5 Dicas para exercitar o corpo enquanto trabalha

27 de Abril, 2022

Ter uma vida ativa através da prática de exercício físico regular é um hábito essencial não só para a sua saúde, como para o seu bem-estar. No entanto, muitas das vezes, a falta de tempo é o nosso pior inimigo e na correria do dia a dia são poucos os momentos que temos disponíveis para dedicar à prática do exercício físico.

Por outro lado, são muitas as horas que passamos sentados, quer seja a trabalhar ou a estudar. Quantas vezes deu por si a não ir ao ginásio devido ao excesso de trabalho, ou por tem exames próximos e para os quais precisa mesmo de estudar?

E lhe dissermos que é possível aliar os dois momentos, isto é, exercitar o seu corpo enquanto estuda ou trabalha?

Neste artigo vamos partilhar consigo algumas dicas para se exercitar enquanto trabalha e, se está a ler este artigo no trabalho, porque não começar já?

Surpreendido? Leia o artigo até ao fim que nós explicamos!


Exercício 1: Elevação da pontas dos pés

A elevação da ponta dos pés pode ser feita enquanto está sentado na sua cadeira, ou até mesmo de pé, enquanto espera que seu café esteja pronto.

Eleve os pés com o apoio dos dedos, ou com o apoio do calcanhar e alterne entre as duas posições, durante pelo menos 30 segundos.

Através deste simples exercício irá fortalecer os músculos do pé, tornozelo e pernas, para além de melhorar a sua circulação sanguínea.


Exercício 2: Alongamento dos dedos e do pulso

Trabalhar em frente ao computador significa passar uma boa parte do tempo a escrever, pelo que fazer alongamento dos dedos e dos pulsos é importante para aliviar a tensão acumulada e pode evitar que desenvolva problemas mais graves, como é o caso da tendinite no pulso.

Para isso, mexa os dedos, um de cada vez, e abra e feche as mãos com cuidado e estique os braços, alongando os pulsos.


Exercício 3: Alongamento dos glúteos

Este é um exercício que pode fazer enquanto está, por exemplo, parado à espera do elevador ou na fotocopiadora. Utilize estes momentos de uma forma útil e aproveite para alongar o corpo.

Basta que levante uma das suas pernas para trás, segurando-a pelo pé, mantendo-se nessa posição, pelo menos durante 10 segundos. Faça o mesmo com a outra perna e repita o exercício cinco vezes.


Exercício 4: Alongamento das costas

Para quem passa horas seguidas sentado, as costas e o pescoço são as zonas onde normalmente mais sentimos dores e tenção, por isso, é importante alongar esta zona de forma a evitar contraturas e má postura corporal.

Para fazer este exercício irá precisar de manter os ombros alinhados e inclinar a cabeça para trás. Opcionalmente, pode colocar uma mão na zona da nunca para um maior conforto.

De seguida, com as duas mãos sobrepostas sobre a região abaixo da cabeça, deverá inclinar a cabeça para a frente, sentido, ao mesmo tempo, as costas a alongarem.


Exercício 5: Caminhe

Ter uma vida mais saudável trata-se, acima de tudo, de fazer escolhas que priorizem uma vida mais ativa, pelo que no seu dia a dia, sempre que seja possível, faça tarefas que o tornem menos sedentário. A pensar nisso, damos-lhe algumas ideias:

  • Utilize as escadas ao invés do elevador
  • Vá a pé para o trabalho/universidade
  • Se utilizar transportes públicos, saia uma paragem antes
  • Opte por levantar-se para discutir uma ideia ou dar um recado a uma pessoa e evite, se possível, usar o email ou o telefone
  • Caminhe enquanto fala ao telemóvel
  • Dê uma caminhada durante a hora do almoço

  • Publicado em 27/04/2022