7 Alimentos com Propriedades Anti-Inflamatórias

26 de Fevereiro, 2021

Do azeite ao tomate, existem vários alimentos que podemos incluir na nossa alimentação para melhorar o funcionamento do nosso organismo. Conheça 7 alimentos com propriedades anti-inflamatórias que devem fazer parte das suas refeições.

Todos sabemos que a alimentação tem um papel essencial na nossa saúde. Os alimentos que consumimos ditam a forma como o corpo reage quando é exposto a agentes agressores, como fungos, bactérias, stress, etc.

Quando existe uma exposição a estes agentes agressores, o nosso sistema imunológico desencadeia um processo inflamatório, com o objetivo de destrui-los. No entanto, se a inflamação persistir, pode tratar-se de uma inflamação crónica.

A inflamação crónica é perigosa para a saúde e nem sempre tem sintomas específicos ou visíveis. Os aumentos da libertação de citoquinas inflamatórias por parte do organismo alteram o metabolismo e estão na origem de várias doenças.

Quando existe uma inflamação crónica, desencadeia-se um desequilíbrio no sistema imunitário. Isto pode levar ao desenvolvimento de doenças como a diabetes tipo II, problemas de sono, doença cardiovascular, depressão, cancro, entre outras.

Para além do tratamento com anti-inflamatórios, a melhor forma de combater este problema passa por uma alimentação mais saudável e equilibrada. E existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar.


O papel da alimentação nos processos de inflamação


A inflamação surge como uma resposta do nosso organismo quando existe uma exposição exagerada a agentes agressores. Entre eles contam-se, por exemplo, uma má alimentação, poluição eletromagnética, stress e sedentarismo. No que toca à alimentação, certos alimentos podem promover uma inflamação. Entre eles contam-se:

  • Os hidratos de carbono refinados como o pão branco, trigo e massas;

  • Os produtos industrializados, que utilizam substâncias químicas no processo de produção, tal como os corantes, aromatizantes e conservantes

  • As carnes vermelhas, quando consumidas em excesso;

  • Os alimentos ricos em açúcar, tal como bolachas, cereais de pequeno-almoço e produtos de pastelaria;

  • O leite e derivados, quando em excesso;

  • Os refrigerantes;

  • As bebidas alcoólicas.

Para combater e prevenir uma inflamação, devemos começar por identificar os agentes agressores. Depois devemos eliminar e/ou reduzir a exposição do nosso organismo aos mesmos.

Uma dieta com base em alimentos com propriedades anti-inflamatórias, combinada com a prática regular de exercício físico, uma rotina de sono saudável e controlo ou redução dos níveis de stress, ajudam a:

  • Melhorar os sintomas de doenças autoimunes, tal como a artrite;

  • Reduzir os marcadores inflamatórios;

  • Diminuir o risco de obesidade, diabetes, depressão e doenças cardiovasculares;

  • Melhorar os níveis de açúcar no sangue;

  • Melhorar os níveis de energia.

Conheça 7 alimentos com propriedades anti-inflamatórias que deve incluir na sua alimentação para melhorar o funcionamento do organismo e o combate a agentes agressores.


7 Alimentos com Propriedades Anti-Inflamatórias



1. Açafrão

O açafrão, também conhecido como curcuma, é uma especiaria muito utilizada na cozinha tradicional indiana. Esta é um dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias que deve incluir na sua alimentação. A sua ação aumenta quando combinada com outros alimentos com o mesmo efeito.


2. Azeite

O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas e tem um forte contributo para a redução do colesterol LDL. Para além disso, o azeite ajuda a bloquear a produção de elementos químicos que promovem a inflamação no nosso organismo.


3. Peixes gordos

O salmão, a sardinha, o atum e a cavala são alguns dos peixes gordos que constituem alimentos com propriedades anti-inflamatórias. O seu alto teor de ómega-3 ajuda a reduzir os processos inflamatórios. Estes devem ser consumidos cerca de três vezes por semana.

Aproveite também para conhecer outros alimentos ricos em ómega-3 que ajudam a fortalecer o seu sistema imunitário.


4. Fruta

O consumo de fruta faz parte de uma alimentação saudável e equilibrada. No que toca a alimentos com propriedades anti-inflamatórias, destacam-se os frutos vermelhos, tal como os morangos, mirtilos, framboesas e amoras. Estes são ricos em antioxidantes e a presença de antocianinas ajuda a combater inflamações crónicas.


5. Tomate

O tomate é um alimento muito rico em licopeno, antioxidantes e minerais como o fósforo, o potássio, o cálcio e o ácido fólico. O consumo regular de tomate é considerado eficaz na prevenção de alguns tipos de cancro e para o fortalecimento do sistema imunitário.


6. Gengibre

O gengibre está associado à prevenção de náuseas e vómitos. No entanto, este também é um dos alimentos com propriedades anti-inflamatórias que deve incluir na sua dieta. O gengibre ajuda a reduzir os níveis de inflamação, tanto crónico como aguda, graças ao gingerol, uma das substâncias presentes neste alimento.


7. Vegetais de folha verde-escura

Os espinafres, brócolos e alguns tipos de couves são ricos em vitamina E. Esta é essencial para combater os processos inflamatórios do organismo. Para além desta vitamina, estes também têm elevados níveis de minerais como o cálcio e ferro.

Para além destes alimentos, também a Água Monchique, com o seu pH alcalino de 9,5, pode ajudar a melhorar os processos do seu organismo. Esta água atua como um antioxidante natural e é recomendada por vários especialistas de saúde.

Se quer adotar um estilo de vida mais saudável e equilibrado, leia também as seis formas de reforçar sistema imunitário sem sair de casa.