7 Dicas para Ser Mais Sustentável no Seu Dia-a-Dia

26 de Fevereiro, 2021

Pequenos gestos podem ter um grande impacto. Descubra as nossas 7 dicas para ser mais sustentável no seu dia-a-dia e comece já hoje a cuidar do futuro do nosso planeta.

Reduzir, reutilizar e reciclar. Estas são as três ações que devem estar na base de um estilo de vida mais sustentável.

Devemos esforçar-nos por reduzir ao máximo o consumo e o lixo que produzimos, reutilizar o que já temos de forma a prolongar a sua vida útil e, por fim, reciclar o que não pode ser reutilizado.

Embora exista uma preocupação crescente com o impacto ambiental das nossas escolhas e ações, existe sempre espaço para melhorar e tornarmos o nosso dia-a-dia mais amigo do ambiente.

Se pensa que isto implica um grande investimento de tempo e dinheiro, desengane-se. Pequenas ações conseguem ter um impacto gigantesco no nosso planeta.

Hoje partilhamos consigo algumas dicas para ser mais sustentável no seu dia-a-dia, gestos simples, mas que fazem toda a diferença!


7 Dicas para Ser Mais Sustentável no Seu Dia-a-Dia



1. Reciclar, sempre

Reciclar não é uma novidade, mas será sempre uma das dicas para ser mais sustentável e uma das mais simples de implementar no seu dia-a-dia.

A separação do lixo entre papel, plástico, vidro e orgânico é uma das formas de ajudar a garantir um futuro mais verde para o nosso planeta. No entanto, ainda existem muitas dúvidas no que toca à reciclagem.

Posso reciclar embalagens de plástico sujas? E guardanapos e lenços? Esclarecemos todas as suas dúvidas no artigo Tudo o que precisa de saber sobre a reciclagem.


2. Troque alguns objetos do dia-a-dia

Existem alguns objetos do nosso dia-a-dia que têm um enorme impacto ambiental. Contudo, também já existem opções mais verdes que pode adotar para ter um estilo de vida mais sustentável.


Cotonetes

Os cotonetes, por exemplo, já se tornaram num grave problema ambiental. Estes são feitos de plástico não descartável e são muitas vezes deitados na sanita, acabando por ir parar ao mar.

Uma solução mais sustentável passa pela troca dos cotonetes tradicionais pelas opções de bambu, que pode encontrar à venda em farmácias.


Palhinhas

Tal como acontece com os cotonetes, também as palhinhas são consideradas as grandes responsáveis pelo lixo marítimo. Hoje em dia, já existem diferentes soluções, disponíveis em supermercados, como as de bambu, metal e papel.


Copos de Plástico

Já pensou na quantidade de copos de plástico que são deitados ao lixo diariamente? Entre os vários cafés diários e bebidas em restaurantes e cafés, o desperdício é gigantesco.

No entanto, é muito simples reduzir neste ponto. No seu dia-a-dia, quer seja em casa ou no trabalho, escolha tomar o café em chávenas de vidro. Já quando for a cafés e restaurantes, quando pedir uma bebida, pergunte se é possível ser em copo de vidro e não em plástico.


Escova de Dentes

As nossas escovas de dentes acumulam bactérias e, por isso mesmo, devem ser substituídas de dois em dois ou de três em três meses. Isto leva a que cada um de nós utilize e deite ao lixo entre quatro a seis escovas de dentes todos os anos, o que se pensarmos a nível mundial se torna num grande problema ambiental.

Trocar a escova de dentes tradicional por uma de bambu é uma das dicas para ser mais sustentável no seu dia-a-dia que temos para si. Isto porque, enquanto as tradicionais não podem ser recicladas, as de bambu têm um cabo que é totalmente compostável e cerdas recicláveis.


Papel

Apesar do plástico ser apontado como o grande vilão ecológico, também é importante reduzir ao máximo a utilização do papel. Apesar de hoje em dia existir uma maior preocupação ambiental por parte da indústria em questão, não deixa de ser necessário termos alguns cuidados e preocupações no nosso dia-a-dia.

