As suas tão aguardadas, esperadas e desejadas férias estão prestes a chegar. Mas parece uma missão impossível conseguir terminar todas as tarefas pendentes, ir a todas as reuniões agendadas e, ainda, colocar a par os seus colegas de tudo o que terão de assegurar na sua ausência?
É verdade que não só os últimos dias de trabalho antes das férias, como também os primeiros dias após as férias podem ser desafiantes e com muito stress à mistura, no entanto, existem várias estratégias que pode adotar para tornar este processo mais fácil, organizado e planeado, tanto para si, como para quem trabalha consigo.
Por isso, reunimos 7 dicas que o vão ajudar a ir de férias descansado e permitir que deixe o trabalho organizado:
Apesar de, em princípio, já ter marcado as suas férias há vários meses e terem tido previamente a aprovação da sua chefia, é muito pouco provável que todas as pessoas se recordem exatamente de quando serão as suas férias. Para evitar falhas de comunicação e possíveis desentendimentos, informe alguns dias ou semanas antes, todas as pessoas que trabalham diretamente consigo, acerca das datas de início e fim do seu período de férias.
Quer para os seus colegas de trabalho mais esquecidos, quer para clientes, fornecedores ou outros contactos profissionais é importante que todos estejam informados acerca da sua ausência. Para isso é necessário que crie um email com uma resposta automática a informar que se encontra de férias, qual a data em que retoma às suas funções, e ainda a indicação da pessoa que poderá contactar em alternativa para situações mais urgentes.
Para umas férias tranquilas, sem percalços e chamadas urgentes de trabalho faça um planeamento que antecipe os principais problemas ou questões que possam surgir e que precisam de ser resolvidos com rapidez na sua ausência.
Por isso, sugerimos que tire algum tempo para pensar e planear os últimos dias de trabalho antes de ir de férias, sendo que para o ajudar nesse processo, pode fazer uma lista com todas as suas tarefas pendentes. Nessa lista deverá dar sempre prioridade às tarefas que são mais importantes e com prazos mais curtos para a sua realização. No caso de não conseguir cumprir todas as tarefas, não se esqueça de colocar os seus colegas a par, para que consigam dar continuidade aos trabalhos.
Depois das férias, voltar ao trabalho sabe sempre como um recomeço. E por isso mesmo, os últimos dias antes de ir de férias são o momento ideal para deixar o seu local de trabalho limpo e organizado.
Aproveite esta altura para esvaziar as suas gavetas e organizar a sua secretária. Mantenha apenas as coisas que interessam e coloque no lixo o que já não precisa ou já não é útil. Acredite, vai sentir uma grande paz mental quando voltar de férias e encontrar o seu lugar arrumado e pronto para começar a trabalhar.
Ir de férias não significa que todas as suas tarefas possam esperar pelo seu regresso. Por isso, é fundamental que as delegue a um ou a vários colegas. Para que corra tudo pelo melhor, e o seu telefone não toque durante as suas férias, reúna-se antecipadamente com as pessoas que irão ficar responsáveis por dar resposta às suas tarefas e passe-lhes todas as informações e documentos de que irão precisar. Não se esqueça de indicar quais os prazos que terão de cumprir.
Q Para que o retorno ao trabalho seja o mais tranquilo possível, uma vez mais, a organização não pode faltar. Outra dica que o pode ajudar com esta questão é dedicar algum do seu tempo, nos últimos dias de trabalho antes das férias, para fazer uma lista de tarefas que terá de fazer e as respetivas prioridades assim que volte ao trabalho. Desta forma, vai notar que o período de adaptação ao ritmo de trabalho vai ser mais fácil e rápido.
As suas férias de verão este ano são um destino de praia? Então inspire-se neste artigo onde lhe damos 5 almoços saudáveis para levar consigo para a praia.
Publicado em 11/07/2022
RECENTES
Olá! Cadastre-se abaixo para receber todos nossos blogs receitas, dicas e atividades diretamente no seu e-mail