Regresso às Aulas: 5 Dicas para Preparar os Miúdos Para o Novo Ano Letivo

7 de Setembro, 2021 agua-leitura

Já tem tudo pronto para o regresso às aulas? Nós temos 5 dicas para preparar os miúdos para o novo letivo e tornar esta fase mais simples e fácil para toda a família!


Para os mais novos, o mês de setembro representa o fim das férias de Verão e o regresso às aulas. Isto significa também necessidade de readaptação, que pode ser um momento de tensão, não só para os seus filhos, mas para toda a família.

Tal como acontece com o nosso organismo, a alimentação tem um papel essencial para o bom funcionamento do cérebro. As escolhas que fazemos na hora das refeições influenciam a forma como este órgão tão essencial dá resposta às diferentes situações.

Depois de um longo período de férias, que se carateriza, normalmente, por uma rotina mais descontraída, com horários menos rígidos e um ritmo mais lento, vem a adaptação a uma nova realidade.

É hora de voltar a acordar cedo, ter horários, cumprir regras mais rígidas, voltar a pegar nos manuais escolares e estudar, tudo isto num ritmo bastante mais acelerado do que o que viveram nos últimos meses. É, portanto, necessário a adaptação a uma nova rotina.

Esta mudança pode criar uma grande ansiedade nos mais novos e tornar o regresso às aulas ainda mais complicado. Se há miúdos que estão desejosos de voltar à escola e reencontrar amigos e professores, existem outros que o encaram como um momento de verdadeira angústia.

Os pais têm um papel fundamental neste processo de adaptação à nova rotina. Para além de acompanharem os filhos nesta fase, é necessário que os ajudem a fazer esta transição, tentando motivá-los e tranquiliza-los para o regresso às aulas.

Para o ajudar, nós partilhamos consigo 5 dicas para preparar os miúdos para o novo ano letivo que vão tornar este processo mais simples e fácil para toda a família!



5 Dicas para Preparar os Miúdos Para o Novo Ano Letivo


1. Prepare tudo antes do ano letivo começar

escrever

Para um regresso às aulas tranquilo, é essencial que organize tudo com antecedência. Não deixe para a última da hora aquilo que já sabe que é necessário fazer antes do início das aulas. Claro que existem sempre imprevistos, mas se tiver tudo devidamente organizado, vai ser muito mais fácil dar resposta aos novos problemas que poderão surgir.


Faça uma lista de tudo o que é necessário ter ou fazer antes dos seus filhos regressarem à escola. Já comprou todo o material necessário? Caso utilizem uniforme, verificou se este ainda lhes serve? Já preparou um espaço em sua casa dedicado à hora do estudo e dos trabalhos de casa? Estas são algumas questões que pode antecipar de forma a preparar os miúdos para o novo ano letivo.



2. Ajude os seus filhos a regressar à rotina

estudo-acompanhado

Depois das férias não é fácil retomar a rotina das aulas. Os seus filhos já não estão habituados a ter horários tão rígidos, acordar cedo e ter de dedicar tempo a estudar e fazer trabalhos de casa. E este é um dos pontos em que deve preparar os miúdos para o novo ano letivo.


Uma ou duas semanas antes do início das aulas, comece a criar hábitos nos seus filhos, de forma a que a transição não seja tão difícil. Pode, por exemplo, estabelecer uma hora de deitar e levantar que se aproxime da realidade da rotina que em breve terão de adotar.


Para além disso, pode também criar uma hora dedicada ao estudo. Durante este tempo, ajude os seus filhos a rever a matéria do ano anterior, de forma a recordar os conhecimentos que adquiriu ao longo do ano letivo passado. Este ponto também ajuda a que o regresso seja mais simples, uma vez que vão ter a matéria mais fresca na sua mente.


3. Adote uma atitude positiva

Os filhos absorvem muita da nossa energia. Se encararmos o regresso às aulas como um stress e uma preocupação, isso vai refletir-se na sua atitude perante a escola. Por isso, sempre que este assunto surgir, tente adotar uma postura positiva.


Como já dissemos, cada criança e jovem vive e encara este momento de forma diferente. Enquanto alguns ficam entusiasmados com o início das aulas, outros encaram este momento como um verdadeiro frete. Conversar com os seus filhos sobre este regresso pode parecer banal, mas é essencial para preparar os miúdos para o novo ano letivo.


Durante esta conversa – ou conversas – tente perceber qual é a relação que estes têm com a escola, se estão ansiosos, quais são as suas preocupações e em que disciplinas sentem mais dificuldades. Acredite que este momento tão simples pode ajudar muito os seus filhos a encarar esta fase com uma atitude mais positiva.


4. Inclua os miúdos na compra do material escolar

agua-regresso-aulas

Outro ponto que ajuda a preparar os miúdos para o novo ano letivo é deixar que estes participem na compra do material escolar. A verdade é que a maioria das crianças e jovens encaram este momento com entusiasmo e gostam de escolher as coisas que vão carregar na sua mochila ao longo do ano.


Para além de criar expectativa para o novo ano, isto também ajuda a que os mais novos percebam e comecem a interiorizar a aproximação do momento do regresso às aulas.


Mas este ponto também levanta outra questão: o preço dos materiais escolares. É provável que, ao deixar os seus filhos escolher, estes acabem por querer opções que se enquadrem com a sua personalidade, tal como cadernos diferentes e canetas de várias cores. Este tipo de materiais têm, normalmente, um preço mais elevado do que outras opções mais simples.


Caso o custo dos materiais se torne um problema e ultrapasse o orçamento definido, é importante que fale abertamente com os seus filhos sobre isto, mas mostre-se disponível a fazer cedências. Por exemplo, podem escolher os cadernos à sua vontade, mas o resto do material terá de ser de acordo com o orçamento familiar.


5. Incentive-os a criar hábitos de estudo

regresso-aula-agua

Como explicamos no ponto relativo à criação de uma rotina, é importante que comece ainda antes do início das aulas a criar hábitos de estudo nos seus filhos. Acredite, este é um ponto essencial para preparar os miúdos para o novo letivo!


Implementar uma hora de estudo nas semanas anteriores ao regresso às aulas vai ajudar a que as crianças e jovens comecem a consciencializar-se da aproximação deste momento. E, quando este chegar, já não será tão difícil ter de dedicar algum tempo no final do dia a rever matéria e a fazer os trabalhos de casa.


Para além disso, este tempo de estudo pode – e deve – ser utilizado para fazer uma revisão da matéria dada durante o ano letivo anterior. Na maioria das disciplinas, o conhecimento de cada ano é complementar e o que os seus filhos aprenderam no ano passado é importante para que consigam assimilar e perceber melhor os novos conteúdos.


Com estas sugestões, o regresso às aulas vai ser mais simples, tanto para os seus filhos como para toda a família. Se se continuar ansioso e stressado, mesmo com toda a preparação com antecedência, tente relaxar e adotar uma atitude mais otimista com estas 10 dicas para combater o stress no dia-a-dia.


Aproveite também para experimentar estas 7 receitas de snacks saudáveis


Publicado em 07/09/21