7 Cuidados Essenciais para os Treinos ao Ar Livre

30 de Julho, 2021

Com a chegada dos dias mais quentes, os treinos outdoor tornam-se mais apetecíveis. Antes de iniciar a prática da atividade física, conheça os cuidados essenciais para os treinos ao ar livre que não deve esquecer.

Já sabemos que a prática regular de exercício físico é um dos pontos essenciais para conseguir alcançar um estilo de vida mais saudável e equilibrado.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, praticar exercício físico de forma regular tem inúmeros benefícios para o nosso corpo. Entre eles estão, por exemplo, a redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, o fortalecimento dos músculos, a melhoria da postura e o aumento dos níveis de energia.

Agora que os dias se tornaram mais quentes e longos, sabe ainda melhor levar os treinos para espaços exteriores. Contudo, o sol forte e as temperaturas mais elevadas requerem cuidados especiais. Os escaldões e a desidratação, por exemplo, são dois dos aspetos que deve ter em atenção.

Para que consiga praticar exercício de forma segura e sem comprometer o seu bem-estar, partilhamos consigo 7 cuidados essenciais para os treinos ao ar livre que não deve ignorar.

7 Cuidados Essenciais para os Treinos ao Ar Livre


1. Escolha as horas de menor calor

A hora do dia escolhida para a prática de exercício físico é um dos cuidados essenciais para os treinos ao ar livre ao qual deve prestar especial atenção..

Tal como nas idas à praia, é recomendado que tente evitar ao máximo as horas de maior calor. Isto porque a exposição direta ao sol e as temperaturas elevadas podem levar a problemas como a desidratação e insolação.

Dê preferência aos treinos outdoor logo pela manhã, antes das 10h, ou ao final da tarde, após as 16h. Durante este período, os raios solares são mais fracos e não provocam tantos danos para a sua saúde.


2. Aplique protetor solar

Não é novidade que a luz solar é extremamente importante para a nossa saúde, principalmente porque é uma das fontes de vitamina D. No entanto, a radiação UV – Ultravioleta – pode causar danos na pele e levar ao desenvolvimento de doenças como o cancro de pele.


É por isto que a aplicação de protetor solar deve fazer parte da sua rotina antes dos treinos ao ar livre. Para além de dever sempre ser incluído no cuidado diário da pele, o protetor solar ajuda a prevenir diversas doenças de pele, prevenir o envelhecimento e melhorar a hidratação


3. Escolha uma roupa leve

Durante a prática de exercício físico o conforto é essencial. E nos treinos ao ar livre não é exceção, principalmente no que toca à roupa escolhida!

Quando decidir fazer os seus treinos outdoor, opte por peças de roupa frescas, leves e com tecidos claros. Estas são uma preciosa ajuda para que não sinta tanto calor.


4. Prepare uma refeição leve e rica

Não é novidade que a prática de exercício físico deve ser sempre acompanhada por uma alimentação equilibrada. Estes são os dois principais fatores que devem ser tidos em conta para conseguir um estilo de vida saudável.

Na hora de treinar - ou melhor, antes de treinar - as refeições também assumem um papel muito importante. Para os treinos ao ar livre, principalmente durante o Verão, dê preferência a refeições leves. É importante que escolha alimentos ricos em nutrientes e de fácil digestão, que ajudem a aumentar o rendimento e, assim, contribuir para melhores resultados.

É importante ter em conta que a necessidade energética varia de pessoa para pessoa e depende de fatores como a idade, género, altura, peso e composição corporal. Para além disso, também é essencial que a alimentação pré-treino esteja adaptada à duração e intensidade da atividade física que vai ser praticada.


5. Leve uma garrafa de água e mantenha-se hidratado

A hidratação é um dos pontos mais importantes para o correto funcionamento do organismo. A água que ingerimos é uma parte essencial de diversos processos fisiológicos básicos. Entre eles estão, por exemplo, a digestão e a circulação.

Sempre que pratica exercício físico, deve ter em atenção a ingestão de água. Isto porque, ao suar, está a libertar líquidos que necessitam de ser repostos para que o seu organismo tem uma resposta eficiente.

É por isso que a hidratação é um dos cuidados essenciais para os treinos ao ar livre, especialmente durante os dias mais quentes. Leve sempre consigo uma garrafa de água e vá bebendo de forma regular ao longo do treino.

A Água Monchique é uma excelente opção para o acompanhar durante a prática de exercício físico. Graças ao seu pH de 9,5 - o mais elevado dentro das diferentes opções existentes no mercado, esta água é recomendada por inúmeros especialistas de saúde para desportistas e pessoas que praticam exercício de forma regular.

Ao ser uma água alcalina, a Água Monchique ajuda a uma recuperação mais eficaz dos músculos e tem um efeito antioxidante. Para além disso, a marca lançou a garrafa 100% Monchique, uma embalagem 100% reciclada e com um formato ergonómico, perfeito para o acompanhar durante os treinos.


Publicado em 30/07/21