Como Retomar a Rotina de Treino no Novo Ano

24 de Janeiro, 2022

2021 chegou e é a oportunidade perfeita para investir no seu bem-estar e começar ou recomeçar a treinar. Descubra como retomar a rotina de treino neste novo ano!

“Ano Novo, Vida Nova”! A chegada de um novo ano é normalmente acompanhada por uma lista de resoluções. Adotar um estilo de vida mais saudável e começar a praticar exercício físico de forma regular fazem, habitualmente, parte dessa lista.

Depois de uma quadra que envolve muita comida e alguns excessos, é natural que sinta necessidade de ter uma alimentação mais equilibrada e combater o sedentarismo. No entanto, nem sempre é fácil começar – ou recomeçar – os treinos e a dieta depois de vários dias de descanso – e muitas guloseimas!

Não se deixe cair na tentação de dietas malucas e também não fique à espera de milagres. É hora de voltar ou começar a treinar e conseguir alcançar os seus objetivos para este novo ano.

Hoje partilhamos consigo algumas dicas de como retomar a rotina de treino, sem se deixar levar por exageros e, acima de tudo, sem se sentir desmotivado!


Como Retomar a Rotina de Treinos



1. Estabeleça os seus objetivos – e seja realista

O primeiro passo para retomar a rotina de treinos neste novo ano deve passar por definir os seus objetivos. Seja realista e não espere resultados imediatos ou inalcançáveis!

Se já não pratica exercício há algum tempo ou se está agora a começar, é importante que comece devagar. Assim, o seu corpo começa a habituar-se gradualmente. O ideal é que não comece logo com um treino intenso de uma hora, mas sim treinos regulares de baixa intensidade, com uma duração mais curta.


2. Defina um horário de treino

Ter um horário de treino definido é um dos pontos fulcrais para retomar a rotina de treinos depois de um período de pausa. Utilize uma agenda ou até mesmo o calendário do telemóvel para definir os dias e horas em que vai treinar.

Ao tratar os seus treinos como se fossem um compromisso, é menos provável que acabe por cair na tentação de não cumprir.

Se sabe que vai ter um dia de trabalho cansativo, opte por fazer um treino mais curto, logo de manhã. Desta forma, não vai chegar ao final do dia exausto e sem vontade – e energia – para treinar.

Por último, deixe o saco de deporto preparado e à porta de casa na noite anterior. Esta dica evita possíveis esquecimentos e funciona como um lembrete para os seus treinos.


3. Foque-se na sensação depois do treino

Começar a ganhar o gosto de ter uma rotina de treino não é fácil. Muitas vezes focamo-nos mais no esforço que é necessário fazer do que na sensação que temos depois de praticar exercício.

Mesmo com músculos doridos e sensação de cansaço, é provável que termine os seus treinos com uma sensação de orgulho e superação. Estes sentimentos resultam da libertação de endorfinas que acontece durante a prática de exercício físico – e pode ser viciante!

Por isso, sempre que pensar em faltar ou adiar um treino, lembre-se desta sensação e não deixe que a preguiça vença!


4. Experimente diferentes modalidades

Treinar não tem de ser aborrecido e sempre igual. Agora que está a retomar a rotina de treino aproveite para experimentar diferentes modalidades e exercícios!

Fazer treinos diferentes e diferentes formas de exercício é uma ótima forma de se manter motivado. Para além disso, assim também consegue descobrir quais são as modalidades que lhe dão mais gosto e prazer.

Se frequenta um ginásio, aposte por fazer as diferentes aulas disponíveis. Caso treine sozinho, experimente variar nos exercícios e criar diferentes planos de treino.


5. Procure ajuda profissional

Esta dica aplica-se principalmente a quem está a começar a treinar. Uma vez que não tem prática, é muito provável que faça alguns dos exercícios de forma errada. Isto pode levar a lesões desnecessárias.

Por isso mesmo, procure a ajuda de um profissional de exercício físico, principalmente nesta fase inicial. Um personal trainer irá ajudá-lo a iniciar este percurso, definir objetivos, mantê-lo motivado e a garantir que faz todos os exercícios corretamente.


6. Não se esqueça de alongar

Os alongamentos no final da prática de exercício são uma parte fundamental da rotina de treino. Por isso, não se esqueça de os incluir na sua agenda!

Para restabelecer a energia e recuperar do esforço, o nosso corpo necessita de tempo e alguns cuidados. Os alongamentos, não só no final do treino, mas também nos dias de pausa, são a melhor forma de garantir esta recuperação.


7. Acompanhe o seu progresso

Se definir as suas metas é importante, acompanhar o progresso ao longo do tempo também. Esta é a melhor forma de se manter motivado para continuar a sua rotina de treino!

Lembre-se que os resultados não são imediatos e que vai começar a notar diferenças progressivamente. Para além disso, é essencial que tenha em mente que está a treinar não só pelos resultados físicos, mas também para melhorar o seu bem-estar!

Além da prática de exercício físico regular, uma alimentação saudável também é fundamental para que consiga recuperar a forma depois da quadra festiva. Se não tem muito tempo para se dedicar à cozinha, nós temos 7 receitas saudáveis para almoços e jantares rápidos para partilhar consigo.

Para além disso, não se esqueça que manter-se hidratado é essencial para garantir o correto funcionamento do seu organismo e recuperar do esforço físico. Quer seja em casa, no ginásio ou nos seus treinos ao ar livre, a Água Monchique tem opções para todos os gostos e para todos os momentos do seu dia!

Publicado em 24/01/2022