5 formas de se manter saudável no Outono

15 de Setembro, 2023

Com a chegada do Outono, as temperaturas começam a cair e os dias ficam mais curtos, dando origem a menor exposição solar. É a partir destas mudanças que começam a surgir problemas de saúde nesta estação. Problemas esses que incluem constipações, vírus estomacais, alergias e gripe.

No entanto, as preocupações com a saúde no Outono não têm de se tornar stressantes. Mantenha-se saudável com as dicas que lhe vamos dar a seguir e sinta-se no seu melhor enquanto diz "adeus" ao verão.

Obtenha vitamina D suficiente

À medida que os dias se tornam mais curtos, a luz natural pode levar a uma falta de vitamina D. Tente sair à luz do sol durante 15 minutos por dia para obter a sua dose de vitamina D diária.

Faça caminhadas

Se tem tendência para ser muito ativo nos meses de verão, as temperaturas mais frias do outono podem mantê-lo mais em casa. Programe um passeio rápido à hora de almoço para apanhar ar fresco e fazer um pouco de exercício.

Mantenha-se hidratado

Acredite ou não, sentir frio pode desidratá-lo da mesma forma que o suor num dia quente, uma vez que o seu corpo trabalha arduamente para se manter quente. Controle a sua ingestão de água para se certificar de que ingere água suficiente.

Controle a ingestão de calorias

Como naturalmente ficamos mais em casa, é fácil tornarmo-nos menos ativos. Quando estamos menos ativos, precisamos de menos calorias. A comida de conforto é sinónimo de temperaturas lá fora mais frescas, mas estes pratos podem muitas vezes conter mais calorias. Avalie o valor nutricional das suas refeições para controlar o seu peso e manter um equilíbrio saudável.

Lave as mãos

Esta não é apenas uma dica de outono, mas uma que precisa de praticar durante todo o ano. As mãos são a parte do corpo que está em maior contacto com bactérias e muitas vezes não nos apercebemos que as levamos à cara ou à boca. Se lavar as mãos com regularidade, evita a ingestão das mesmas.

Faça check-ups regularmente

Manter-se a par das suas consultas de bem-estar, bem como de quaisquer vacinas de que possa necessitar, é fundamental para se manter saudável. O tempo de outono não tem de significar que tem de aceitar ficar doente. E embora possa apanhar uma constipação, manter o seu sistema imunitário forte pode ajudá-lo a combatê-la e a garantir que os sintomas são menores.

Se quer ficar a saber mais dicas de saúde e bem-estar, consulte o Blog da Água Monchique para uma mão cheia de artigos interessantes. Descubra como fortalecer o sistema imunitário ou aprenda a fazer 10 snack saudáveis para levar para o trabalho.