7 Passos para Adotar uma Atitude mais Otimista no Seu Dia-a-Dia

24 de Março, 2021

Nem sempre é fácil adotar uma postura positiva. Tem tendência a ver sempre o copo meio vazio? Hoje partilhamos consigo 7 passos para adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia.

Nem sempre é fácil é manter uma atitude positiva quando olhamos para o nosso panorama atual. Continuamos a sofrer com uma pandemia mundial, que nos trouxe os mais diversos desafios, nomeadamente o isolamento social.

Contudo, o otimismo tem inúmeras vantagens. Este não só ajuda a manter e preservar a nossa saúde emocional e mental, como também tem um forte impacto na nossa saúde física.

É importante ter em conta que, ver o copo meio cheio, depende unicamente de si. E desengane-se se pensa que ser otimista é ver apenas o lado positivo da vida e estar sempre feliz. É, sim, ter a capacidade de ver a situação tal como ela é e focar-se na forma de a melhorar, ou seja, conseguir dar a volta a uma fase negativa.

Uma atitude positiva anda de mãos dadas com a motivação e energia. No entanto, conseguir adotar este tipo de visão não é algo imediato e requer um exercício constante da nossa parte. Recorde-se que não conseguimos controlar tudo o que nos acontece, mas podemos decidir a forma como reagimos a cada situação e como a deixamos que nos afete.

Para o ajudar a ultrapassar não só esta fase mais complicada em que vivemos, mas também a tornar a sua vida mais leve, partilhamos consigo 7 exercícios que deve fazer para adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia. Vamos a isto?


7 Passos para Adotar uma Atitude mais Otimista



1. Rodeie-se das pessoas otimistas

Quantas vezes ouviu a expressão “Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és”? Embora não precise de levar este pensamento de forma tão literal, a verdade é que as pessoas com quem nos relacionamos dizem muito sobre nós... e também podem ter um forte impacto na nossa postura perante as diferentes situações.

As atitudes são contagiantes e, se passamos o dia com pessoas que têm um pensamento e postura negativa, vamos ter tendência a fazer exatamente o mesmo.

Portanto, um dos primeiros passos para adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia é aproximar-se das pessoas certas. Procure amigos e colegas que estejam focados em dar o melhor de si, que mantenham uma postura divertida e que tragam luz e leveza aos seus dias.

Caso não consiga deixar de ter contacto com pessoas negativas, também há algumas ações que pode colocar em prática para impedir que estas afetem o seu estado de espírito. Quando o tema de conversa se foca em assuntos como reclamações ou mexericos, não aprofunde. Tente contornar o tema e, caso não seja possível, afaste-se educadamente e diga que tem um compromisso ou uma tarefa para fazer.

Lembre-se que afastar-se das pessoas negativas não é uma atitude de superioridade, mas sim de amor-próprio. Trata-se de escolher um ambiente mais positivo para si e preservar a sua saúde mental.


2. Alimente o seu pensamento de coisas positivas

Sentimentos como a alegria, gratidão, serenidade e otimismo são ótimos para a nossa vida. E estes devem ser o seu principal foco se quer adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia.

Com isto não queremos dizer que tem de se manter feliz durante todo o dia. Simplesmente, deve procurar ter sentimentos positivos sempre que possível e não deixar que os negativos tenham impacto.

Faça este exercício: sempre que alguma coisa negativa acontecer, procure o lado bom da situação. Por exemplo, o seu chefe não gostou a sugestão que apresentou? Em vez de se focar em sentimentos como a ingratidão, a revolta e a desilusão, pense que esta é uma nova oportunidade para fazer melhor e surpreender.

Sabemos que nem sempre é fácil e que este tipo de exercício demora algum tempo até se tornar em algo natural e instantâneo. No entanto, se se esforçar e começar a implementar esta mudança aos poucos, vai conseguir mudar a sua atitude!


3. Agradeça todos os dias por aquilo que aconteceu de bom

A gratidão é um sentimento muito poderoso e que faz muito bem à nossa saúde mental. Esta é uma das melhores formas de adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia e, acima de tudo, apreciar aquilo que tem.

Sentir-se grato deve ser um exercício diário. Devemos sempre agradecer por tudo o que vivemos e não apenas pelos momentos bons. Encarar a vida desta forma é um passo essencial para aumentar a confiança e a motivação no dia-a-dia.

