Alimentação Saudável: 5 Alimentos que Aumentam a Ansiedade

3 de Novembro, 2021

A alimentação tem um forte impacto no nosso corpo, tanto a nível físico como psicológico. Descubra os 5 alimentos que aumentam a ansiedade e que deve evitar.

Já sabemos que a alimentação tem um forte impacto no nosso bem-estar. “Somos aquilo que comemos”, uma frase que resume na perfeição a influencia que as nossas escolhas alimentares têm na nossa vida.

Contudo, normalmente esta influência é explorada apenas do ponto de vista físico, ou seja, qual são as consequências das mesmas para o nosso corpo. Mas sabia que a alimentação também é importante para a nossa saúde mental?

Se as nossas emoções podem interferir com o que comemos, o contrário também se aplica. Por exemplo, existem alimentos que ajudam a ajudar a reduzir o stress, enquanto outros potenciam os sintomas de ansiedade, depressão e mudanças de humor.

Hoje partilhamos consigo cinco alimentos que aumentam a ansiedade e que deve evitar incluir na sua rotina caso sofra deste problema.


5 Alimentos que Aumentam a Ansiedade



1. Cafeína

Todos sabemos que a cafeína tem um efeito estimulante que tem a capacidade de interferir de forma bastante forte com o organismo. É por isso que o café se tornou num hábito essencial para muitas pessoas, de forma a conseguirem manter-se despertas e focadas durante todo o dia.

A ingestão de café provoca um aumento do cortisol, uma hormona que é expelida pelo nosso corpo em momentos de stress. Esta hormona diminui a quantidade de calorias gastas de forma a poupar energia.

O que acontece é que, em grandes quantidades, o cortisol tem como efeito o agravamento do sentimento de stress e da ansiedade. Para além disso, esta hormona provoca a diminuição da serotonina, que é apelidada de hormona da felicidade. Isto leva a que, além de se sentir mais ansioso, esteja sujeito a estados depressivos.

Portanto, se o café faz parte da sua rotina diária, é importante ter em atenção as quantidades ingeridas. O ideal é que fique por, no máximo, três cafés por dia, preferencialmente durante o período da manhã.


2. Álcool

O álcool é, muitas vezes, utilizado como um desinibidor e até como uma forma de superar a ansiedade em momentos em que as pessoas tendem a não se sentir tão confortáveis. Contudo, este é um dos alimentos que aumentam a ansiedade e a que deve prestar especial atenção.

Esta substância, quando consumida em grandes quantidades, tem a capacidade de desequilibrar os níveis de serotonina no nosso corpo. O mesmo acontece com outros neurotransmissores associados às sensações de prazer e relaxamento.

De uma forma geral, e quando ingerido em excesso, o álcool inibe o sistema nervoso central. Isto provoca uma maior sensação de inquietação e, consequentemente, a dificuldade em manter a concentração.

Para além das consequências do foro mental, o consumo abusivo de álcool também tem efeitos a nível físico. Esta substância pode provocar hipersensibilidade, o aumento do ritmo cardíaco, a diminuição dos níveis de açúcar no sangue e levar à desidratação.

Isto não significa que deva abolir completamente o álcool da sua vida. Significa, sim, que deve ter em atenção as quantidades consumidas de forma a que a sua ingestão não se torne prejudicial para a saúde. Além disso, deve evitar ingerir bebidas alcoólicas em momentos em que se sente stressado ou ansioso, uma vez que estas apenas irão piorar o seu estado de ansiedade.


3. Fast Food

Não é novidade que uma dieta rica em fast food é, no mínimo, pouco recomendável. Mas, para além das diversas implicações que tem para a sua saúde, sabia que este também é um dos alimentos que aumentam a ansiedade?

