5 motivos para praticar Yoga

10 de Outubro, 2022

O Yoga é uma prática antiga que resulta da união entre corpo e mente. Integra posturas, exercícios de respiração e meditação que se complementam entre si e trazem inúmeros benefícios para o nosso equilíbrio e bem-estar.

Pode praticar exercícios de Yoga sozinho ou em grupo. Se optar por fazê-lo em casa, pode recorrer a vídeos em aplicativos ou aulas online por videoconferência. Mas recomendamos que o faça sempre sob a orientação de alguém capacitado e de forma regular.

Pode ser que pareça difícil, no ínicio, mas na verdade requer apenas um simples passo: começar! Partilhamos alguns benefícios para o motivar a começar esta prática:.


1. Diminui o stresse e a ansiedade

A meditação integrada nos exercícios de Yoga faz com que se concentre no presente, libertando a mente de problemas, proporcionando equilíbrio emocional para as situações do dia-a-dia. O facto de também controlar a respiração, ajuda a conseguir uma maior sensação de relaxamento, o que proporciona maior concentração, otimismo e estabilidade de humor.


2. Melhora o sono

Ter um descanso de qualidade é fundamental para o nosso bem-estar. O Yoga ajuda na produção de melatonina, a hormona que regula o ciclo do sono, deixando o nosso corpo mais relaxado, o que facilita uma boa noite de sono e proporciona mais energia e disposição no dia seguinte.


3. Melhora a postura

Com a maior consciência corporal, tem maior perceção da postura correta para andar e sentar, e reparar nos sinais de tensão muscular. Irá perceber que cada exercício exige uma postura alinhada entre todo corpo, e isso irá refletir-se nas atividades do seu dia-a-dia, e até mesmo aliviar algumas dores.


4. Estimula a atenção plena

Sabe o que é mindfulness? Numa tradução simples, podemos dizer que é "atenção plena”. A prática de Yoga ajuda a conseguir atenção plena no trabalho, nas refeições ou até mesmo em conversas. Ou seja, pode ser aplicado em inúmeros momentos ao longo do seu dia. Esta é uma técnica que ajuda a aproveitar o momento presente e a conseguir maior equilíbrio emocional.


5. Melhora o humor

A prática de Yoga ajuda também a elevar os níveis de serotonina no nosso corpo. E sabemos que uma pessoa feliz tem uma vida mais saudável, equilibrada e que o sistema imunológico fica fortalecido.


Depois destas recomendações, só falta mesmo o tapete de Yoga, a sua garrafa de Água Monchique e reservar na agenda um momento só para si. Se tiver dificuldade em conseguir desligar-se, neste artigo partilhamos consigo 7 passos para Equilibrar a Vida Pessoal e a Vida Profissional.