6 Formas de Reforçar o Sistema Imunitário Sem Sair de Casa

7 de Outubro, 2021 6 Formas de Reforçar o Sistema Imunitário Sem Sair de Casa

Hoje, mais do que nunca, torna-se necessário reforçar o sistema imunitário como forma de combater possíveis doenças e infeções. Descubra como pode fazer isto no seu dia a dia através de hábitos muito simples.

O surto de COVID-19 a nível mundial veio relembrar a importância de reforçar o sistema imunitário. Este funciona como agente protetor contra possíveis agentes agressores do nosso organismo.

O nosso sistema imunitário é composto por rede de células, órgãos e tecidos complexa. Estes trabalham em conjunto para proteger o corpo de possíveis infeções.

Contudo, o nosso estilo de vida atual, nomeadamente o stress a que estamos expostos diariamente, tem um forte impacto na nossa resposta imunitária.

Descubra como pode reforçar o sistema imunitário sem sair de casa com hábitos muito simples.

6 Formas de Reforçar o Sistema Imunitário

1. Ter uma rotina de sono regular.

Dormir é essencial para garantir que o organismo recupera do dia que passou. Por isso mesmo, se quer reforçar o sistema imunitário, garanta que dorme entre sete a oito horas por noite. Tão ou mais importante do que a quantidade de horas que dorme, é a qualidade do sono. À noite e antes de dormir, faça por evitar ecrãs, atividades físicas e comer em excesso. Lembre-se que um sistema imunitário afetado pela privação de sono não consegue funcionar em pleno.

2. Reforce a vitamina D no seu organismo.

Reforce a vitamina D no seu organismo.

A vitamina D é uma das mais importantes quando se fala de reforçar o sistema imunitário. Isto porque o nosso organismo precisa desta vitamina para produzir proteínas antimicrobianas, as principais responsáveis por matar vírus e bactérias. Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como peixes gordos, como é o caso do salmão ou do atum em lata. No entanto, o ideal é sempre dar preferência à maior fonte de vitamina D que temos disponível: o Sol. Todos os dias, tire entre 15 a 20 minutos para se expor diretamente ao Sol, de preferência no período até às 10h da manhã ou depois das 16h.

3. Tente ao máximo reduzir o stress e ansiedade.

Como referimos acima, o stress é um dos grandes impedimentos a que tenha um sistema imunitário forte. Esta explicação surge no artigo Can I Boost my Imune System? Este artigo utiliza como base um estudo feito pela Carnegie Mellon University que demonstrou que as pessoas com menor nível de stress no seu dia a dia conseguem recuperar mais rapidamente e manifestar menos sintomas de gripe. Concluindo, o nosso corpo consegue combater melhor as doenças e vírus quando não estamos expostos a situações de tensão e ansiedade.

5. Faça uma alimentação equilibrada e exercite o seu corpo.

alimentação

Manter uma alimentação equilibrada é uma das formas de conseguir reforçar o seu sistema imunitário. É importante dar prioridade aos alimentos da época e esforçar-se por incluir frutas, verduras e legumes em todas as refeições. A recomendação e que consuma três a cinco porções destes alimentos ao longo do dia. Para além disso, evite ao máximo a junk e fast food. Este tipo de comidas contém substâncias que facilitam a inflamação do organismo. E aliado a uma alimentação saudável não pode ficar de fora o exercício físico. Manter-se ativo é essencial para reforçar o seu sistema imunitário. Mesmo em casa, existem vários exercícios que pode fazer utilizando apenas o seu próprio corpo.

5. Evite o consumo excessivo de álcool.

Existem vários estudos que relacionam o consumo excessivo de álcool à debilidade do sistema imunitário. Foi comprovado que as pessoas que consomem álcool em excesso e que sofrem de doenças respiratórias demoram mais tempo a recuperar das mesmas. O álcool em forma de bebida é responsável pela alteração do número de micróbios do microbioma do estômago, um conjunto de microrganismos que afetam o sistema imunitário. O consumo excessivo destas bebidas pode danificar os pulmões e prejudicar a funcionamento das mucosas, essenciais para ajudar o corpo a combater infeções.

6. Mantenha-se hidratado.

70% do nosso corpo é composto por água. Por isso mesmo, se quer manter o seu sistema imunitário a funcionar em plenitude, este é um dos pontos que não pode mesmo ignorar. Apesar do aconselhado ser ingerir 1,5 a 2 litros de água por dia, este valor pode variar de pessoa para pessoa, consoante as necessidades de cada organismo. Independentemente disso, esforce-se por beber água ao longo do dia e, caso isso seja uma dificuldade para si, pode sempre instalar uma das várias apps gratuitas que existem.


Durante este período em que está em casa e pode dedicar-se mais a si mesmo e ao seu bem-estar, descubra também os cinco hábitos para uma vida mais saudável.