Estar com Bem-Estar: 4 Atividades que Ajudam a Diminuir a Ansiedade

20 de Outubro, 2021

Está na hora de trabalhar no seu bem-estar e na sua mente. Descubra as 4 atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade e a reduzir o stress.

Ao longo dos últimos anos, a saúde mental deixou de ser um tema tabu e passou a assumir uma enorme importância na sociedade. A verdade é que é essencial que a nossa mente e corpo estejam em plena sintonia para conseguirmos alcançar o bem-estar.

Hoje em dia, com o ritmo de vida cada vez mais acelerado, sentimentos como a ansiedade e o stress passaram a fazer parte do nosso quotidiano. O grande problema é que estes são, muitas vezes, ignorados, diminuindo o impacto que conseguem ter na nossa vida e saúde.

Em primeiro lugar é preciso perceber que a ansiedade é uma reação natural do nosso corpo e que, em pequenas doses, pode ser vantajosa. Este sentimento ajuda-nos a preparar-nos psicologicamente para as diferentes possibilidades de desafios e obstáculos que podemos encontrar em eventos futuros.

O problema aparece quando a ansiedade e o stress começam a ser uma constante e a tomar conta da nossa vida. Quando isto acontece, existem consequências tanto para a nossa saúde mental como física.

Existem alguns sintomas aos quais deve estar atento, por exemplo:

  • Faltas de ar e/ou respiração ofegante

  • Palpitações aceleradas

  • Dores no peito

  • Tensão muscular

  • Tonturas e/ou sensação de desmaio

  • Enjoo e vómitos

  • Enxaquecas

  • Insónias

  • Irritabilidade

  • Dificuldade de concentração

  • Sentimento de medo constante

Se tem tendência a sentir-se ansioso, mesmo que não seja de forma tão acentuada ao ponto de sentir os sintomas acima descritos, é importante começar a encontrar formas de combater este sentimento. Para o ajudar, reunimos 4 atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade e o stress e a aumentar o seu bem-estar.


4 Atividades Físicas que Ajudam a Diminuir a Ansiedade



1. Yoga

Mais do que uma atividade física, o yoga é um momento em que nos dedicamos a nós próprios. Este conjunto de exercícios tem como objetivo trabalhar o corpo e a mente como um só.

Para além de ajudar a diminuir o stress e a ansiedade, o yoga promove a resistência e fortalecimento dos músculos, alivia as dores musculares e ajuda a melhorar a postura. A melhoria da qualidade do sono e o maior controlo da pressão arterial e batimentos cardíacos são outras vantagens a considerar.


2. Meditação

A meditação, embora não seja propriamente uma prática desportiva, é um treino mental que tem inúmeras vantagens a nível físico e mental. Por isso, esta é uma das atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade que deve considerar.

A meditação é um exercício de paciência e estabilidade, perfeito para ajudar a gerir as emoções e alcançar a paz interior. Entre os principais benefícios da meditação contam-se, por exemplo, a diminuição do stress e controlo da ansiedade, o aumento da concentração, o combate às insónias e o aumento do bem-estar e felicidade.

Para além das vantagens ao nível da mente, este tipo de exercício também tem benefícios para a sua saúde física. A diminuição da pressão arterial e a redução de dores de costas e de cabeça são algumas delas.


3. Pilates

À primeira vista, o Pilates pode parecer uma atividade simples e com baixo nível de exigência. Contudo, a sua prática exige concentração, equilíbrio e uma boa dose de flexibilidade. É esta combinação que o tornam numa das atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade e a trabalhar no nosso bem-estar físico e mental.

O Pilates é um conjunto de exercícios que tem como principal foco o core, uma vez que são estes músculos que sustentam a coluna, os órgãos internos e que são responsáveis pela postura. Entre os diversos benefícios estão, por exemplo, o aumento da densidade óssea, a melhoria da flexibilidade e postura, o alívio das dores musculares e a redução do stress.


4. Body Balance

O body balance é uma das atividades físicas que ajudam a diminuir a ansiedade. Esta mistura e combinação de princípios do Yoga, Pilates e Tai Chi é, tal como o nome indica, uma excelente opção para equilibrar o corpo e a mente.

Durante estas aulas, aprendemos a sincronizar a nossa respiração com movimentos suaves, estimulando o nosso corpo para ter uma boa postura e acalmar a mente. Este é a escolha ideal para quem precisa de relaxar, descomprimir depois de um dia stressante e voltar a sentir o controlo do seu próprio corpo.

Para além de revitalizar e tonificar o corpo, o Body Balance ajuda a melhorar a flexibilidade e mobilidade articular, a função cardiorrespiratória, a coordenação, equilíbrio e agilidade. O controlo respiratório necessário também é um fator importante que permite uma elevação do nível de concentração.

Apesar de estas atividades físicas serem uma ótima ajuda para a diminuição da ansiedade, é importante perceber quando se trata de um caso mais grave. Se este sentimento faz parte do seu quotidiano e começa a limitar a sua resposta às situações normais do dia-a-dia, procure ajuda profissional.

Para lidar com a ansiedade é essencial compreender as suas causas e aquilo que está a motivar este transtorno. Um psicólogo ou outro profissional da saúde mental pode ajudá-lo a chegar ao fundo da questão e perceber qual a melhor forma de lidar e / ou resolver este problema.

Publicado em 20/10/2021