitar ter fome antes do jantar com alguns truques bastante simples.

Todos sabemos que uma alimentação saudável é um dos pontos essenciais para que consiga ter um estilo de vida equilibrado. Um dos hábitos que devemos ter é fazer várias refeições ao longo do dia, de preferência tendo por base escolhas saudáveis e com os valores nutricionais recomendados para que o nosso organismo funcione corretamente.

Mas, no meio da correria do dia-a-dia, nem sempre é possível fazer todas as refeições. Isto pode acontecer por falta de tempo, falta de organização, porque não sabe o que comer ou simplesmente porque não tem fome.

No entanto, é importante que o nosso dia seja bem distribuído em termos alimentares, de forma a não prejudicar tanto o nosso bem-estar físico, mas também mental. Por isso, torna-se imprescindível que faça pequenas pausas em que aproveite para fazer uma refeição, seja ela uma das principais ou apenas um snack, de forma a que não passe muito tempo sem comer.

Quando não respeita estes intervalos, é comum que sinta uma sensação de fome ao final do dia, principalmente antes de jantar. Quando isto acontece, sentimos a tentação de petiscar qualquer coisa e deixamos de ter controlo nos alimentos que ingerimos e nas respetivas porções.

Quando esta sensação de fome ataca ao final do dia é importante que tente perceber se realmente tem fome ou se é apenas vontade de comer. Ou seja, trata-se de uma fome física ou emocional? Qualquer que seja a resposta, existem formas de controlar ou até mesmo evitar ter fome antes do jantar. Descubra como o pode fazer com estas dicas simples.


5 Dicas para Evitar Ter Fome Antes do Jantar



1. Faça várias refeições ao longo do dia

Comer várias vezes ao longo do dia é uma das melhores formas de evitar ter fome antes do jantar.

Os especialistas recomendam que se façam cinco refeições por dia – pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. É importante que respeite todos estes momentos de forma a que o seu corpo tenha a energia necessária e evite chegar ao final do dia com fome.


2. Coma um prato de sopa

A sopa é um dos elementos que deve estar presente numa refeição principal completa. E esta pode ser um dos seus aliados para evitar ter fome antes do jantar!

A sopa não precisa de ser consumida imediatamente antes do prato principal. Caso tenha fome, e apesar de poder parecer um pouco estranho, coma um prato de sopa quando chega a casa. Em termos nutricionais, é muito mais favorável para a sua saúde do que, por exemplo, um pacote de bolachas.


3. Prepare snacks saudáveis para um segundo lanche

Muitas vezes, entre a correria do dia-a-dia, deixamos que passe demasiado tempo entre o lanche e o jantar. Isto leva a que surja a sensação de fome e a que acabe por comer demasiado nesta última refeição do dia.

Se sente fome quando chega a casa e não quer utilizar a dica anterior, opte por fazer um segundo lanche. O importante é que faça escolhas saudáveis, como uma peça de fruta ou uma porção de frutos secos. Outra alternativa é petiscar legumes e vegetais crus, tal como pepino ou cenoura.


4. Antecipe a hora de jantar

É muito comum que as famílias adiem a hora de jantar para um pouco mais tarde de forma a evitar sentir fome antes de ir dormir. No entanto, se sente fome quando chega a casa, é preferível antecipar a hora de jantar.

Faça uma refeição mais leve e, caso tenha fome antes de se deitar, opte por fazer uma ceia leve e saudável.


5. Tire algum tempo para relaxar

Até lhe pode parecer um pouco estranho, mas, muitas vezes, a fome que sentimos ao chegar a casa é emocional. Isto acontece devido ao ritmo de vida acelerado e ao stress constante. Portanto, é muito provável que aquilo que sente não é efetivamente fome.

Depois de um dia de trabalho, é normal que existam algumas carências associadas ao bem-estar. A nossa tendência é, normalmente, compensar com alimentos muito calóricos e ricos em açúcar. É importante que tenhamos consciência e que nos esforcemos por evitar estes momentos. A solução passa por, ao chegar a casa, tirar algum tempo para relaxar e fazer algo que gosta, mesmo que seja por apenas alguns minutos.


Dica Extra: Mantenha-se hidratado

Sabia que é comum que a fome que sente ao longo do dia seja uma consequência da desidratação? Esta é uma das sensações mais comuns quando não ingere a quantidade de água necessária ao longo do dia. Isto acontece porque o hipotálamo é a área do cérebro responsável por enviar ao nosso corpo a sensação de fome e sede.

Para além disso, existem muitas pessoas que até bebem água durante o dia de trabalho mas, ao chegar a casa, param. Este é um dos erros que deve evitar para evitar sentir fome antes do jantar.

É muito importante que se esforce por se manter hidratado ao longo de todo o dia, uma vez que ajuda a que o organismo funcione em pleno e a controlar o apetite. O recomendado é que seja ingerido 1,5 litros de água por dia. Contudo, este valor varia de pessoa para pessoa.

Uma das melhores formas de garantir que se mantém hidratado é levar sempre consigo uma garrafa de água e estabelecer objetivos ao longo do dia. Para além disso, pode também colocar alarmes no telemóvel de 30 em 30 minutos para se lembrar de beber água.

Aproveite também para perceber a importância de manter a hidratação durante todo o ano.

A Água Monchique tem uma gama completa ideal para acompanhar todos os momentos do seu dia-a-dia. Desde a garrafa 510 ml, que pode levar consigo durante o dia, ao BIB Ecopack 10L, perfeitos para os momentos em família, existem opções para todas as ocasiões.

Publicado em 11/06/2021