5 infusões para beber durante o Outono

10 de Outubro, 2023

Nos meses mais frios, a melhor forma de nos mantermos quentes e hidratados é beber infusões. Quanto mais saborosas, melhor.

É perfeitamente aceitável que tenha vontade de saborear esta bebida durante todo o dia, de forma a deixá-lo mais quente e confortável. Porém, nem todas as infusões são adequadas para determinadas alturas do dia. Por exemplo, se beber antes de dormir, não deverá escolher infusões que contenham cafeína, pois irão despertá-lo e impedi-lo de adormecer. Por outro lado, se quiser beber de manhã, para se sentir revigorado e com energia para enfrentar o dia, as infusões calmantes, como a camomila, também não são as mais aconselhadas.

Existem muitas infusões que ajudam a aumentar a imunidade e até a promover o bem-estar. Quer saber qual é que deve beber em determinada altura do dia? Neste artigo, damos-lhe 5 opções para beber ao longo do seu dia, no Outono, de forma a tirar o melhor partido das propriedades de cada um.

Manhã

Se, tal como nós, tem dificuldade em sair da cama quentinha numa manhã fria, beber uma infusão é uma excelente forma de dar aquela motivação extra. Comece o dia com o aroma doce e picante do Chai. Uma combinação harmoniosa de especiarias misturadas com chá preto ou chá verde, que estimula a circulação sanguínea e é rica em antioxidantes. Adicione leite para desfrutar de um Chai Latte acolhedor, com a cafeína e as especiarias que proporcionam um delicioso impulso para começar bem o dia.

Meio da manhã

Refresque as suas papilas gustativas com uma chávena fumegante de chá verde. A escolha perfeita para este período, quando é necessário aumentar a concentração e o foco. O chá verde tem todos os benefícios saudáveis dos antioxidantes e é o "estímulo" perfeito para quem se sente em baixo nesta época de gripes e constipações.

Hora do almoço

Apesar de a infusão de hortelã-pimenta ser um sucesso em todas as alturas do dia, após a hora do almoço torna-se perfeita, pois ajuda a refrescar as papilas gustativas e a “limpar” o palato. Além disso, faz maravilhas para ajudar a digestão e deixar-nos mais equilibrados e relaxados. Os seus poderes descongestionantes e a capacidade de aliviar a congestão nasal provêm do mentol das folhas de hortelã-pimenta e, quando inalado através do vapor quente desta infusão, ajuda-nos a respirar mais facilmente quando estamos congestionados.

Infusão da tarde

Os citrinos e as especiarias são sempre boa ideia! Prima o botão de reiniciar com uma chávena de infusão de erva-limão e gengibre, ideal para acabar com os clássicos desejos de açúcar depois do almoço. A infusão de erva-cidreira e gengibre é uma bebida refrescante e calmante que reduz o inchaço e ajuda na digestão, perfeita para uma chávena relaxante numa tarde acolhedora de outono.

Hora de dormir

Numa noite fria, haverá algo melhor do que uma chávena relaxante de Camomila em Flor para o ajudar a descontrair após um longo dia? Uma mistura perfeita de flores de camomila e de alfazema, possui poderosos antioxidantes que ativam os recetores cerebrais e o estimulam a uma noite de sono repousante, mesmo quando uma dor de garganta ou um nariz entupido ameaçam atrapalhar. Por isso, mergulhe no sono com esta infusão calmante e diga olá a uma noite reparadora!

Apesar de todos os chás e infusões mencionados serem ótimos em determinadas ocasiões, é importante que não seja a única forma de ingestão de água no seu dia a dia. Beber água ao natural é o método mais eficaz de hidratar o corpo e melhorar o funcionamento do seu organismo. Combine uma boa hidratação com um estilo de vida saudável. Fique também a conhecer 5 formas de se manter saudável no Outono