As melhores praias para visitar este verão

16 de Agosto, 2023

Situado no extremo ocidental da Europa, Portugal é um dos destinos turísticos mais populares do continente - e há muitas razões para isso! Talvez seja pelo charme único das suas famosas cidades, incluindo Lisboa e Porto, os incríveis palácios de Sintra, ou a simples mas deliciosa cozinha portuguesa. O que atrai os visitantes a Portugal é diferente para cada viajante; no entanto, há uma coisa em que todos concordam - a beleza das melhores praias de Portugal!

Com mais de 800 km de costa atlântica, há uma grande variedade de praias em Portugal para todos os tipos de viajantes. Sim, em Portugal há muito por onde escolher. Na costa sul, temos as estâncias balneares e as águas quentes e azuis do Algarve. Perto de Lisboa, há Cascais e Setúbal, enquanto as praias isoladas do norte, perto do Porto, são ideais para quem procura paz e sossego. E, claro, há também alguns destinos de topo para a prática de surf.

Neste artigo, vamos dar uma olhadela a sete das melhores praias de Portugal. Incluímos praias de todo o país, adequadas a todos os viajantes. Por isso, uma coisa é certa: vai encontrar a sua praia portuguesa perfeita ao continuar a ler!

Praia da Comporta, Alentejo

A Comporta é uma vila na costa oeste de Portugal e fica a cerca de uma hora de carro de Lisboa. A área está muito bem preservada, devido a uma reserva natural altamente protegida, tornando esta parte do Alentejo muito bem preservada e intocada. Para além disso, o Alentejo é conhecido pelo seu sossego e pelos seus tesouros escondidos, e as praias desta região são o mesmo. Com uma praia de 20 km de comprimento, tem muita tranquilidade para desfrutar. A Comporta nunca está superlotada, mesmo em julho ou agosto, por isso tem muito espaço para estender a sua toalha de praia.

Azenhas do Mar, Sintra

No passado, existiam na região vários moinhos movidos a água do mar. Esta arquitetura tão presente há décadas atrás está a desaparecer, mas ainda deixa os seus vestígios no nome. O nome da praia das Azenhas do Mar significa "moinho de água".

Este é um local onde coexistem a hospitalidade calorosa de Portugal e o espírito selvagem e rústico do oceano. O encanto da praia está também na sua localização pitoresca, pois está protegida por uma parede rochosa. Situada perto da cidade de Sintra, entre jardins luxuriantes e palácios coloridos que parecem labirintos mágicos. Vista de cima, tem a forma de um castelo mouro, com um parque que abraça a Serra de Sintra.

Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia

Rumamos a norte e encontramos uma muito especial, a Praia de Miramar. A menos de meia hora de comboio do Porto, sentir-se-á muito mais longe da cidade e não há dúvidas de que esta é uma das melhores praias de Portugal. A praia é muitas vezes só para si, mas fica um pouco mais movimentada ao pôr do sol. Mas não é de estranhar, pois as fotografias que se podem tirar da capela isolada são épicas!

Gruta de Benagil, Algarve

O Algarve é uma região portuguesa, multifacetada, viva, que não se cansa de surpreender com as suas paisagens pitorescas, as suas belas praias e os seus tesouros naturais. A gruta de Benagil merece uma menção especial. O rebentar das ondas deixá-lo-á entrar num tesouro totalmente azul. A partir de uma abertura, a luz do sol projeta-se sobre a areia dourada e a água cristalina: no meio, dois majestosos arcos de pedra servem de entrada para a gruta.

Praia da Marinha, Algarve

Em 2007, o Guia Michelin atribuiu a distinção a esta praia de uma das 100 praias mais bonitas do mundo. Quase 10 anos antes, em 1998, já tinha recebido o prémio Praia Dourada do Ministério do Ambiente. Situada no concelho de Lagoa, no Algarve, a praia está rodeada por proeminentes arribas de tons dourados e é banhada por águas azuis tão transparentes que permitem ver o fundo do mar de uma forma perfeita. É, por isso, o local ideal para observar ouriços, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, entre outras inúmeras espécies de fauna e flora marinhas.

Praia da Nazaré, Leiria

A praia da Nazaré é um dos nomes mais falados nos últimos anos, sobretudo pelos amantes do surf. O mar agitado é perigoso para nadar, mas é muito apreciado pelos surfistas que aqui encontram ondas espetaculares. Uma dessas ondas, com 30 m de altura, foi surfada pelo havaiano Garrett McNamara em novembro de 2011 e foi nomeada "Biggest Wave" em 2011.

Praia do Guincho, Cascais

Como já deve ter percebido, Portugal tem alguns destinos de topo para a prática de surf, e um dos melhores é a Praia do Guincho. Localizada a apenas 15 minutos da vila de Cascais, esta praia é conhecida pelas suas ondas monstruosas que são como um parque de diversões para os surfistas profissionais.

Mesmo que não seja surfista, a praia é lindíssima e é um acontecimento ver os surfistas locais a fazerem o seu trabalho. No entanto, pode ficar um pouco frio com os ventos, por isso traga um casaco leve ou um para-vento.



Agora que já sabe os melhores segredos escondidos da costa portuguesa, está na altura de começar a explorar as melhores praias para visitar este verão. Aproveite ao máximo estas relíquias naturais, sem nunca esquecer de se manter hidratado com Água Monchique, principalmente nos dias mais quentes.