5 Formas de Reduzir o Desperdício Alimentar

5 de Novembro, 2020

Numa altura em que a sustentabilidade é uma preocupação crescente, descubra 5 formas de reduzir o desperdício alimentar em sua casa.

A sustentabilidade é um dos assuntos mais falados – e mais urgentes – atualmente. A verdade é que temos cada vez mais consciência de como os nossos atos no presente podem afetar o planeta a curto, médio e longo prazo.

O desperdício alimentar é um dos tópicos que se insere dentro do abrangente tema da sustentabilidade. Este tornou-se uma questão cada vez mais grave e que merece uma atenção crescente.

Um estudo avançado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, em 2018, deu a conhecer uma chocante realidade. Cerca de um terço da comida produzida a nível mundial é desperdiçada.

É importante perceber que este desperdício não resulta apenas na perda dos alimentos em si. Esta realidade representa também a perda de recursos, tal como água, energia, terrenos de cultivo e outros recursos necessários para a produção e transporte dos alimentos.

As escolhas que fazemos em termos de consumo têm um forte impacto no nosso planeta. Para além de afetarem o clima, de forma direta e indireta, a utilização dos recursos também compromete a capacidade futura das pessoas se alimentarem e viverem.

Apesar do consumo individual representar apenas uma parte deste problema mundial, cada um de nós pode ter um papel para reduzir o desperdício alimentar. Dentro das nossas casas e no nosso dia a dia podemos começar com pequenas mudanças que podem fazer uma enorme diferença.

Conheça alguns dos gestos e hábitos que o podem ajudar a reduzir o desperdício alimentar e adotar um estilo de vida mais sustentável.


5 Formas de Reduzir o Desperdício Alimentar em Sua Casa



1. Planeie as suas refeições

Fazer um planeamento das refeições semanais é uma das formas mais eficazes de reduzir o desperdício alimentar.

Ao saber exatamente o que vai cozinhar ao longo da semana pode fazer a sua lista de compras de ingredientes que vai necessitar para cada refeição. Isto ajuda a que faça compras de forma mais consciente, evitando comprar alimentos que não vai conseguir e que vão acabar por se estragar.


2. Planeie as suas compras e vá mais vezes ao supermercado

Pode parecer contraditório, mas as idas regulares ao supermercado são uma das formas de reduzir o desperdício alimentar. Para além disso, é essencial que se faça sempre acompanhar por uma lista de compras.

Antes de sair de casa, faça uma listagem dos produtos e alimentos que estão em falta, sempre tendo em conta o planeamento das refeições semanais que falamos no ponto anterior.

Ter a sua lista de compra planeada e organizada ajuda a diminuir a probabilidade de comprar produtos que não são necessários por impulso. Ao aliar isto a visitas mais frequentes ao supermercado vai conseguir a reduzir o número de alimentos que acabam por ir para o lixo por ter terminado o seu prazo de validade.

Dica extra: Não faça compras antes das refeições e quando está com fome, uma vez que isto pode levar a que compre mais do que o necessário apenas por gula.


3. Aproveite as sobras

Embora este ponto já se tenha tornado uma prática para muitas pessoas, a verdade é que nem sempre as sobras são realmente aproveitadas. Quantas vezes guarda o resto da sua refeição no frigorifico, mas esquece-se que está lá e os alimentos acabam por se estragar?

O truque para que isto não aconteça passa por utilizar um recipiente de vidro transparente. Pode parecer algo simples, mas esta é uma forma simples de reduzir o desperdício alimentar. Assim, consegue ter as refeições à vista e saber o que contém o recipiente, o que não acontece quando utiliza uma embalagem opaca.

Outra dica passa por colocar uma etiqueta no recipiente com a data de confeção da comida. Isto permite que saiba até quando pode consumir a refeição sem esta se estragar.


4. Armazene os alimentos corretamente

A forma como guarda os alimentos em casa também pode ajudar a reduzir o desperdício alimentar.

Quando chega do supermercado ou quando acaba a sua refeição, guarde a comida no frigorífico de imediato. Isto ajuda a evitar que os alimentos estejam expostos a diferentes temperaturas e ao desenvolvimento de microrganismos.

A organização do frigorífico também é importante neste ponto. Reserve as zonas mais frias para os alimentos que têm um prazo de validade menor, tal como a carne e o peixe.

Por último, não se esqueça de guardar os alimentos em caixas fechadas, de forma a conservar os mesmos de uma forma mais eficaz.


5. Mantenha a cozinha organizada

A organização da sua cozinha, frigorífico e despensa também pode ter um grande impacto para ajudar a reduzir o desperdício alimentar.

Quando vai às compras, procure sempre deixar os alimentos com um prazo de validade mais curto na primeira linha. Assim, sempre que abre o frigorífico ou o armário, estes serão os primeiros que vai ver. Por outro lado, os alimentos processados, que geralmente têm um prazo de validade mais extenso, devem ficar atrás, uma vez que existe uma menor probabilidade de se estragarem.

Para além disso, evite ter demasiada comida em casa. Apesar de ter os armários e frigorífico cheio seja algo bom, isto também é uma das grandes causas do desperdício de alimentos. É importante que consiga ter uma visão clara de todos os produtos e alimentos que tem em casa, de forma a que não se esqueça deles.


Estas são apenas cinco formas muito simples de reduzir o desperdício alimentar em sua casa e ter um papel ativo por um planeta mais sustentável. Afinal, os pequenos gestos fazem mesmo a diferença!


Se está sem inspiração para elaborar a sua ementa semanal, consulte também as nossas sugestões de receitas saudáveis para almoços e jantares rápidos.