5 Dicas para um Natal mais Tranquilo e sem Stress

15 de Dezembro, 2021

A quadra festiva é sinónimo de stress para si? Este ano vai ser diferente! Nós temos 5 dicas para um Natal mais tranquilo e sem stress.

A quadra festiva é uma época que está associada a um período feliz, de paz, de momentos com quem mais gosta. É uma altura em que dedicamos mais tempo a estar com as pessoas que são especiais na nossa vida.

No entanto, ainda que este deva ser o espírito da quadra, o Natal também pode ser um momento de muito stress e até um verdadeiro pesadelo para alguns!

Entre eventos de Natal, comprar os presentes, decorar a casa, fazer a árvore de Natal e organizar almoços e jantares, parece faltar tempo e sobrar preocupações. Quem nunca deu conta, à última da hora, que tem presentes em falta e tem de correr para as lojas e toda a confusão que se instala nesses dias?

Mas, afinal, como podemos celebrar esta quadra da melhor forma e ter um Natal sem stress? A solução é bastante simples e pode simplificar-se numa única palavra: organização.

Para que consiga aproveitar em pleno toda a quadra festiva, nós reunimos 5 dicas para um Natal mais tranquilo e sem stress. Vamos meter mãos à obra e tornar este Natal inesquecível?


5 Dicas para um Natal mais Tranquilo e sem Stress



1. Organize a sua agenda

A quadra festiva é sempre uma altura em que existem inúmeros almoços, jantares e encontros. Quer seja entre amigos, com a família, com os colegas de trabalho, é raro existir uma semana em que não se tenha um evento marcado.

Entre tantos acontecimentos, e com toda a azáfama que é típica desta quadra, é normal que por vezes se sobreponham convívios ou que passe muito tempo em casa. Este ano, mal se comecem a combinar este tipo de eventos, não se esqueça de marcar na sua agenda.

Uma agenda organizada é uma ótima ajuda para saber quais são os dias que ainda estão livres e fazer uma melhor gestão do seu tempo. Assim, consegue ter tempo para estar com quem mais gosta e ainda saber exatamente quais são os dias em que se pode dedicar a outras tarefas.


2. Faça a lista de compras e defina o seu orçamento

Uma das tarefas que, normalmente, deixa as pessoas mais nervosas é a compra dos presentes de Natal. Este ano, aposte na organização como forma de prevenção para o stress da quadra natalícia!

Antes de iniciar a demanda pelos presentes para amigos e familiares, pare para fazer uma lista. Nesta lista deve incluir as pessoas a quem quer ou tem de oferecer prendas e o que vai comprar ou fazer para cada uma delas.

Para além disso, e para evitar deslizes, é essencial que defina um orçamento para os presentes. Ao saber exatamente quanto quer gastar, é mais fácil organizar a lista de compras.

Estes pontos também devem ser aplicados caso tenha de organizar almoços e jantares em sua casa. Defina o menu, a lista de compras e o orçamento disponível. Esta é uma das dicas para um Natal mais tranquilo e sem stress que realmente vai fazer a diferença nesta quadra.


3. Divida as tarefas

Quer seja no planeamento e compra dos presentes ou na organização dos eventos natalícios, saber pedir ajuda e dividir as tarefas é muito importante para um Natal mais tranquilo e sem stress.

Envolver a sua família nas diferentes tarefas é uma ótima forma de retirar algumas preocupações dos seus ombros. Além disso, também ajuda a criar novos momentos de partilha em família.

Trabalhar em equipa ajuda a criar e desenvolver sentimentos de pertença, coesão e realização para os membros da sua família. A divisão de tarefas é uma excelente forma de entrarem todos no espírito da quadra festiva e aumentar o sentimento de pertença e união familiar!


4. Tire tempo para si

Em alturas de grande stress, existe, normalmente, uma tendência enorme para colocarmos o nosso bem-estar em segundo lugar. Isto não deve acontecer e contrariar este costume é uma das melhores dicas para um Natal mais tranquilo e sem stress.

Mesmo nos dias e semanas mais ocupadas, é essencial que tire algum tempo para cuidar de si e do seu bem-estar. Termos tempo para fazer o que gostamos e que nos faz feliz é importante para conseguirmos sentir-nos bem e aproveitarmos em pleno esta quadra tão especial.

Pode ser treinar, ler, ver um filme ou simplesmente sentar-se a relaxar, o que importa é que não deixe de o fazer. Mesmo que tenha o dia preenchido, vai ver que existem sempre uns minutos para trabalhar na sua relação consigo mesmo e no seu bem-estar!


5. Não se preocupe com a perfeição

Nem tudo vai correr na perfeição, os imprevistos acontecem e aproveitar os momentos é muito mais importante do um almoço ou um jantar perfeito. Esta é uma das ideias que tem de ter bem presente se quer ter um Natal mais tranquilo e sem stress.

Com tanta azáfama e tantas tarefas para fazer, é natural que algumas coisas falhem e não corram exatamente como o planeado. Por isso, não coloque as suas expectativas demasiado altas e aceite a imperfeição. Caso contrário, estará a exigir de si o impossível. É mais importante fazer com dedicação e com agrado do que fazer de forma perfeita!

Não se esqueça que o verdadeiro espírito e objetivo do Natal é celebrar momentos com as pessoas de quem realmente gostamos. Tudo o resto é apenas secundário.

Estas são algumas dicas para um Natal mais tranquilo em stress. É importante que aproveite a quadra natalícia e toda a sua magia em pleno e não a encare como mais uma lista interminável de tarefas para fazer. Só assim poderá criar e desfrutar de momentos inesquecíveis com quem mais gosta!

Ainda não consegue sentir a magia do Natal? Faça uma pausa e tire algum tempo para ver estes 10 filmes de Natal para ver em família e entrar no espírito da quadra.

Publicado em 15/12/2021