Como fortalecer o sistema imunitário?

27 de Janeiro, 2023

Estamos a atravessar um inverno bastante rigoroso com muita chuva, vento e frio por todo o país. Estão assim reunidas as condições que criam um ambiente propício a apanhar doenças como gripes e constipações. Por mais que se agasalhe, só com um sistema imunitário equilibrado e forte é que conseguirá não ser apanhado por essas doenças.

A importância de ter um sistema imunitário forte

O sistema imunitário é um sistema de estruturas e processos biológicos que protegem o nosso organismo e ajudam no combate das infeções e doenças. Combate tudo, desde o frio ao vírus da gripe até condições mais graves. Cada sistema imunitário é complexo e pode ser influenciado por muitos fatores. No entanto, manter um estilo de vida saudável é a forma mais eficaz de o fortalecer. Um estilo de vida saudável oferece muitos outros benefícios, ajudando a prevenir doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outras doenças crónicas.

O que pode fazer para manter o seu sistema imunitário forte e evitar ficar doente? Existem inúmeras formas de dar ao corpo a força e vitalidade que ele precisa para enfrentar condições adversas, mas que só funcionarão se as conjugar de forma equilibrada. Continue a ler o artigo e descubra 5 formas de fortalecer o seu sistema imunitário:

Manter uma dieta saudável

Uma dieta saudável é a chave para um corpo saudável e um sistema imunitário forte. Isto significa garantir que come muitos vegetais, frutas, legumes, fibras, proteínas magras e gorduras saudáveis. Nestes alimentos, poderá encontrar as quantidades suficientes dos micronutrientes essenciais para a saúde do seu sistema imunitário. Por exemplo, a vitamina C, é uma peça importante para manter uma boa imunidade do corpo humano, além de ser fundamental em inúmeras ações fisiológicas e antioxidantes, desde que não seja ingerida em quantidades exageradas.

Faça exercício físico

A atividade física não é apenas para construir músculos e ajudar a reduzir o stress. O exercício físico deverá fazer parte do seu dia a dia, de forma a ter uma vida com mais qualidade e, assim como a adoção de uma dieta saudável, o exercício contribui para uma boa saúde no geral e, consequentemente, para um sistema imunitário mais forte. O exercício de intensidade moderada mobiliza as células imunitárias para a corrente sanguínea e ainda ajuda a mover as células imunitárias já existentes na corrente sanguínea para os tecidos. Desta forma, reforça a vigilância imunitária, que funciona como um processo de monitorização do próprio sistema imunitário, ajudando as células imunitárias a serem mais eficientes na deteção e reação à infeção.

Hidrate-se

A água contém nutrientes indispensáveis para o organismo. Para além de “matar” a sede ajuda a diminuir a retenção hídrica, aumentar o tamanho dos músculos, manter a saúde da pele, controlar a fome e proteger o sistema imunitário de infeções. A água protege ainda o coração, previne dores de cabeça e a obstipação, diminui os níveis de fadiga e até ajuda a melhorar a disposição. A quantidade que devemos consumir diariamente deve ser aquela que é necessária para manter o volume de água corporal estável. E, embora não haja propriamente uma medida, as recomendações clínicas vão no sentido de se beber entre litro e meio a dois litros por dia, sendo que esta quantidade deve ser revista — isto é, aumentada — em situações de maior esforço do organismo, logo de maior gasto hídrico: o que acontece quando se pratica exercício físico intenso, em climas quentes ou em grandes altitudes.

Durma melhor

O sistema imunitário é formado por células, órgãos e tecidos. Além de ser fundamental para a saúde, uma vez que combate infeções e patologias, o seu equilíbrio ajuda a garantir boas noites de sono. Dormir bem diariamente é fundamental para o bem-estar físico e mental, além de atuar no fortalecimento da imunidade. É durante o sono que o sistema imunológico se recupera. Quando estamos acordados, a nossa energia e os processos metabólicos direcionam-se para as atividades diárias, como por exemplo, raciocinar, andar e falar. Ao adormecer, são direcionados para outras funções do organismo, como o metabolismo e reparação do sistema imunitário.

Relaxe

O stress é muito perigoso e afeta o corpo de várias formas podendo até causar problemas no sistema imunitário - que é essencial para a saúde e bem-estar. Não são raras as vezes, aliás, que adoecemos após um período de maior stress e que, a longo prazo, pode trazer complicações mais graves para a saúde como o aparecimento de doenças cardiovasculares ou o comprometimento da função de outros órgãos. A ansiedade e o stress têm uma relação complexa com o sistema imunitário enfraquecendo-o. O sistema endócrino e nervoso, por exemplo, influencia as nossas defesas através da produção hormonal que responde aos mais diversos estímulos. No entanto, o stress pode ter o efeito oposto tornando o sistema imunitário super ativo, dando origem ao aparecimento de doenças auto-imunes, nas quais o próprio sistema ataca as suas próprias células. Resumindo, a verdade é que, quando nos sentimos bem, o nosso organismo funciona de uma forma equilibrada. É importante saber como identificar o stress e como evitar que a ansiedade leve a melhor sobre a sua saúde. Adote algumas medidas como a prática de exercício físico, por exemplo. E, quer se trate de respiração profunda, meditação ou exercício, deve também familiarizar-se com outras atividades que o ajudam a reduzir o stress.

Agora que já sabe como manter o seu sistema imunitário forte, está na hora de pôr em prática estas dicas e passar o resto do ano mais forte e saudável! E como nos estamos a aproximar do mês mais romântico do ano, mantenha o seu novo estilo de vida com estas 4 receitas de sobremesas saudáveis para o Dia dos Namorados.