Um estudo levado a cabo pela Universidade do Sul da Califórnia (UCLA) , em Los Angeles, demonstrou que este tipo de dieta está associada ao desenvolvimento de problemas do foro mental, como a perda de memória, ao aumento da ansiedade e outros problemas cognitivos. Estas conclusões foram suportadas por um segundo estudo realizado pela Royal College Open Science, que teve como objeto de análise um grupo de estudantes.

O consumo de fast food está associado a problemas como o aumento de peso, a sensação de cansaço e inchaço e o aumento dos níveis de colesterol. Além disso, este tipo de alimentos também aumenta o risco de cancro, devido ao alto teor de gorduras trans e outras substâncias químicas, que causam alterações nas células.


4. Alimentos com açúcares artificiais e refinados

Como todos sabemos, o consumo regular de açúcar tem diversas consequências na nossa saúde e este também é um dos alimentos que aumentam a ansiedade e que deve evitar.

Segundo um estudo publicado na revista Case Reports in Psychiatry, o consumo em excesso de alimentos com elevado nível de açúcar aumenta os sintomas de ansiedade e depressão.

O principal inimigo é a frutose, o açúcar que presente na fruta. No entanto, isto não significa que deva eliminar as frutas da sua alimentação, bem pelo contrário. Quando se encontra na sua forma natural, a frutose ajuda o organismo a funcionar de forma regular.

O problema surge quando esta é extraída e depois adicionada a produtos e alimentos industrializados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à conclusão que, nos últimos 20 anos, existiu um aumento de cerca de 250% no consumo de frutose nos alimentos industrializados nos países desenvolvidos, o que representa um perigo para a nossa saúde.

Mas, afinal, o que acontece ao nosso corpo quando ingerimos estes alimentos? Em primeiro lugar, os níveis de glicose no sangue sobem rapidamente, criando um pico de energia. Contudo, depois deste pico, existe uma tendência para que ocorra uma queda repentina do açúcar no organismo, devido à libertação da insulina. Estas oscilações podem manifestar-se através de cansaço, irritabilidade e tonturas.

Portanto, se tem problemas de ansiedade, evite ao máximo o consumo deste tipo de alimentos e aposte numa alimentação mais equilibrada, com base em produtos naturais.


5. Refrigerantes

Os refrigerantes são bebidas que devem ser evitadas por pessoas ansiosas, uma vez que são um dos alimentos que aumentam a ansiedade e que alteram o funcionamento do sistema nervoso.

Estas bebidas têm um alto teor tanto de açúcar como de cafeína na sua composição. Isto faz com que acumulem os efeitos negativos destes dois componentes já acima referidos e que têm um forte impacto na produção hormonal e no funcionamento do cérebro.

Para além das consequências ao nível da ansiedade, o consumo de refrigerantes tem outros impactos no nosso organismo. O aumento de peso, o enfraquecimento dos ossos e dentes, pedras nos rins e o aumento da pressão arterial são algumas das consequências.

Isto acontece porque os refrigerantes, para além de terem muito açúcar e cafeína na sua composição, também são ricos em ácido fosfórico, xarope de milho e potássio. A isto junta-se o facto de serem bebidas com um valor nutricional nulo e que contém elevadas quantidades de sal.

Estes são cinco dos alimentos que aumentam a ansiedade e que deve esforçar-se por evitar caso tenha tendência para se sentir ansioso. Não se esqueça que somos aquilo que comemos, o que significa que as escolhas que fazemos diariamente tem um forte impacto não só no nosso corpo, mas também na nossa mente.

Por isso, faça escolhas saudáveis e dê preferência aos alimentos naturais e relegue os alimentos industrializados para situações pontuais. Para além disso, é importante cuidar da hidratação do seu corpo.

Os especialistas de saúde recomendam a ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia e este é um dos aspetos que deve privilegiar para o correto funcionamento do organismo.

A Água Monchique, uma água alcalina com pH de 9,5, tem uma gama de embalagens completas que se adapta a todos os momentos do seu dia.

Publicado em 03/11/2021