Será que posso reciclar embalagens sujas? E guardanapos de papel? Hoje respondemos a todas as suas questões e explicamos tudo o que precisa de saber sobre a reciclagem.
Portugal produz anualmente cerca de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos. Segundo as estatísticas, apenas 16,5% destes resíduos são depositados nos ecopontos. Graças à separação feita no lixo indiferenciado, a taxa de reciclagem fica nos 38%. Estes dados dão avançados pelo jornal Público e demonstram o panorama nacional no que toca à separação de resíduos.
Reduzir, reutilizar e reciclar são as três palavras – e ações – que devem servir de mote a uma vida mais sustentável. Em primeiro lugar, devemos reduzir o consumo e os resíduos produzidos. Em segundo lugar, reutilizar ao máximo os recursos que temos, de forma a prolongar o seu tempo de vida. E, por fim, reciclar aquilo que já não pode ser reutilizado.
O ato de separação e reciclagem dos resíduos pode parecer bastante simples. Afinal, trata-se de dividir o lixo entre os contentores do papel, plástico e metal, vidro e indiferenciado. No entanto, na hora de separar surgem sempre algumas dúvidas.
Para o ajudar, explicamos tudo o que precisa de saber sobre a reciclagem e como pode garantir uma correta separação dos resíduos.
Sim, a gordura não inviabiliza a reciclagem das latas. Durante o processo de reciclagem, existe uma fase de limpeza que assegura a eliminação destes resíduos.
Não, as tampas podem ser recicladas juntamente com as garrafas. Antes de colocar no ecoponto, esmague a garrafa de forma a esta ficar espalmada e coloque a tampa.
Não é necessário. Como já explicamos, existe uma fase de limpeza durante o processo de reciclagem. No entanto, caso o queira fazer para evitar odores em casa, não existe qualquer problema.
As pilhas não devem ser colocadas nem no lixo comum, nem no ecoponto. Isto porque as pilhas, ao serem incineradas ou ao permanecer num aterro, libertam metais pesados, tal como o mercúrio, que podem contaminar os solos e as águas subterrâneas. Por isso, deve colocar sempre as pilhas usadas nos Pilhões. Pode encontrá-los em Juntas de Freguesia e supermercados.
Os óleos alimentares devem ser sempre colocados em contentores próprios: os Oleões. Nunca despeje o óleo pelo ralo do lava loiça. Isto origina problemas ambientais e ao nível dos sistemas de saneamento. Depois de utilizar, deixe que o óleo arrefeça e coloque numa embalagem. Quando esta estiver cheia, feche-a bem e coloque num Oleão.
Os eletrodomésticos não podem ser colocados em nenhum ecoponto, mas também não podem ser colocados no lixo indiferenciado. O ideal é levá-los ao ecocentro mais próximo, de forma a que sejam corretamente encaminhados para a reciclagem. Muitas lojas também possibilitam a entrega dos eletrodomésticos antigos na compra de um novo.
Sim, podem. A madeira é um material 100% reciclável e com reduzido impacto ambiental. Os objetos de madeira devem ser entregues num ecocentro, para que possam ser devidamente encaminhados para a reciclagem.
Existem alguns resíduos que geram dúvidas e que, muitas vezes acabam por ser colocados no contentor errado.
Uma vez que são de papel, muitas pessoas colocam no ecoponto azul. Contudo, isto está errado. Os guardanapos, devido à gordura, devem ser depositados no contentor dos resíduos orgânicos. O mesmo se aplica a embalagens com gordura, como as caixas de pizza, papel de cozinha ou lenços de papel.
Apesar de terem uma embalagem de papel ou alumínio, os medicamentos não devem ser depositados nos ecopontos. O aconselhável é que os entregue na farmácia mais próxima, de forma a que estes sejam reciclados sem contaminar o ambiente.
O ecoponto azul destina-se apenas a papel e cartão. Objetos como autocolantes, papel de alumínio, fotografias ou papel plastificado não devem ser colocados neste ecoponto.
Apesar de terem uma embalagem de plástico, as canetas não são embalagens. Por isso, estes objetos devem ser entregues num ecocentro. O mesmo se aplica para pentes, réguas, baldes e tachos.
Embora tenham o exterior em cartão, este tipo de embalagens deve ser sempre colocadas no ecoponto amarelo. Isto deve-se ao facto do interior destes pacotes ser composto por plástico e alumínio. Os três materiais são separados durante o processo de reciclagem.
Existem algumas ações que são consideradas boas práticas do processo de reciclagem e que deve ter em atenção.
Embora não exista necessidade de lavar as embalagens, é importante que, antes de as colocar no ecoponto, escorra o conteúdo das mesmas.
Este gesto simples também tem benefícios a nível ambiental. As embalagens espalmadas ocupam menos espaço nos ecopontos, permitindo reduzir os custos e a poluição associada ao transporte e armazenamento dos materiais.
Para esclarecer dúvidas relativamente à separação e reciclagem de resíduos, a Quercus lançou a Wasteapp. Aqui pode escolher qual é o resíduo ou categoria que quer reciclar e encontrar a solução correta. A Wasteapp está disponível através de website (*link 1), mas também em app gratuita, disponível para download no Google Play e na App Store.
O projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham” tem como objetivo incentivar a comportamentos mais sustentáveis.
Durante o início de 2020, foram instaladas por todo o país 23 máquinas de recolha de garrafas de plástico PET não reutilizáveis. O objetivo é que os cidadãos coloquem as garrafas vazias, de forma a que o material recolhido possa ser reciclado e depois reutilizado como matéria-prima para a produção de novas garrafas.
Ao colocar as garrafas na máquina, os consumidores recebem um talão de desconto. O valor é calculado tendo em conta o número de garrafas entregues. O valor recebido pode ser utilizado em compras na loja onde as embalagens foram entregues ou doado a uma instituição.
Para serem válidas, as garrafas não devem conter líquidos nem estarem espalmadas, e devem ser entregues com tampa e com o rótulo intacto.
Pode consultar os pontos de recolha e saber mais sobre este projeto no website oficial “Quando do velho se faz novo, todos ganham!”. Aproveite também para descobrir como pode ter um estilo de vida mais sustentável com as nossas dicas.
RECENTES
Olá! Cadastre-se abaixo para receber todos nossos blogs receitas, dicas e atividades diretamente no seu e-mail