9 erros a evitar no regresso ao trabalho depois das férias

10 de Agosto, 2023

Regressar ao trabalho após algumas semanas de férias é sentir-se a navegar numa tonelada de tarefas a receber, tentar acompanhar os colegas e adaptar-se à sua vida em casa. E só de pensar nisso já ficamos stressados!

Para o ajudar a acalmar os seus pensamentos ansiosos e a ter um bom começo, reunimos 9 erros a evitar quando regressa ao trabalho. Leia as dicas de produtividade e regresse à rotina de forma mais tranquila.

Erro 1: Não planear o regresso

Ficou tão entusiasmado com as férias que fechou o portátil sem planear o regresso? Bem, essa é uma das razões pelas quais o regresso pode não ser fácil. No seu primeiro dia, pode ter de realizar novas tarefas, lembrar-se exatamente de onde parou e tentar resolver algumas questões pendentes. Se ainda puder, planeie o seu regresso com antecedência.

Erro 2: Transição muito curta

Quando saímos de férias, todos queremos aproveitar ao máximo o tempo que temos. Se viajar, pode até querer adiar o regresso a casa até ao último momento. Mas estar em pleno avião 8 horas antes do início do trabalho não é uma boa ideia. Na verdade, deve dar tempo à sua mente e ao seu corpo para recuperarem.

Erro 3: Acomodar-se à sua rotina anterior

Um dos erros mais insidiosos que pode cometer é ignorar a sua experiência de férias e seguir a sua rotina habitual sem qualquer alteração. As férias são muito mais do que simples períodos de descanso. Podem ajudá-lo a refletir sobre a sua vida, a experimentar algo novo e a aprender mais sobre si próprio. Tudo isso é desperdiçado se não pusermos em prática o que descobrimos. De facto, somos especialmente suscetíveis de experimentar coisas diferentes quando regressamos de férias. E quem sabe, talvez uma rotina diferente seja exatamente aquilo de que precisa!

Erro 4: Perder-se a si próprio

É possível que as suas férias o tenham mudado de mais formas do que esperava. Por isso, quando regressa ao escritório, os seus colegas nem sequer o reconhecem. Mas estar desse lado do espetro também não é bom. Tente ficar no meio termo: não negligencie tudo o que aprendeu e experimentou durante as férias, mas também não te esqueças da sua vida em casa.

Erro 5: Ficar na sua bolha

Fechar-se e tentar navegar sozinho pelas mudanças no seu local de trabalho não é uma boa ideia. Se quiser voltar ao trabalho e aprender rapidamente o que há de novo, basta falar com os seus colegas! Ficará a saber as últimas novidades e também fará com que o dia passe mais depressa.

Erro 6: Não definir prioridades

Então, abre o seu portátil no primeiro dia de regresso. Verifica a sua caixa de entrada e começa a tratar das tarefas pela ordem em que chegaram, ou talvez mesmo sem nenhuma ordem em particular, apenas o que lhe chamar a atenção primeiro. Não é? Se começar a trabalhar de imediato, sem perceber tudo o que precisa de ser feito, arrisca-se a perder tempo e a não conseguir realizar as tarefas mais importantes. Em vez disso, reserve algum tempo para avaliar as tarefas que se acumularam durante a sua ausência e defina as suas prioridades.

Erro 7: Fazer tudo no primeiro dia

Se acha que consegue encaixar tudo no primeiro dia, está enganado. Provavelmente não vai conseguir terminar tudo num dia. E mesmo que o faça, arrisca-se a ficar sem trabalho. Isso significa que ficará sobrecarregado e cansado mais rapidamente e começará o dia seguinte sem um sorriso no rosto, no mínimo.

Erro 8: Ficar sedentário

Durante as suas férias, escalou todas as montanhas, atravessou todos os riachos e seguiu todos os arco-íris? Não admira que não queira sair da cama! Mas depois de descansar durante alguns dias, devia mesmo sair à rua ou passar algum tempo a fazer exercício. Confie em nós, isso vai melhorar a sua saúde e o seu bem-estar!

Erro 9: Calçar os sapatos do outro

Seguir um conselho é bom, mas segui-lo à letra não o vai ajudar muito. Há coisas que não são para si e, antes de calçar os sapatos de outra pessoa (ou os chinelos pós-férias), reflita sobre as suas necessidades, valores e desejos.

Algumas pessoas preferem esquecer completamente o trabalho durante as férias ou até experimentar a desintoxicação digital. Mas nem toda a gente gosta de o fazer. Algumas pessoas não se desligam do trabalho, por isso nunca têm de voltar verdadeiramente de férias.



Para o ajudar a a manter-se motivado e produtivo neste regresso ao trabalho, descubra as nossas sugestões de snacks saudáveis para levar de casa para o trabalho!