5 Formas de evitar o Burnout

17 de Agosto, 2022

Sente-se, muitas das vezes, esgotado quer a nível físico, quer a nível mental? Sabia que pode estar relacionado com a sua vida profissional?

Saiba o que é o burnout e como o pode evitar:

No mundo do trabalho, são cada vez mais as pessoas que apresentam distúrbios a nível psicológico e emocional, sendo que quando este estado se prolonga e intensifica por um longo período de tempo pode resultar em síndrome de burnout.
Esta condição é caracterizada principalmente por uma exaustão física, mental e/ou emocional constantes provocada pelas condições de trabalho.

O burnout tornou-se um tema recorrente nos dias de hoje, principalmente com o surgimento da pandemia da Covid-19. Os sintomas de doenças do foro psicológico e emocional foram agravados, devido ao facto de várias pessoas terem de ser colocados em regime de teletrabalho e contribuiu para que estes se sentissem mais isolados, sem convívio social e com a incapacidade de se “desligar” do trabalho.

Como reconhecer que está perante esta situação de esgotamento?

Os sintomas de burnout passam por sentimentos de tristeza, irritabilidade, dificuldade de atenção, memória e concentração. Pode ainda ter um impacto direto ao nível na sua motivação e produtividade no trabalho.

São muitos os motivos ou situações que podem causar burnout, contudo os mais comuns passam por ambientes de trabalho com chefias ou colegas de trabalho conflituosos que originam relações tóxicas. Outra situação bastante recorrente é quando existe um excesso de trabalho e responsabilidades a um só colaborador.
É importante reconhecer estes sintomas e situações o mais rapidamente possível para que não fique num estado de esgotamento. Mas mais importante ainda é definir, desde o início, comportamentos e atitudes que podem evitar o burnout.

Conheça os 5 comportamentos que deve adotar no seu trabalho:


1 - Não deixe o descontentamento no local de trabalho chegar longe

Se isto acontece, tome medidas para mudar o que sente. Fale com o seu superior e explique como se está a sentir. O primeiro passo para conseguir mudar é ganhar coragem para assumir.


2 - Organize as suas tarefas

Procure organizar o seu dia-a-dia, bem como as tarefas de trabalho, de modo a que não fique com os dias sobrecarregados. O equilíbrio é a chave.


3 - Procure manter uma vida social ativa

Em ambiente fora de trabalho, tente passar tempo de qualidade com a sua família e com os seus amigos.


4 - Desligue-se do trabalho nos seus tempos livres

Otimize o seu tempo livre fazendo atividades de que gosta. Pode praticar o seu desporto favorito, sair com amigos ou até mesmo experimentar uma atividade nova, são algumas das coisas para fazer. Bem planeado, há tempo para tudo!


5 – Mantenha uma alimentação saudável e descanse

Para uma mente e corpo sãos é fundamental que durma horas suficientes e mantenha sempre uma alimentação variada e equilibrada. Ingira os alimentos que lhe dão os nutrientes necessários e beba muitos líquidos, principalmente Água Monchique

As suas férias estão prestes a chegar, mas parece uma missão impossível conseguir terminar todas as tarefas pendentes, ir a todas a reuniões agendadas e, ainda, colocar a par os seus colegas de tudo o que terão de assegurar na sua ausência?
Confira este artigo onde lhe damos 6 dicas para organizar o seu trabalho antes de ir de férias.


Publicado em 17/08/2022