Existem gestos muito simples que podem ajudar nesta redução da utilização de papel. Por exemplo, pode escolher receber as contas de casa por e-mail em vez de carta. Sempre que for ao Multibanco, escolha não receber o talão e opte por consultar o seu saldo bancário online ou através da app do banco.


3. Diga não aos sacos de plástico

Hoje em dia, quando vamos a um supermercado, os sacos de plástico para as compras têm um custo. Isto foi uma das medidas tomadas para que a sua utilização fosse reduzida. No entanto, ainda existem muitas pessoas que continuam a preferir esta opção.

Segundo a Agência Portuguesa do Ambiente, a cada minuto são utilizados 1 milhão de sacos leves em todo o mundo. A nível europeu, o consumo ronda os 100 mil milhões por ano.

Os sacos de plástico têm um impacto ambiental muito elevado. Em primeiro lugar porque a sua produção, transporte e tratamento implica um grande consumo de recursos, como água e petróleo. Para além disso, estes também são responsáveis pela redução da biodiversidade, uma vez que são muitas vezes encontrados no meio ambiente e são ingeridos ou provocam a asfixia de animais.

A solução, e uma das nossas dicas para ser mais sustentável no seu dia-a-dia, passa pela escolha de sacos reutilizáveis. A maioria dos supermercados já tem disponíveis sacos de maior dimensão e que podem – e devem – ser reutilizados.

Para além disso, na hora de comprar fruta e legumes, opte pelas soluções a granel e deixe de lado as previamente embaladas. Se não conseguir evitar a utilização de um saco, escolha os de pano ou rede, que podem ser reutilizados em cada ida às compras.


4. Não desperdice água

Já sabemos que a água é um recurso finito e, por isso mesmo, torna-se urgente saber fazer um consumo mais inteligente. Existem ações muito simples que pode aplicar no seu dia-a-dia e que o vão ajudar a ter um estilo de vida mais sustentável.

Já pensou na quantidade de água que é desperdiçada, cada vez que toma banho, enquanto espera que esta aqueça? Durante este período pode gastar mais de cinco litros de água. Por isso, opte por colocar um balde ou um garrafão por baixo da torneira. Esta água pode ser depois utilizada para regar as plantas e flores, na limpeza da casa ou até mesmo nas descargas de autoclismo.

O mesmo se aplica na água que utiliza durante a confeção de certos alimentos. Quando cozer massa ou legumes, ou até mesmo quando lavar verduras e fruta, guarde a água e utilize-a para a rega das plantas.

Estes pequenos gestos são algumas dicas para ser mais sustentável no seu dia-a-dia, que podem ter um grande impacto no planeta, mas também ajudar a poupar na conta da água no final do mês.


5. Seja sustentável na hora das refeições

Também existem dicas para ser mais sustentável que pode utilizar na hora das refeições. Estas passam tanto pela confeção dos alimentos como nas escolhas que faz quando se senta à mesa para almoçar ou jantar.

Sempre que precisar de descongelar alimentos, pode por o fazer naturalmente e deixar de lado a utilização do micro-ondas. Estes representam um gasto de eletricidade desnecessário.

Para além disso, sempre que não estiver a utilizar aparelhos elétricos, como o jarro elétrico, micro-ondas ou máquina de café, desligue as fichas da tomada. Esta pequena ação pode representar uma poupança de 5% na conta da luz.

Outro gesto muito simples está na escolha dos alimentos. Quando for às compras, escolha alimentos biológicos ou orgânicos, que não utilizem agentes químicos na sua produção. Caso tenha oportunidade, opte também por comprar frutas e legumes em produtores locais. Para além de ajudar a economia local, está a evitar a utilização de recursos que implica o transporte dos alimentos.

