Férias em Portugal: 5 Segredos a Descobrir no Algarve

24 de Julho, 2020

Destino de Verão de excelência, o Algarve tem muito mais para oferecer do que praias paradisíacas. Aproveite as suas férias em Portugal para descobrir os tesouros desta região.

Este ano trouxe-nos novos desafios, mas também novas oportunidades. A recomendação é fazer férias em Portugal, o que nos permite conhecer melhor o que o nosso país tem para oferecer.

De Norte a Sul, existem muitos locais para descobrir e que lhe podem proporcionar umas férias diferentes, quer seja em família, com amigos ou mesmo sozinho.

A região Sul de Portugal, principalmente o Algarve, é o destino de férias de excelência para muitos portugueses. No entanto, existe muito mais para além das praias paradisíacas – e muitas vezes repletas de turistas. A região algarvia tem também uma enorme riqueza cultural e natural.

Parta connosco em viagem até aos 5 segredos que pode visitar no Algarve durante as suas férias em Portugal.

5 Segredos do Algarve para descobrir nas suas férias em Portugal


1. Serra de Monchique

A Serra de Monchique é um verdadeiro tesouro por descobrir para muitos portugueses. Localizada no interior da região algarvia, esta é considerada o “Jardim do Algarve” e é um dos locais que pode visitar durante as suas férias em Portugal.

Monchique é um refúgio de ar puro, longe de multidões, perfeito para descansar, passear e aproveitar para estar em contacto com a natureza.

Para além da vila, com o seu ar tipicamente algarvio, a própria serra é um local que não deve deixar de conhecer. O ponto mais alto – Fóia - permite desfrutar de incríveis paisagens, com vista para toda a região.

Existem vários percursos pedestres que pode escolher para explorar a Serra de Monchique, com durações e níveis de dificuldades para todos os gostos. Pode conhecer as diversas opções no website da Câmara Municipal de Monchique

Durante a sua visita, não pode também deixar de conhecer as Caldas de Monchique e as suas termas. Situadas no coração da serra e rodeadas de um ambiente onde a natureza predomina, este é o local perfeito para desfrutar de momentos de verdadeiro prazer e relaxamento.

Tire alguns dias ficar hospedado nas Caldas de Monchique e conheça este “outro” Algarve, que se destaca pelo ambiente de pleno sossego. Aproveite também para relaxar e cuidar do seu bem-estar na piscina e spa termais.

Os benefícios das águas termais da Serra de Monchique são reconhecidos desde o tempo da ocupação romana. Estes chamavam-lhes “águas sagradas” e utilizam estas águas para curar o cansaço do corpo e da mente.

Recomendamos ainda para almoçar ou jantar com uma vista incrível para toda a Serra com o mar ao longe o Restaurante “Luar da Fóia” onde poderá provar as melhores iguarias serranas com a qualidade Monchique.

Onde ficar:

Villa Termal de Monchique

Onde comer:

Luar da Fóia

A Charrete

Tasca do Petrol

Restaurante 1692

Crédito Imagem: Visão

2. Serra do Caldeirão

Entre o litoral algarvio e o interior alentejano, situa-se a serra do Caldeirão. Este é um dos lugares onde pode apreciar um Algarve mais genuíno, afastado dos locais mais turísticos.

Apesar de não ter uma grande altitude, com o seu ponto mais alto a alcançar apenas 598 metros, esta é uma serra bastante peculiar. Os seus cumes arredondas e relevo bastante acidentado tornam a Serra do Caldeirão numa vista encantadora.

Os montes pitorescos são o local perfeito para desfrutar de um bonito passeio em contacto com a natureza. A paisagem oferece aos visitantes a descoberta de velhos poços, ribeiras e fontes.

Para conseguir tirar o máximo partido deste local, aproveite para fazer as caminhadas com um guia especializado. Com um percurso com cerca de 20 km e 5 a 6 horas de duração, esta é a melhor forma de conhecer todos os tesouros da região.

A Serra do Caldeirão é ideal para aproveitar o contacto com a natureza durante as suas férias em Portugal.

Crédito Imagem: Flickr

3. Vila de Aljezur

Outro local do Algarve que não pode deixar de conhecer durante as suas férias em Portugal é Aljezur.

Localizada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, um dos maiores parques naturais nacionais, esta pequena povoação conquista pela paisagem circundante.

As ruas estreitas e pitorescas da vila escondem pequenos museus, onde pode aprender mais sobre a história da região. A forte influência árabe continua bem presente na atualidade.

Crédito Imagem: Vortex Mag

4. Aldeia de Estói

Entre São Brás de Alportel e Faro, quase passa despercebida a pequena aldeia de Estói. No entanto, apesar de desconhecida para muitos, esta foi uma das pré-finalistas para as 7 Maravilhas de Portugal, na categoria Aldeias-Monumento, em 2017.

Este é o local perfeito para quem não procura praia, mas sim uma enorme riqueza arquitetónica e incontornável património. As ruas estreitas e sinuosas, com casas tipicamente algarvias, tornam esta aldeia num lugar muito bonito.

O destaque vai para o Palácio de Estói, com um estilo “rococó” e de paredes em tons de rosa. Os bonitos jardins que o rodeiam são ideias para passear e relaxar.

Para terminar, não deixe de visitar as Ruínas Romanas de Milreu. Esta região foi outrora um complexo edificada do século III e é uma excelente viagem no tempo até aos dias da ocupação romana da região.

Crédito Imagem: TripAdvisor

5. Alte

Durante as suas férias em Portugal, não pode deixar de conhecer uma das aldeias mais típicas do país. Alte situa-se no sopé da Serra do Caldeirão e é uma povoação tipicamente algarvia.

Para além do seu centro histórico bem conservado, Alte tem muito para descobrir. A cascata Queda do Vigário é um dos tesouros escondidos da região. Com 24 metros de altura, a cascata termina numa bonita lagoa de águas límpidas. Aqui pode aproveitar para fazer um pic nic e ter uma tarde de mergulhos em família ou com amigos.

Para conhecer este local, pode aproveitar também para fazer o trilho de Alte, um percurso entre as Fontes e a Queda do Vigário, que passa pelo interior da aldeia.

Crédito Imagem: A próxima viagem

Estes são apenas cinco dos tesouros mais desconhecidos pelos turistas na região algarvia. Aproveite as suas férias em Portugal para incentivar o turismo e comércio nacional e descobrir o melhor que o nosso país tem para oferecer e que, muitas vezes, passa despercebido.