6 dicas para tornar o regresso ao trabalho mais fácil depois das férias

6 de Setembro, 2022

Não há nada como umas boas férias, não é verdade? Conseguimos repor todas as energias, relaxamos a mente, encontramos inspiração e voltamos com mais motivação ao trabalho.

Mas se o retorno ao trabalho não for planeado da melhor forma, vai rapidamente dar por si perdido entre centenas de emails, atolado em reuniões e com prazos de entrega apertados que parecem impossíveis de cumprir.

Recomendamos que pense calmamente no seu regresso ao trabalho e em tudo o que pode fazer para que ele seja o mais tranquilo possível e, claro, sem imprevistos.

A pensar nisso, reunimos os 6 melhores conselhos para que o seu regresso à rotina de trabalho seja mais fácil e sobretudo calmo. Venha conhece-las:


1. Prepare-se antes de voltar

Defina um dia, antes do final das suas férias, para se organizar. Faça uma lista de tudo o que tem para fazer antes de voltar ao seu trabalho e à sua rotina e estabeleça prioridades. Organize também a sua caixa de emails para que, assim que regresse ao trabalho, tenha essa tarefa executada e sem mais preocupações.


2. Tire um dia para relaxar

Quem nunca disse que precisava de férias das férias? É importante que tenha pelo menos um dia de intervalo entre o dia em que chega de férias e o que regressa ao trabalho. Utilize esse dia para concretizar as tarefas que podem ser feitas antes de voltar a trabalhar, para relaxar e para planear os seus próximos dias. Assim consegue estar organizado, calmo e sem preocupações no seu regresso.


3. Elimine distrações desnecessárias

Foque-se apenas no que realmente importa. É fulcral que não perca tempo com situações que podem ser tratadas daqui a algum tempo ou que até mesmo podem ser delegadas. Até lá, procure perceber quais são as tarefas que realmente precisam da sua dedicação e atenção.

4. Volte à sua rotina diária

Traga de volta a sua rotina. Procure voltar aos seus hábitos de sono, assim como à sua alimentação do costume. Verá que o seu regresso ao trabalho será mais rápido e prático.


5. Leve um "recuerdo" das férias consigo de volta para o trabalho

As recordações das férias são ótimos estímulos para o relembrar dos bons momentos e experiências que teve durante as suas férias. Esta estratégia vai motivá-lo com pensamentos positivos que podem ser transformados em energia para conseguir acabar o dia de trabalho em grande.

6. Não regresse de uma forma brusca

Depois das férias a nossa tendência é querer resolver tudo de uma só vez, contudo tudo isso é o pior que pode fazer, já que lhe pode trazer stress, frustração e até mesmo fadiga. Em vez disso, comece a inteirar-se do que aconteceu durante a sua ausência, mas de uma forma gradual. Inicie com os assuntos mais prioritários e que necessitam de uma resposta no imediato e vá passando para as restantes tarefas menos urgentes.

Já tem tudo pronto para o regresso às aulas? Não perca as 5 dicas para preparar os miúdos para o novo ano letivo e tornar esta fase mais simples e fácil para toda a família! Descubra tudo neste artigo: Regresso às Aulas: 5 Dicas para Preparar os Miúdos Para o Novo Ano Letivo


Publicado em 06/09/2022