5 Dicas para Regressar à Rotina Depois da Quadra Festiva

24 de Janeiro, 2022

Depois do Natal e passagem de ano, é hora de regressar à rotina. Nós temos algumas dicas que o vão ajudar a ter uma transição mais fácil entre a quadra festiva e o retorno ao trabalho.

Janeiro é sinónimo de recomeços. A chegada do novo ano dita também o regresso à rotina e o fim da época festiva. É hora de voltar ao trabalho e deixar de lado a descontração e excessos da quadra que passou.

Regressar à rotina depois de alguns dias de pausa, por muito poucos que estes sejam, nem sempre é fácil. Muitas vezes temos tendência a sentirmo-nos mais ansiosos e duvidar da nossa capacidade de readaptação ao stress e horários de trabalho.

A sensação de cansaço, a alteração dos horários de sono, falta de motivação e a irritação são alguns sintomas recorrentes no final de um período de pausa. O truque está em saber como dar a volta à situação e voltar à rotina de forma equilibrada.

Para tornar este regresso mais simples, siga as dicas e conselhos que temos para si.


5 Dicas para Regressar à Rotina Depois da Quadra Festiva



1. Volte à rotina de sono habitual

Dormir é essencial para que o nosso organismo consiga recuperar do esforço feito durante o dia que passou. Uma boa noite de sono, ou seja, entre sete a oito horas, tem a capacidade de fortalecer o nosso sistema imunológico.

É natural que, durante o período do Natal e passagem de ano, as nossas rotinas de sono se alterem. A tendência acaba por ser deitarmo-nos e acordarmos mais tarde e isto pode ter uma enorme influência na forma como conseguimos regressar à rotina.

Por isso mesmo, é importante que comece gradualmente a voltar aos hábitos de sono normais, ainda antes desta quadra terminar. Nos últimos dias antes de regressar ao trabalho, comece lentamente a voltar a fazer o horário habitual e evite atividades que gerem muito cansaço. A ideia é que consiga regressar à rotina depois desta época totalmente descansado.

Para além disso, também tem de ter em conta a qualidade do sono. Antes de dormir, evite a utilização de ecrãs, fazer atividade física ou comer em excesso. Isto vai permitir que tenha uma noite de sono mais tranquila e descansada.

Descubra como pode ter uma rotina de sono mais saudável, aqui (https://blog.aguamonchique.pt/7-dicas-para-ter-um-sono-mais-saudavel-e-descansado/).


2. Prepare uma lista de prioridades

No regresso ao trabalho, organização deve ser a palavra de ordem. Não tente resolver tudo logo no primeiro dia.

O primeiro passo deve ser analisar todas as tarefas com base na sua urgência e importância. Faça uma lista e organize os seus dias em função da mesma.

Se deixou tarefas em atraso antes da quadra natalícia, na noite antes de regressar ao trabalho, faça uma listagem com os pontos dos quais não se pode esquecer. Isto vai ajudá-lo a ter uma noite mais tranquila e sem a preocupação de um possível esquecimento.


3. Aproveite o tempo livre

Seja nas pausas durante o trabalho, ao final do dia ou ao fim de semana, é importante que aproveite ao máximo o seu tempo livre.

Aproveite as pausas ao longo do dia para conviver com os seus colegas de trabalho e reforçar o espírito de equipa. Estes momentos são essenciais para aliviar o stress do regresso à rotina depois da quadra festiva e deixar o seu cérebro descansar.

No final do dia, não se deixe cair numa rotina de chegar a casa e simplesmente sentar-se no sofá. Aproveite este tempo para fazer o que mais gosta, conviver com amigos – com os devidos cuidados - e fazer atividades diferentes. Assim, não vai sentir uma quebra tão grande entre a quadra festiva e o regresso ao trabalho.

E, claro, aproveite ao máximo o fim de semana! Dedique estes dois dias a si e aos seus, combine atividades em família e entre amigos e crie momentos que vão ajudar a tornar o regresso à rotina mais leve.


4. Aprenda a desligar

Ao regressar à rotina depois da quadra festiva, nem sempre é fácil conseguir desligar do trabalho no final do dia. Muitas vezes, devido ao excesso de trabalho, acabamos por ficar a trabalhar depois da hora e até por levar trabalho para casa.

Isto é algo que deve evitar. Estabelecer horários e criar uma separação entre o espaço profissional e pessoal é essencial.

Retirar horas do seu tempo livre para dar resposta a tarefas de trabalho vai aumentar o cansaço que sente, o que facilmente se transformará em desmotivação.

Para além disso, a sua casa deve ser um espaço que lhe transmite calma e que lhe permita desligar da pressão do dia de trabalho. Ao levar tarefas profissionais para casa, vai estar a abdicar deste espaço seguro, impedindo que consiga relaxar.


5. Não deixe de cuidar de si

Já sabemos que o Natal e passagem de ano são uma altura de excessos. Com o regresso ao trabalho pode ter tendência a adotar uma rotina mais sedentária. No entanto, é essencial que não deixe de cuidar de si e ter como foco principal o seu bem-estar.

Uma rotina de sono saudável, como explicamos no primeiro ponto, é imprescindível para conseguir ter um melhor rendimento. Porém, existem outros fatores que deve ter em conta.

Regressar ao ritmo de trabalho muitas vezes deixa-nos sem vontade de fazer tarefas básicas, como, por exemplo, cozinhar. Isto faz com que exista uma maior tendência a optar por refeições mais rápidas... e menos saudáveis!

É importante que faça um esforço para manter uma alimentação saudável e equilibrada, principalmente no regresso à rotina depois da quadra festiva. Este ponto vai ajudá-lo a sentir-se melhor, a ter mais energia durante o dia e a recuperar dos excessos.

E, claro, uma alimentação saudável deve ser sempre combinada com exercício físico regular. Esforce-se por não se deixar cair no sedentarismo e ficar no sofá quando chega a casa. A prática de atividade física regular vai ajudá-lo a ter mais energia e a conseguir regressar à rotina de forma mais fácil.

Dedique também algum tempo a fazer o que realmente gosta. Seja ler, passear, jantar fora... É importante que continue a fazer as atividades que lhe dão gosto e que o fazem sentir mais completo.

Por fim, não se esqueça da importância de se manter hidratado ao longo dos seus dias. A Água Monchique acompanha-o em todos os momentos, com opções perfeitas para toda a família.

Estas são algumas dicas que podem tornar o regresso à rotina depois da quadra festiva mais simples e menos cansativo. Aproveite também para começar a planear os almoços da semana com as nossas sugestões de receitas saudáveis para almoços e jantares rápidos.

Publicado em 24/01/2021