Como poupar água? 5 Dicas práticas para usar no seu dia a dia

17 de Março, 2022

A água é um bem essencial à vida de todos os seres vivos e fundamental no equilíbrio e regulação do nosso ecossistema. No entanto, é sempre importante relembrar que este é um recurso finito, pelo que devemos fazer uma utilização responsável e consciente para que o futuro da humanidade não fique comprometido.

Atualmente, Portugal atravessa um período de seca, pelo que, mais do que nunca, é importante e urgente combater o desperdício de água. Para isso, adotar comportamentos responsáveis que permitam diminuir os nossos consumos de água é fundamental.

Todos nós podemos contribuir para uma vida mais saudável, sustentável e que nos permita ter água disponível, no entanto precisamos de agir agora!

Em casa são muitos os hábitos e comportamentos que podemos ter para reduzir o consumo de água. A pensar nisso, selecionamos 5 dicas para aplicar no seu dia a dia que vão ter um impacto positivo no planeta e nas suas contas de água.


1. Feche a torneira sempre que não a está a usar...

Se pensar um pouco, vai aperceber-se que são inúmeras as tarefas que realiza no seu dia-a-dia em que necessita de uma simples torneira. Desde lavar os dentes, até lavar legumes para os cozinhar, ou mesmo regar as plantas, todas estas tarefas requerem a utilização de uma torneira.

Para lavar os dentes:

Sabemos que numa manhã de correria, com os minutos contados para sair de casa e conseguir chegar à escola ou ao trabalho a tempo, a última coisa de que se vai lembrar é de poupar água, contudo é importante que reflita sobre os seus comportamentos e analise os seus hábitos de consumo de água, diariamente, de forma a evitar desperdícios desnecessários.

Quando lavamos os dentes, muitas das vezes por esquecimento, deixamos a torneira aberta durante todo o processo. Aparentemente, pode-lhe parecer um comportamento insignificante e sem grande impacto, quer na conta da água, quer para o meio ambiente, no entanto, adotar o hábito de utilizar um copo de água para bochechar e manter a torneira fechada, sempre que não a está a utilizar, fará com que poupe muito litros de água ao final do mês. E claro, a sua carteira e a natureza agradecem.

Para cozinhar:

Por outro lado, quando estamos na cozinha a preparar as refeições tendemos a sermultitaskers. O cenário é mais ou menos o seguinte: de um lado temos uma panela com massa a cozer, no forno está a carne a assar, tocam-nos à campainha e, isto tudo, ao mesmo tempo que tentamos lavar e cortar uma série de legumes para saltear! É natural que quando esteja a fazer estas tarefas deixe a torneira a correr “para ser mais rápido”. Mas o rápido sai caro, não é verdade?

Para que não perca a água que utiliza na lavagem dos legumes, tape o ralo do lava-loiças e reaproveite-a para regar as plantas, por exemplo.

Para regar:

Quando o assunto é regar o jardim, muito facilmente são gastos litros e litros de água sem nos sequer apercebemos. Se as suas flores e plantas do jardim necessitam de ser regadas, opte antes por o fazer com a ajuda de um regador, ao invés da torneira. Desta forma, irá conseguir regular muito melhor a quantidade de água que está a utilizar. Outra dica é regar durante as horas de menor calor e em que o sol está menos intenso. A água não irá evaporar-se tão rápido e penetra mais profundamente nas raízes e nos solos.


2 - Opte por duches rápidos

Para muitas pessoas o banho é sinónimo de um momento de relaxamento, tranquilidade e introspeção. Automaticamente surge na nossa mente o cenário perfeito: velas aromáticas, uma playlist a tocar as suas músicas favoritas e uma banheira cheia de água quente! Claro que tomar um banho de imersão sabe sempre bem, principalmente depois de um dia cansativo. Ainda assim, este hábito não deve ser a regra, mas sim a exceção. Preferir banhos de imersão pode significar gastar sete vezes mais água do que gastaria num duche.

Para poupar água no banho, opte preferencialmente por duches rápidos e não se esqueça de fechar o chuveiro enquanto se ensaboa. Na prática, mantenha a água a correr apenas durante o tempo necessário para se molhar e retirar o champô e o gel de banho. Desta forma, irá poupar muito no seu gasto de água mensal, já que normalmente os banhos representam uma grande fatia nas despesas com água.


3 - Lave a roupa apenas quando tiver a máquina cheia

Na hora de lavar a roupa, muitas das vezes colocamos a máquina a lavar mesmo quando não temos a carga cheia. Ou porque precisamos mesmo de uma determinada peça de roupa, ou porque temos roupas com nódoas difíceis que precisam de ser lavadas rapidamente.

Qualquer que seja o motivo, e por mais válido que seja, opte por acumular a roupa suja e lave-a toda de uma vez. Garanta que a máquina da roupa apenas é ligada quando a carga está realmente completa.

Para além disso, evite usar programas que incluam pré-lavagem, já que estes necessitam de uma quantidade de água extra. Em vez disso, dê preferência aos programas ecológicos que lhe permitem obter igualmente bons resultados na lavagem das suas peças de roupa, ao mesmo tempo que economiza água.


4 - Use o autoclismo de uma forma mais responsável

Consegue fazer uma estimativa de quantas vezes, por dia, usa o autoclismo?

Pois, é natural que nunca tenha refletido sobre o assunto, já que carregar no botão da descarga é um movimento automático e que se faz quase sem pensar. Como consequência, muitas das vezes, as descargas que fazemos são desnecessárias e podiam ser evitadas.

O primeiro passo para contrariar esta tendência é evitar deitar resíduos na sanita que podem ser perfeitamente colocados no lixo comum ou na reciclagem, evitando desta forma a descarga

Outra boa forma de reduzir a água que gasta em cada descarga passa por usar um sistema de dupla descarga. Tipicamente estes sistemas são compostos por dois botões diferentes que permitem fazer uma descarga mais longa e outra mais curta. Desta forma, poderá adequar a quantidade de água que necessita a cada situação.

Por último, mas não menos pertinente, caso tenho um autoclismo convencional e não tenha um sistema de descarga dupla, pode sempre colocar uma garrafa cheia de água dentro do autoclismo. Ao aplicar esta dica poderá gastar, em média, apenas 1,5 litros de água em cada descarga, ao invés de 8,5 litros!


5 - Lave o carro sem utilizar mangueira

Lavar o carro... Aquela tarefa pela qual nutrimos um sentimento de aborrecimento, mas que é necessária! Por ser precisamente algo que consideramos chato de fazer, tendemos a simplificá-la, através, por exemplo, do uso da mangueira. No entanto, lavar o carro desta forma pode significar que numa lavagem de apenas 10 minutos gaste até 200 litros de água.

Contudo, é possível reduzir drasticamente este número se optar por utilizar um balde e uma esponja. O carro ficará tão bem lavado, ou ainda melhor do que com mangueira e, desta forma, vai conseguir gerir muito melhor a água que despende na lavagem do seu carro.

Se preferir, pode sempre recorrer a uma lavagem automática, mas procure locais que tenham lavagens de carro ecológicas com sistemas de reutilização de água que conseguem gastar muito menos litros de água por lavagem.

Publicado em 17/03/2022