Encarar os obstáculos, novos desafios e tudo o que se passa à nossa volta com gratidão ajuda a afastar a negatividade. No fundo, é tentar repetir o exemplo que demos no ponto anterior, relativamente ao seu chefe, em diferentes momentos da sua vida.

Não deixe que o sentimento de culpa, o desânimo e a frustração assumam o controlo. Todos os dias, antes de dormir ou quando se sentir mais triste, faça uma lista das coisas pelas quais se deve sentir grato. Acredite que este pequeno exercício vai ter um grande impacto na sua atitude.


4. Foque-se nas soluções e não nos problemas

É muito normal que, ao sermos confrontados com uma adversidade, a nossa primeira reação seja focarmo-nos no problema. No entanto, isto só significa que está a dar ainda mais destaque ao problema em si e deixar que ele tome proporções ainda maiores.

É preciso que tenha em conta que, muitas vezes, são os fracassos e situações adversas que nos levam a superar obstáculos e encontrar novos caminhos.

Pense connosco, como se sente quando consegue superar um problema que parecia não ter solução à primeira vista? Muito bem, certo? É nesse sentimento que se deve focar, sempre!

Quando se foca apenas em encontrar culpados para o problema, em vez de tentar perceber qual é a origem do mesmo e qual a solução adequada, está a aumentar a dimensão desse mesmo obstáculo.

Por isso, lembre-se: sempre que se deparar com um obstáculo, foque a sua atenção em como o pode ultrapassar e passe à ação.


5. Adote uma postura amável com os outros

Conhece a lei da atração? De uma forma muito resumida, esta teoria diz-nos que o universo retribui as energias que lhe enviamos. O mesmo se aplica às relações que estabelecemos com quem nos rodeia.

Nem sempre é fácil e, muitas vezes, as pessoas com quem interagimos não nos inspiram a ser amáveis e simpáticos. Mas esforce-se por encarar todos os contactos com um sorriso e oferecer a melhor versão de si aos outros.

Tenha especial atenção à empatia. A capacidade de se conseguir colocar no lugar dos outros, seja na sua vida pessoal ou profissional, vai ajudar a criar e preservar um clima mais positivo em todas as áreas da sua vida.

Não se esqueça também de elogiar os outros sempre que possível. Um elogio no momento certo tem a capacidade de criar um ambiente de maior cumplicidade e otimismo e até mesmo fortalecer relações.

Portanto, não deixe de incluir as pessoas que o rodeiam nesta sua nova fase da sua vida e partilhar a sua atitude mais positiva e otimista!


6. Assuma as consequências das suas ações

Todos temos consciência que errar é humano. Saber admitir e lidar com os nossos erros é um dos pontos que o vai ajudar a adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia.

Quando cometer um erro, não escolha o caminho mais simples que passa por tentar culpar os outros. Assumir, pedir desculpas e encontrar uma forma de remediar a situação são atitudes mais positivas e que o vão ajudar a superar este momento.

Outro ponto importante passa por não ficar a “remoer” naquilo que fez. Todos erramos e temos de ter a capacidade de perdoar, tanto os outros como a nós mesmos. Se fez todos os possíveis para corrigir o erro, deve ficar de consciência tranquila e seguir em frente.


7. Cuide de si, todos os dias

Cuidarmos de nós mesmos também tem uma enorme importância na nossa saúde mental e, por isso, é um ponto a que deve prestar especial atenção para adotar uma atitude mais otimista no seu dia-a-dia.

De certeza que já ouviu a expressão “mente sã em corpo são”. Esta citação do tempo dos romanos fala por si. Para estarmos bem psicologicamente, também temos de o estar fisicamente.

Uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico regular e um sono saudável podem fazer maravilhas pelo seu corpo... e mente!

Para além disso, outro ponto que deve considerar é o consumo da quantidade de água recomendada diariamente. Uma hidratação deficitária também afeta a sua disposição e pode causar irritabilidade e mau estar. Por isso, não se esqueça de levar sempre consigo a sua garrafa de Água Monchique e tentar beber, pelo menos, 1,5 litros de água por dia!

Aproveite também para ler o nosso artigo sobre a importância de manter a hidratação durante todo o ano.

Publicado em 24/03/2021