Alimentação Saudável: 9 Erros Alimentares Comuns e Que Devemos Evitar

26 de Fevereiro, 2021

Ter uma alimentação saudável é essencial para o seu bem-estar. Conheça alguns dos erros alimentares comuns que devemos evitar para o correto funcionamento do organismo.

Manter um estilo de vida equilibrado já se tornou num objetivo bastante comum entre a população. A crescente quantidade de informação disponível sobre o assunto alertou-nos para os perigos das escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.

A alimentação é, obviamente, um dos pontos a que se deve dar mais atenção quando se fala de bem-estar. Refeições mais saudáveis e equilibradas são essenciais para o correto funcionamento do organismo.

No entanto, também é habitual cometermos alguns erros que podem ter consequências não só para o nosso corpo, mas também para o nosso psicológico. Hoje reunimos alguns dos erros alimentares mais comuns que tantas vezes cometemos e que devemos aprender a evitar.


9 Erros Alimentares Comuns Que Devemos Evitar



1. Dar preferência a comida rápida

É normal que, algumas vezes, tenha de optar por refeições mais rápidas, principalmente ao almoço dos dias da semana. O problema é que estas refeições são, normalmente, muito pouco saudáveis.

A chamada Fast Food, para além de contribuir para o aumento de peso, pode favorecer o aparecimento de algumas doenças cardiovasculares. Este tipo de comida é, geralmente, rica em hidratos de carbono simples, sal e gordura.

A Fast Food provoca, em primeiro lugar, uma sensação de êxtase no cérebro, devido ao efeito do açúcar. No entanto, não tem a capacidade de saciar de forma duradoura e é bastante comum que, cerca de uma hora depois de comer, volte a ter a sensação de fome.

O ideal é que, quando não tem tempo para preparar a sua marmita, opte por opções mais saudáveis como uma salada ou até mesmo uma sopa.


2. Não tomar o pequeno-almoço

Não tomar o pequeno-almoço é um dos erros alimentares mais frequentes. Contudo, já sabemos que esta é a refeição mais importante do dia e que lhe devemos prestar a devida atenção.

O pequeno-almoço é a primeira refeição que fazemos depois de um longo período de jejum noturno. Durante este tempo, o nosso corpo utilizou as suas reservas energéticas para se regenerar e desempenhar as suas funções básicas.

Ao prolongar este período de jejum, o seu corpo vai continuar a recorrer às reservas energéticas. Isto pode provocar uma maior sensação de sonolência e fadiga e um menor desempenho cognitivo e físico.

Por isso mesmo, é importante que dedique os primeiros momentos da manhã pra tomar um pequeno-almoço saudável e equilibrado. Este deve ser composto pelos vários nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente: hidratos de carbono, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Aproveite para conhecer as nossas sugestões de receitas saudáveis para começar bem o dia.


3. Comer demasiado ao jantar

Muitas vezes durante o dia come pouco e “vinga-se” ao jantar? Se este é o seu caso, saiba que este é um dos erros alimentares comuns que deve evitar.

Uma refeição pesada antes de se deitar é sinónimo de um processo de digestão mais longo e de uma noite mal dormida. Isto porque está a fornecer ao seu organismo mais energia do que a necessária para as funções básicas que acontecem durante o sono.

À hora de jantar, deve sempre optar por refeições mais leves, como uma salada ou uma sopa. Para complementar, escolha uma peça de fruta como sobremesa.


4. Abusar nos doces

Todos nós adoramos doces e não há mal nenhum em cometer um pequeno “pecado” de vez em quando. Contudo, quando isto se torna um hábito, o seu corpo sofre as consequências.

O consumo de açúcar, em especial do açúcar branco, está associado ao aparecimento de patologias como diabetes, obesidade e colesterol elevado. Mas não se fica por aqui! O consumo de doces pode levar ao aparecimento de cáries, ao desenvolvimento de gordura no fígado e diminuição de memória.

Para além disso, os doces com açúcar na sua composição podem causar vício. Isto porque o consumo de açúcar estimula a produção de dopamina, uma hormona responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Quando lhe apetecer comer algo doce, escolha o chocolate negro, com elevado teor de cacau. Este é rico em antioxidantes que favorecem a função cardiovascular e o fluxo sanguíneo. Mas atenção, deve ficar-se apenas por um quadradinho!


5. Tomar demasiado café

O consumo excessivo de café é outro dos erros alimentares comum que deve evitar no seu dia-a-dia. Esta bebida mágica nos mantém acordados também tem os seus malefícios.

Sabemos que o café já se tornou essencial na vida de muitos nós e um forte aliado para nos mantermos ativos durante todo o dia. Contudo, quando tomado em excesso, este pode trazer vários problemas. As dores de estomago, insónias, ansiedade, irritabilidade e nervosismo são alguns deles.

O ideal é que consuma apenas 2 cafés por dia. Caso este número não seja suficiente, opte por outras bebidas com cafeína. O chá verde, por exemplo, é uma opção mais saudável e rica em antioxidantes.


6. Eliminar os hidratos de carbono

Muitas dietas que se afirmam infalíveis apontam para o corte dos hidratos de carbono quando se quer perder peso. Mas isto é errado e pode estar a prejudicar o seu bem-estar.

Os hidratos de carbono são importantes para o correto funcionamento do nosso organismo, uma vez que são responsáveis por fornecer energia ao nosso corpo. Por isso mesmo, não cometa este que é um dos erros alimentares mais comuns.

A nossa sugestão passa pela escolha das opções integrais. Estas são ricas em fibras, vitaminas e fornecem energia de combustão lenta. Outra opção é passar a integrar estes alimentos apenas nas refeições que faz durante o dia, como ao pequeno-almoço e almoço.


7. Consumir água com sabor

Desde o seu aparecimento, as águas com sabor ganharam muitos fãs, principalmente pessoas que não gostam de beber água. No entanto, é preciso que perceba que estas não substituem a água mineral comum.

A maioria das águas aromatizadas que existem no mercado não são constituídas apenas por água e frutas, como muitas vezes nos fazem acreditar. Estas incluem, muitas vezes, ingredientes como açúcar.

Recordamos que, em média, devemos ingerir entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Caso tenha dificuldade em beber a quantidade recomendada, sugerimos que faça a sua própria água aromatizada, com recurso a fruta natural.

Outra forma de garantir o consumo de água na quantidade necessária é definir metas para as diferentes partes do dia. Por exemplo, se consome água numa garrafa de 0,5 litros, defina que, durante a manhã, deve beber uma garrafa completa. O mesmo para o período da tarde e para quando a casa.

E não se esqueça de se manter alcalino ao escolher beber Água Monchique!

Aproveite para conhecer também a dieta alcalina e os seus benefícios para o seu bem-estar.