Na hora de se sentar à mesa, deixe de lado os guardanapos tradicionais, em papel. Estes representam um desperdício, uma vez que não podem ser reciclados se estiverem sujos. Os guardanapos de pano, que podem ser lavados e reutilizados, são uma opção mais sustentável e barata.

Aproveite também para descobrir como pode reduzir o desperdício alimentar.


6. Reduza as viagens de carro

Todos sabemos que reduzir a utilização dos automóveis torna-se cada vez mais urgente. A verdade é que as emissões de CO2 por parte de transportes tem vido a aumentar. Na União Europeia, estes são responsáveis por cerca de 30% das emissões de dióxido de carbono.

A utilização crescente dos automóveis no nosso dia-a-dia leva a um aumento da poluição do ar. Esta poluição não acontece apenas quando conduzimos. A própria produção automóvel implica um enorme consumo de energia, graças aos minerais utilizados na criação do metal e aos produtos químicos para o desenvolvimento de plásticos, tintas, borrachas e vidros.

O impacto das viagens de carro no meio ambiente pode fazer-se sentir de diferentes formas. As chuvas ácidas, por exemplo, provocam a acidificação da água, que pode originar a morte de animais marítimos. Nas florestas, estas danificam as árvores e, nas cidades, causam a corrosão de edifícios e outras estruturas.

Por isso, sempre que possível, faça um esforço e mexa-se pela saúde do nosso planeta. Troque o automóvel individual pela bicicleta ou por transportes públicos. Quando for trabalhar, se não conseguir deslocar-se sem utilizar o carro, crie um sistema de boleias com os seus colegas. Mesmo que só consiga fazer isto com um colega, é sempre menos um carro que está a poluir o ambiente.


7. Faça escolhas mais inteligentes

Existem também outras escolhas que podemos fazer para tornar o nosso dia-a-dia mais sustentável. Acredite que todas as pequenas mudanças podem ter um forte impacto ao nível ambiental.

Por exemplo, já pensou em ter a sua própria horta? Sim, parece impossível para quem vive em apartamentos ou casas sem jardim, mas acredite que não é. Em vasos e canteiros, pode cultivar diferentes tipos de plantas e até alguns legumes e vegetais. Para além de representar uma poupança significativa na hora de ir às compras, também é uma forma de consumir produtos biológicos.

Outra dica para ser mais sustentável passa pelas escolhas que faz na hora de vestir. Sabia que a indústria têxtil ocupa o segundo lugar no ranking das mais poluentes? Desde a plantação de algodão até ao processo de tingimento, o gasto de água é enorme. Isto para ter como resultado uma peça de roupa que, ao ser lavada, vai libertar microplásticos que vão acabar nos rios e oceanos.

A solução passa por comprar menos roupa e escolher marcas e peças que tenham um compromisso ambiental. Existem cada vez mais marcas, muitas delas nacionais, que produzem cada peça tendo em vista a redução do impacto ecológico.

Mas estas escolhas podem ser feitas não só ao nível do vestuário, mas também noutras áreas. Sempre que tiver de comprar um produto, tente optar por marcas que tem uma preocupação ambiental e por soluções o mais naturais possível.

E, claro, o consumo de plástico nas garrafas de água não pode ficar de fora. Embora possam ser recicladas, estas também têm forte impacto na saúde do nosso planeta.

Com base na ambiciosa estratégia de sustentabilidade ambiental, com objetivo de reduzir a sua pegada ecológica, a Água Monchique lançou uma nova garrafa 100% reciclada. Isto representa uma poupança anual de 100 toneladas de PET virgem.

A garrafa, com 720 ml, e com formato sport, é uma escolha muito prática para o acompanhar no dia-a-dia e estará brevemente disponível no mercado.

Para além disso, e a par com a estratégia de redução da pegada ambiental já previamente referida, a marca irá também lançar o Bag-in-Box. Esta representa uma opção mais ecológica para que as famílias possam consumir a Água Monchique em casa, sem implicar a utilização de garrafões de plástico.